
Judge the following items according to the text above.
The article “English rules”, mentioned in the text, states that the global spread of the English language has come to a halt.

Based on the comic strip above, judge the following items.
The man reckons wearing smart clothes will make a good impression on his audience.

Based on the comic strip above, judge the following items.
Although the word “suit” is used as a noun in the first box, it can also be used as a verb, as in the sentence this color doesn’t suit you.
According to the first lines about JK Rowling, she has no brothers but she has two sisters.
The excerpt ‘the most disadvantaged pupils are most likely to have been negatively affected by the impact of Covid-19’ (third paragraph) would be correctly rewritten in indirect speech as: Dr Ian Collen said that the most disadvantaged pupils were most likely to had been negatively affected by the impact of Covid-19.

Tendo como referência o assunto do texto precedente e o que orienta o Currículo de Pernambuco em relação aos processos avaliativos em língua inglesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.
Antecipar a imersão educacional em língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental não é garantia de sucesso quanto aos resultados de aprendizagem esperados nesse componente curricular.
Com relação às competências e habilidades apresentadas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular língua inglesa e para a área de linguagens e suas tecnologias, julgue o item que se segue.
A língua inglesa, por seu caráter global, é ferramenta importante para a compreensão das novas tecnologias, assim convém que essa relação seja explorada na área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

Acerca de aspectos linguísticos do texto 10A1-I, julgue o item que se segue.
Dadas as possibilidades de interpretação e de regência do verbo “pensar” (segundo período do segundo parágrafo), a coerência e a correção gramatical do texto seriam mantidas caso se retirasse a preposição em da contração “nas”, deixando-se, portanto, só o artigo definido feminino plural nesse caso.

Acerca de aspectos linguísticos do texto 10A1-I, julgue o item que se segue.
Os vocábulos “onde” (primeiro período do quinto parágrafo) e “que”, no segmento “em que” (sexto parágrafo), estão empregados como pronomes relativos e, como “onde” e “em que” apresentam sentido semelhante, estes são intercambiáveis no texto, sem prejuízo da correção gramatical.

Em relação à pontuação empregada no texto 10A1-I, julgue o item a seguir.
No segundo período do segundo parágrafo, o emprego de vírgula logo após o vocábulo “mas” manteria a correção gramatical do texto, visto que a função desse conector, no período em questão, é meramente enfática, ou seja, ele apenas realça o que se afirma a seguir, sem exprimir sentido adversativo.

No que se refere à concordância e à morfossintaxe de períodos simples e compostos no texto 10A1-I, julgue o item subsequente.
O primeiro período do quarto parágrafo é formado por uma oração sem sujeito, cujo verbo é transitivo direto. Caso se substituísse a forma verbal “havia” por existiam, a correção gramatical seria mantida e, nesse caso, a oração passaria a ser constituída por verbo intransitivo seguido do sujeito da oração.

Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Em alguns trechos do texto, o autor utiliza a linguagem informal como estratégia de aproximação do leitor.

Em relação ao texto precedente, julgue os itens subsequentes.
O poema é composto de 14 versos decassílabos regulares, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.

Julgue o item subsequente, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto precedente.
Há, na afirmação “AO CONTRÁRIO DA BEBIDA, A VIDA NÃO PERMITE PEDIR MAIS UMA.”, um jogo de palavras expresso em sentido figurado para chamar a atenção do receptor da mensagem que se pretende veicular.

A respeito do texto precedente, julgue o item que se segue
O locutor utiliza a linguagem informal para tratar do assunto a que se refere no texto, de forma subjetiva, devido à característica do gênero textual escolhido.