Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8287 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A tabela a seguir trata das gerações de avaliação da educação
básica no Brasil e suas tipologias.

Observe a tabela e responda corretamente sobre a avaliação
de larga escala no Brasil (Bonamino e Sousa, 2012).

“Mais uma vez, ao longo dos anos, me ponho em frente
de páginas em branco para escrever sobre o processo de
alfabetização de adultos. Parece-me interessante salientar
que o fato de haver tratado várias vezes este assunto
não mata em mim nem sequer diminui um certo estado
de espírito, típico de quem discute pela primeira vez um
tema. É que para mim, não há assuntos encerrados. É
por isso que penso e re-penso o processo de alfabetização
como quem está sempre diante de uma novidade,
mesmo que, nem toda vez tenha novidades sobre que falar.
Mas, ao pensar e ao re-pensar a alfabetização, penso
ou re-penso a prática em que me envolvo. Não penso ou
re-penso o puro conceito, desligado do concreto, para,
em seguida, descrevê-lo” (Freire, 1991). Considerando a
obra A Importância do Ato de Ler, de Paulo Freire (1991),
sobre o processo de alfabetização, é correto afirmar que

Anna Rosa F. Santiago (In: Veiga, 2010) defende que se
pretendemos inscrever a escola na ordem das mudanças
institucionais exigidas pelo atual momento histórico é
preciso que o projeto político-pedagógico (PPP) assumido
pela comunidade escolar esteja estruturado em dois
eixos básicos reciprocamente determinantes

Na acepção de Morin (2007), preparar-se para nosso mundo
incerto é esforçar-se para pensar bem, é exercitar um
pensamento aplicado constantemente na luta contra falsear
e mentir para si mesmo, o que nos leva, uma vez mais,
ao problema da “cabeça bem-feita”. Do ponto de vista da
formação do professor, é fundamental superar a fragmentação
do conhecimento, considerando diversos aspectos
da condição humana. Segundo o autor, a condição humana
está marcada por duas grandes incertezas:

A meta 9 do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei Federal no 13.005/2014) consiste em elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional. Para tanto, de acordo com a meta 9 do PNE, uma das estratégias é

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História
e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se
de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento,
execução e avaliação da Educação, e têm por
meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes
no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do
Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo
à construção de nação democrática (Resolução CNE/CP
no 01/2004, artigo 2o). Para corroborar com o combate às
práticas e discursos discriminatórios, o artigo 6o § Único
da Resolução define que os casos que caracterizem racismo
serão tratados como

Uma mãe pode se mostrar indisponível para amamentar
o seu bebê de três meses de idade simplesmente porque
está muito ocupada com os cuidados dedicados ao
seu filho mais velho e, mesmo assim, pode ser vivenciada
pelo seu bebê como uma figura hostil, rejeitadora e
indiferente.
Segundo a perspectiva da teoria das relações
objetais, essa vivência é possível porque

Um psicólogo que atua na área da saúde está realizando
um grupo operativo com o propósito de promover a qualidade
de vida de pacientes com doenças degenerativas.
A principal atividade do coordenador do grupo, nesse
caso, é a de

Um psiquiatra encaminhou um de seus pacientes adultos, diagnosticado com um transtorno mental grave e possível quadro de delírio, para a realização de uma avaliação psicológica. Nesse caso, o psicólogo a quem a solicitação foi feita deve, inicialmente,

No contexto atual, o termo gênero é usado em contraste com os termos sexo e diferença sexual com o objetivo de criar um espaço no qual as diferenças de comportamento entre homens e mulheres, mediadas socialmente, possam ser

No que diz respeito à inserção da Psicologia no contexto
hospitalar, sua atuação

atenção oferecida aos portadores de transtorno mental nos Centros de Convivência favorece a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282