Pelo entendimento original da Constituição, o foro privilegiado garantido a autoridades como parlamentares fazia com que eles fossem processados por infrações penais comuns no Supremo. No caso de deputados federais e senadores, o Supremo Tribunal Federal (STF) restringiu o entendimento para os crimes cometidos no exercício do mandato e em função do cargo.
(https://veja.abril.com.br. 10.05.2018. Adaptado)
A notícia é relativa à votação realizada pelo STF, cujo resultado, aprovado por nove votos a um, aponta que o foro privilegiado
Leia o texto, para responder à questão.
Esses retratos, junto com muitos outros, formam uma galeria que o país não gosta de ver. São vários Antônios, vários Franciscos, vários Josés que dão carne e osso a um grande drama brasileiro: o trabalho em condições análogas às de escravidão. Sim, todas essas pessoas foram escravizadas – em pleno século XXI.
Enredadas em dívidas impagáveis, manipuladas pelos patrões e submetidas a situações deploráveis no trabalho, elas chegaram a beber a mesma água que os porcos, e algumas sofreram a humilhação máxima de ser espancadas, para não falar de constantes ameaças de morte.
Quando os livros escolares informam que a escravidão foi abolida no Brasil em 13 de maio de 1888, há exatos 130 anos, fica faltando dizer que se encerrou a escravidão negra – e que, ainda hoje, a escravidão persiste, só que agora é multiétnica.
Estima-se que atualmente 160000 brasileiros trabalhem e vivam no país em condições semelhantes às de escravidão – ou seja, estão submetidos a trabalho forçado, servidão por meio de dívidas, jornadas exaustivas e circunstâncias degradantes (em relação a moradia e alimentação, por exemplo). Comparada aos milhões de africanos trazidos para o país para trabalhar como escravos, a cifra atual poderia indicar alguma melhora, mas abrigar 160000 pessoas escravizadas é um escândalo humano de proporções épicas. Em 1995, o governo federal reconheceu oficialmente a continuidade daquele crime inclassificável – e criou uma comissão destinada a fiscalizar o trabalho escravo. O pior é que, em vez de melhorar, a situação está ficando mais grave.
(Jennifer Ann Thomas, Veja, 09 de maio de 2018. Adaptado)
A afirmação de que, atualmente, a escravidão é multiétnica equivale a dizer que ela
Leia o texto, para responder à questão.
É correto afirmar que o texto trata de um episódio histórico
Leia o texto, para responder à questão.
A alternativa que reescreve o trecho “O juiz então ordenou que ele fosse fuzilado.”, de acordo com a norma- -padrão de emprego e colocação de pronome, é:
Leia o texto, para responder à questão.
Assinale a alternativa que expressa com regência correta, nos colchetes, ideia em oposição à do texto original.
Leia o texto, para responder à questão.
Na pronúncia, as palavras “mau” e “porque”, destacadas nos dois últimos parágrafos do texto, muitas vezes não se distinguem de “mal” e “por que”, o que acaba por refletir-se em emprego inadequado delas, na escrita. Assinale a alternativa em que essas palavras estão corretamente empregadas no contexto.
O servidor público que exige para outrem, indiretamente, fora da função, mas em razão dela, vantagem indevida
Leia o texto para responder à questão.
Segundo Chamath Palihapitiya, a interação característica das redes sociais
Leia o texto para responder à questão.
Lizbeth M. Kim usa a mensagem de Palihapitiya a fim de reforçar o alerta para a relação entre o uso prolongado das redes sociais e a depressão, uma informação que geralmente ignoramos por escolha, ou seja, uma informação que
Leia o texto para responder à questão.
Considere a forma verbal destacada no trecho:
Dentro de muito pouco tempo, vai acontecer o seguinte: a China vai tornar o resto do mundo supérfluo. Não vai ser preciso existir mais ninguém, de tanto que vai existir a China.
O autor emprega a forma verbal em destaque para
Em um escritório, foram organizados 200 processos, e constatou-se que 8% deles já estavam concluídos. Dos demais processos, 25% estavam parados, pois faltavam alguns documentos, e os processos restantes estavam em andamento. Em relação ao número total de processos que foram organizados, os que estavam em andamento representavam
Uma impressora gasta exatamente 7 minutos para imprimir 3 documentos A, B e C. A tabela mostra o tempo gasto na impressão dos documentos A e B.
O tempo gasto na impressão do documento C foi
A figura a seguir mostra as dimensões, em centímetros, de um prisma reto de base retangular.
Sabendo que o volume desse prisma é 240 cm3, então o maior lado da base, indicado na figura por 3x, mede
Na reunião do G-20, em julho de 2017, a chanceler alemã disse que o documento final da reunião deixa absolutamente claro que os 19 líderes mundiais reunidos em Hamburgo não compartilham da posição do presidente do país que saiu do Acordo de Paris, que luta contra o aquecimento global. A decisão foi classificada como “lamentável".
(O Globo, 09.07.2017. goo.gl/z5KQjt. Adaptado)
Saiu do Acordo climático o presidente
Leia a notícia de 26 de novembro.
Uma das maiores empresas ferroviárias do mundo estuda liderar um consórcio para construir a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e integrá-la ao porto de Ilhéus (BA). Hoje, a ferrovia tem um pequeno trecho em operação.
A intenção é clara: escoar soja (segundo principal produto que este país compra do Brasil, atrás do minério de ferro) do Centro-Oeste até o porto baiano.
(Folha de S.Paulo, 26.11.2017. goo.gl/9W9CLa. Adaptado)
O país interessado na construção da ferrovia é