Com base no texto 1, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O evangelista José Saramago é autor de “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, que compõe o conjunto dos 27 livros do Novo Testamento. ( ) A locução ‘já que’ (linha 2) pode ser substituída por ‘uma vez que’ mantendo a mesma relação de sentido. ( ) O termo ‘Criador’ (linhas 34, 36 e 44) possui o mesmo referente nas três ocorrências. ( ) A tipologia textual predominante é a argumentativa. ( ) Trata-se de um texto da esfera jornalística. ( ) O texto é um exemplar do gênero editorial.
De acordo com o texto 3 e com a norma padrão escrita, é correto afirmar que:
Considere as fases do ciclo de vida de uma embalagem (fabricação e descarte), com eventual possibilidade de reutilização. Cada uma das fases – A (fabricação, em kg de CO2 equivalentes), B (reutilização, em kg de CO 2 equivalentes) e C (descarte em aterro, em kg de CO2 equivalentes) – contribui com o aquecimento global. Diante disso, sob qual condição o processo de reutilização é mais vantajoso que a fabricação de um novo produto?
Identifique quais das funcionalidades enumeradas abaixo estão presentes no Microsoft Word e assinale a alternativa correta. I. Controlar alterações: registra todas as alterações efetuadas em um documento, para que possam ser, posteriormente, aceitas ou rejeitadas. II. Comparar documentos: compara duas versões de um documento, indicando as diferenças entre elas. III. Dividir a janela: divide a área de exibição do documento em duas seções, que mostram partes diferentes do documento aberto no Word. IV. Mostrar figuras: ativa a exibição das figuras contidas no documento.
Analyze the propositions that follow according to the text and chose the correct alternative. I. This text has been produced because these days fake news has become very common and needs to be combated. II. The chart presented aims at furnishing readers with clues that can be used in order to avoid being a victim of fake news. III. The pervasive power of false rumors vary according to hoaxes and frequency of the kind of information being released and spread online. IV. The reliability of the news is regarded higher when broadcast on social media. V. More than 50% of the population has been trying to combat fake news.
A estrutura conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do setor público estabelece os conceitos que fundamentam a elaboração e a divulgação dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs). Segundo o que prevê a estrutura conceitual, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. O conteúdo dos relatórios é previsto pela estrutura conceitual, a qual prescreve a forma padrão dos RCPGs. II. Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público. III. Alguns usuários da informação contábil podem ter a prerrogativa de exigir a elaboração de relatórios para atender às suas necessidades específicas, mesmo que os relatórios não sejam elaborados para atender especificamente a essas necessidades. IV. Os RCPGs devem ser elaborados com base no regime de competência. V. Os objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil não estão relacionados às necessidades de informações dos usuários dos RCPGs.
Identifique quais dos itens abaixo completam a frase de forma adequada e, em seguida, assinale a alternativa correta. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, em um processo licitatório, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência aos bens e serviços: I. produzidos no País ou no Mercosul. II. produzidos ou prestados por empresas brasileiras. III. produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no exterior. IV. produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.
Com base no texto e considerando a temática do poder nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Miguel é funcionário do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação de uma universidade federal, sendo o único que conhece com detalhes o funcionamento do software de gestão acadêmica da universidade. Isso ocorre porque seus colegas de setor são todos funcionários mais novos, que não acompanharam a implementação do software. Miguel está prestes a se aposentar, mas enquanto isso não acontece é o mais requisitado quando algum problema acontece. I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente. II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização. III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.
Sobre a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que trata do Regime Jurídico Único, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) É de 30 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
( ) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 12 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.
( ) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
( ) As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais não poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos dessa lei.
( ) A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
Sobre o significado sócio-histórico da profissão de assistente social e sua inserção na divisão sociotécnica do trabalho, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O serviço social alcança o status de profissão devido às demandas colocadas pela sociedade a partir das transformações na relação do Estado com as classes sociais em disputa. II. O serviço social avança de uma postura contemplativa da realidade para responder às necessidades postas pelo Estado, demandador de sua atuação. III. A constituição do Estado moderno não influenciou na institucionalização do serviço social, visto que a profissão já existia muito antes disso, vinculada às instituições filantrópicas e de caridade. IV. Com o surgimento das grandes instituições assistenciais, o mercado de trabalho se reduz significativamente, visto que o serviço social não conseguiu romper com o estreito quadro de sua origem e teve dificuldade de se institucionalizar e se legitimar dentro do Estado. V. É possível afirmar que, no cotidiano de sua prática profissional, o assistente social sustenta uma dupla vinculação com as instituições que demandam seu trabalho, mediante sua condição de assalariamento e com os usuários alvo de suas ações e serviços.
Com base na Lei nº 8.662/1993, que “dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A designação profissional de assistente social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente. II. Cabe às unidades de ensino credenciar e comunicar ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) os campos de estágio de seus alunos e designar os assistentes sociais responsáveis por sua supervisão. III. A Carteira de Identificação Profissional expedida pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) servirá de prova para fins de exercício profissional e de Carteira de Identidade Pessoal, com fé pública no Brasil e no exterior. IV. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais terão legitimidade para agir contra qualquer pessoa que infringir as disposições que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de assistente social.
Considerando a análise de Yazbek (2009b) no texto “O significado sócio-histórico da profissão”, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Na divisão sociotécnica do trabalho coletivo, o assistente social é demandado também como gestor de políticas sociais. ( ) Os novos contornos da “questão social” e os novos padrões de regulação das políticas sociais não incidem sobre o trabalho do assistente social com as classes subalternizadas. ( ) As ações profissionais sofreram pouca incidência da agenda neoliberal, pois, como os direitos sociais estão assegurados na Constituição Federal, os profissionais têm conseguido atuar garantindo esses direitos de maneira universal. ( ) Como o serviço social atua com a “questão social”, resultado da contraditória relação entre capital e trabalho, os cenários conjunturais não alteram as demandas profissionais no plano concreto da intervenção. ( ) O serviço social está inserido na trama das relações sociais vigentes na sociedade. Com isso, sua ação profissional tem caráter histórico e mutável.
Em relação às atribuições e competências profissionais do assistente social, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Conhecimentos da área de serviço social registrados em relatório, laudo ou parecer servem de referência ou prova documental que vai contribuir para formar um processo e informar a ação sobre a qual um magistrado decide. ( ) A supervisão de estágios em serviço social é atribuição privativa do assistente social e deve expressar a indissociabilidade entre o trabalho e a formação profissional. ( ) A realização de estudos socioeconômicos é atribuição privativa do assistente social, dado o reconhecimento da contribuição profissional em realizá-lo, conquistado há algumas décadas. ( ) A entrevista, a observação, a reunião, a visita domiciliar e a análise de documentos são instrumentos e técnicas utilizados para o assistente social realizar um estudo social. ( ) Os conhecimentos sobre políticas sociais e na área de mobilização social possibilitam a requisição de profissionais do serviço social para atuarem em assessorias e consultorias.
A saúde do trabalhador se apresenta como uma importante área de atuação do assistente social no espaço universitário. Com base em CFESS (2010) em relação ao trabalho do assistente social nessa área, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) A dimensão social e histórica do trabalho ganha relevância nos determinantes das condições de saúde do trabalhador, com a complexidade da realidade atual, marcada pela precarização das condições de trabalho, pelo aumento do mercado informal, pela flexibilização das relações de trabalho e pela restrição de direitos. ( ) A saúde do trabalhador envolve o coletivo de trabalhadores, inserido no processo saúde/doença no trabalho, abrangendo apenas aqueles que têm adoecimento. ( ) Requer o desenvolvimento de ações de atendimento, prevenção e promoção da saúde. ( ) O assistente social atua no atendimento individual ou coletivo dos trabalhadores, bem como na pesquisa, no assessoramento e na mobilização destes, compondo, muitas vezes, equipes multiprofissionais.
Assinale a alternativa correta a respeito da absorção segundo Rang e Dale (2011).