Na conquista do ambiente terrestre, a aquisição de várias características estruturais foi fundamental para a sobrevivência dos diferentes grupos de plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). Sobre o momento evolutivo em que determinadas características aparecem, é correto afirmar:
Ao ponderar sobre as noções de “saúde” e “doença”, Durkheim estabelece uma metáfora orgânica que tem a finalidade de:
Falar de uma cultura do consumo é considerar os valores dominantes de uma sociedade como valores que não só são organizados pelas práticas de consumo, mas também, de certo modo, derivados delas. Por conseguinte, poderíamos descrever a sociedade contemporânea como materialista, como uma sociedade transformada em mercadoria ou como uma sociedade de escolhas e da soberania do consumidor. (SLATER, Don. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. p. 32) De acordo com o autor, a cultura do consumo é um fenômeno tratado por perspectivas teóricas opostas que enfatizam, respectivamente,
A insegurança no emprego é um tópico essencial para a sociologia do trabalho. No contexto dos países industrializados, considerando a população jovem, esse fenômeno está associado:
Os agentes do campo da política ambiental promovem o consenso de que a dinâmica do jogo deve estar limitada pelo cuidado em não obstaculizar os interesses da acumulação e pela necessidade de obter mitigações ambientais. É precisamente nesses termos que os agentes podem se legitimar apresentando uma imagem do campo da política ambiental como um jogo sério e responsável, no qual os cuidados com a defesa do meio ambiente não se curvam aos interesses econômicos, mas também não os obstaculizam irresponsavelmente. (CARNEIRO, E. Modernização recuperadora e o campo da política ambiental. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p. 78) Trabalhando com a noção da adequação ambiental, o autor aborda um tipo de política pública que resulta:
Tratando das incertezas geradas no contexto da Modernidade Tardia, a teoria da sociedade de risco postula que o controle dessas incertezas implica:
Sobre a figura ao lado, é correto afirmar que ela se
refere à técnica de estudo de risco denominada:

A origem dos acidentes de trabalho é atribuída à ocorrência de atos inseguros por parte do empregador e do empregado. Sobre os conceitos ligados a atos inseguros, identifique como verdadeiras ( V) ou falsas ( F) as seguintes afirmativas: ( ) Imprudência é a atuação intempestiva, em que se pratica uma ação sem as necessárias precauções. ( ) Negligência é a inexistência de fiscalização por parte do empregador sobre as atividades dos seus empregados. ( ) Culpa in vigilando é a omissão voluntária da desinência ou cuidado, falta ou demora de prevenir ou obstar um dano. ( ) Imperícia é a falta de previsão no exercício de determinada função ou ofício. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Trabalhos realizados ao ar livre, como construção de linhas de transmissão e levantamentos topográficos, entre outros, apresentam o risco de acidentes com animais peçonhentos. Sobre os primeiros-socorros em caso de acidente com serpente venenosa, considere as seguintes ações: 1.Fazer a vítima deambular, para mantê-la consciente. 2.Lavar o local da picada com água ou água e sabão. 3.Manter a vítima hidratada. 4.Controlar o volume urinário do acidentado. São ações que devem ser seguidas:
Conforme definições apresentadas na NR 12, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1.Controlador confiável de segurança. 2.Escorregamento. 3.Muting. 4.Talão. ( ) Movimento do eixo de manivela, excêntrico, além de um ponto de parada definido. ( ) Fixa o pneu ao aro. ( ) Possui três princípios básicos de funcionamento: redundância, diversidade e autoteste. ( ) Desabilitação automática e temporária de uma função de segurança por meio de componentes de segurança. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Sobre as determinações gerais contidas na NR 5 a respeito das eleições da CIPA, é correto afirmar:
A figura ao lado mostra um gráfico com um ponto P e duas linhas
orientadas na direção positiva da evolução temporal de uma dinâmica
presa-predador entre duas espécies. Os eixos X e Y representam as
populações das 2 espécies envolvidas. Com base na figura, considere
as seguintes afirmativas:

1- O ponto P representa uma situação de equilíbrio estável entre as duas populações.
2- X representa o predador e Y representa a presa.
3- Se o sentido das linhas (orientação das setas) se inverterem, os papéis de X e Y se invertem.
Assinale a alternativa correta.
Um lençol freático com declividade de 2% se encontra num solo com condutividade hidráulica de 80 cm/h e porosidade de 50%. Se um poluente chegar nesse lençol num dado instante, aproximadamente quanto tempo depois o poluente irá atingir um poço que se encontra 10 metros a jusante do lençol?
É comum a redução de nitratos de esgotos domésticos em estações de tratamento. Em ambientes anaeróbios, por exemplo, a seguinte reação é bastante comum: a NH4 + + b NO2 - → c N22
Com base na classificação de corpos de água feita pela Resolução CONAMA 357/2005, identifique como verdadeiras ( V )
ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas:
( ) A classificação não diferencia águas salobras de águas salinas.
( ) Corpos de água da Classe 1 podem ser usados para consumo humano sem necessidade de tratamento (é
necessário apenas desinfecção).
( ) Águas da Classe Especial são aquelas que necessitam de tratamento avançado para que se destinem a consumo
humano.
( ) Corpos de água da Classe 2 não podem ser usados para consumo humano sem tratamento, mas podem irrigar
hortaliças sem necessidade de tratamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.