Considere os dados apresentados na figura abaixo sobre o processo de ocupação de uma clareira aberta em uma
floresta:

Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
No processo de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que causam impactos sobre a fauna silvestre, existem critérios e procedimentos que devem ser adotados pelo profissional biólogo para obtenção de autorização de captura, coleta e transporte desses organismos. Os critérios são apresentados na instrução normativa número 146, de 10 de janeiro de 2007, que estabelece as condições para concessão das autorizações para cada uma das duas etapas de manejo (1.levantamento e monitoramento de fauna; 2. salvamento, resgate e destinação de faun(A). Sobre a etapa de levantamento e monitoramento, considere os seguintes itens: 1.Informação referente ao destino pretendido para o material biológico a ser coletado, com anuência da instituição onde o material será depositado. 2.Detalhamento da captura, da triagem e dos demais procedimentos a serem adotados para os exemplares coletados, vivos ou mortos, informando o tipo de identificação individual. 3.Plano específico de desmatamento, que deverá direcionar o deslocamento da fauna e auxiliar na execução do resgate, utilizando-se dispositivos que limitem a velocidade de desmatamento e favoreçam a fuga espontânea da fauna. 4.Inclusão, na metodologia, do esforço amostral para cada grupo em cada fitofisionomia, contemplando a sazonalidade para cada área amostrada. O plano dessa etapa deverá conter, necessariamente, o(s ) seguinte(s ) item(ns).
Na árvore filogenética hipotética ao lado, as
espécies estão representadas por letras, e por
números as características dessas espécies.
Sobre essa árvore, é correto afirmar:

Um paisagista foi contratado para fazer o jardim de uma casa e necessita escolher a melhor espécie para ocupar um local muito ensolarado, com solo raso, sem uma rega frequente. Qual espécie ele deve escolher?
Identifique as características a seguir como pertencentes a monocotiledôneas (M ) ou eudicotiledôneas (E ): ( ) Feixes vasculares dispersos sem uma organização definida. ( ) Folhas com nervuras paralelinérveas. ( ) Medula ausente. ( ) Flores trímeras. ( ) Feixes vasculares formando um anel. ( ) Xilema ocupando a porção central, alternado com cordões de floema. ( ) Numerosos polos de protoxilema. ( ) Câmbio vascular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A sociedade tradicional está por definição virada para o próprio passado, e o seu presente é esse passado. E porque as coisas se passam assim, não existe a “história” propriamente dita; a continuidade entre o ontem e o hoje obscurece a consciência das diferenças entre o que “foi” e o que “é”. A existência de uma ciência histórica pressupõe, pois, um mundo em mutação, e de modo muito particular um mundo no qual homens considerem o passado como um fardo de que urge libertarem-se. (GIDDENS, A. Capitalismo e moderna teoria social. 7. ed. Lisboa: Presença, 2000. p. 17) Considerando o argumento apresentado pelo autor, o objeto de reflexão da sociologia pressupõe um padrão de conduta caracterizado pelo/pela:
Como explicar o sucesso da noção de alienação? Uma das razões talvez se encontre no fato de que ela resgata o mito judaicocristão da queda do homem, dando-lhe um conteúdo laicizado, adaptado às sociedades modernas. Graças ao conceito de alienação, a queda pode ser observada, por assim dizer, na esquina, na vida cotidiana. (BOUDON, R. & BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p. 23) Para os autores, a presença da noção de alienação em diferentes tradições teóricas indica a:
É um axioma aceito em psicometria que a fidedignidade de um instrumento coloca os limites superiores da validade. Com uma régua não fidedigna, seria difícil fazer alguma contribuição útil à cartografia. Mas ao mesmo tempo, alta fidedignidade não confere automaticamente validade. A relação específica, contudo, entre fidedignidade e validade faz menos sentido na medida em que passarmos à interpretação de material textual ou da evidência da entrevista. Na interpretação, a validade pode estar associada à baixa fidedignidade. (BAUER, M., GASKELL, G. & ALLUM, N. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Petrópolis: Vozes: 2005. p. 476) Sobre a prestação de contas envolvendo o conhecimento científico, os autores defendem que a:
Ao analisar a situação do negro no Brasil durante a década de 50 do século XX, Florestan Fernandes demonstrou que a:
A democracia participativa consiste em ampliar o controle da sociedade civil sobre a administração pública, reservando aos cidadãos participação nas discussões sobre assuntos importantes para a coletividade. No Brasil, com a Constituição de 1988, a participação está contemplada em todas as funções estatais. (PEREZ, M. A. A administração pública democrática. Belo Horizonte: Fórum, 2004. p. 24) Considerando o exposto no texto, os princípios adequados para o encaminhamento de políticas públicas são:
O desenvolvimento da uma Análise Preliminar de Risco (APR) passa por sete etapas básicas, entre elas a revisão da
missão a que se destina. Essa etapa visa:
Os objetivos das diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, adotados pelo Brasil, devem ser observados no plano nacional. Sobre o assunto, considere os seguintes objetivos: 1.Criar uma estrutura nacional para os sistemas de gestão da SST sustentados nas legislações estaduais. 2.Fornecer orientação para o desenvolvimento de mecanismos voluntários que reforcem o cumprimento de regulamentos e padrões, com vistas à melhoria contínua dos resultados em matéria de SST. 3.Fornecer orientação sobre a integração dos elementos do sistema de gestão da SST, a ser aplicado como um componente da política e dos mecanismos de gestão. 4.Motivar empregadores para que adotem os princípios e os métodos de gestão de SST, para melhoria contínua dos resultados nessa área. 5.Fornecer orientações sobre o desenvolvimento de diretrizes específicas relacionadas ao sistema de gestão SST, a fim de responder às necessidades reais da organização, conforme o seu porte e a natureza de suas atividades. São objetivos consignados no plano nacional:
Os extintores de incêndio, como sistema portátil de combate ao fogo, necessitam ter suas condições gerais de funcionamento bem preservadas, a fim de não se tornarem um risco ao ambiente de trabalho. A NBR 12962, ao tratar desse tema, lista os três níveis de manutenção necessários para o funcionamento seguro dos extintores. De acordo com essa norma, a manutenção de 2º nível consiste:
A respeito das determinações apresentadas na NR 18 quanto à movimentação e transporte de materiais e pessoas, considere as seguintes afirmativas: 1.A adoção de chave tipo comutadora para comando elétrico de subida, descida ou parada em elevadores é proibida. 2.Os operadores de equipamento de transporte de pessoas ou materiais que possuem experiência comprovada na função, em CTPS antes de maio de 2012, estão dispensados da exigência de ensino fundamental completo. 3.Em qualquer posição da cabina do elevador, o cabo de tração deve dispor, no mínimo, de seis voltas enroladas no tambor. 4.A ponta de lança e o cabo de aço de levantamento de carga de uma grua devem ficar a uma distância mínima de 2,00 m (dois metros) de qualquer obstáculo. 5.A operação com a grua com ventos superiores a 42 km.h-1 é permitida se for mediante operação assistida. Assinale a alternativa correta.
O Sistema de Comando em Incidentes ou Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial para padronizar ações de resposta em desastres de qualquer natureza ou tamanho, integrando as esferas de governos federal, estadual e municipal com o setor privado e organizações não governamentais. Para tanto, o SCI (ou SCO) se baseia em três princípios fundamentais: (A ) concepção. sistêmica, (B ) contingencial e (C ) para todos os riscos e situações. A respeito da concepção contingencial, é correto afirmar: