As organizações, no seu cotidiano, realizam diversas reuniões, optando por um tipo delas, conforme os propósitos. A alternativa que contém a correta relação entre o tipo de reunião e sua finalidade é a
A departamentalização ocorre por intermédio de diversos critérios. Uma delas apresenta as seguintes características: esforço temporário na criação de um produto, serviço ou resultado único e exclusivo; atividades temporárias; atribuições associadas às pessoas; designação de pessoal para outras unidades organizacionais ou novos trabalhos temporários após o término de trabalhos; alto grau de responsabilidade da equipe de execução e, geralmente, ausência de um sistema adequado de comunicação. Essas características são próprias da departamentalização por:
A Lei Federal n. 4.320/1964 define as receitas de capital como:
Um usuário precisa selecionar os arquivos F2.txt e F5.txt, conforme apresentado na figura acima. Para isso, ele clica em F2.txt com o botão esquerdo do mouse e, mantendo uma tecla pressionada, clica em F5.txt. Que tecla é essa?
A varrição é o conjunto de atividades necessárias para acondicionar e remover os resíduos sólidos lançados nos logradouros públicos por causas naturais ou antrópicas. Este é um dos serviços de limpeza pública mais visíveis e, para que seja executado de maneira adequada, deve
Os planos de resíduos sólidos são definidos pela Lei Federal n. 12305/2010 como um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos devem:
Durante o tratamento da fase líquida do esgoto, há a geração do lodo, também chamado de “biossólido”. Podese reduzir o volume desse resíduo por meio da redução do teor de água, aplicando-se para tanto técnicas de desaguamento. São considerados processos naturais e mecânicos de desaguamento, respectivamente:
No sistema de tratamento de efluentes de uma indústria, após a cloração do efluente, ocorreu a formação de clorofórmio em concentração de 1,15 mg.L-1. Qual quantidade de carvão ativado em pó é necessária para que se atinja uma concentração final de 1,0 mg.L-1, sabendose que a vazão efluente é de 5200 m³.d-1 e as constantes da isoterma de adsorção de Freundlich para o clorofórmio são: Kf=2,6 (mg/g)(L/mg)1/n e 1/n=0,73?
A Resolução n. 357/2005 do Conama dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e dá diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e os padrões de lançamento de efluentes. De acordo com a referida Resolução, qual é a classe das águas que pode ser destinada ao abastecimento humano após tratamento convencional ou avançado, à recreação de contato secundário e à dessedentação de animais?
O sistema de tratamento dos esgotos é usualmente classificado em níveis de tratamento preliminar, primário, secundário e terciário. Desta forma, as unidades de tratamento primário objetivam a remoção de
De acordo com a NBR 12.217 (ABNT, 1994), na determinação do volume necessário do reservatório para abastecimento público, deve-se avaliar os dados do consumo
Um trecho de 2 km de um dos lados de um manancial, que possui a largura de 30 m, e duas de suas nascentes, tiveram sua vegetação totalmente suprimida. Considerando a necessidade de recuperação da área conforme exigência do Código Florestal, Lei Federal n. 12.651/2012, qual é a quantidade necessária de mudas para o replantio total da área degradada, considerando 6 m²/planta?
Qual é o comando que permite a identificação do gateway padrão da rede, via prompt de comandos, em um computador com o sistema operacional Windows 7?
Na Programação Orientada a Objetos, a alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto pai consiste em:
O principal objetivo dos índices em bancos de dados relacionais é: