Sobre a atitude profissional ética, analise.
I.Os indivíduos possuem certos valores, considerados universais, independentemente do resultado alcançado, que
contribuem para o funcionamento da sociedade e sem os quais as relações sociais tendem a se degradar.
II.Os tomadores de decisão devem ter como principal orientação o bem maior para a organização.
III.Os grupos sociais que possuem valores antagônicos se apoiam na cultura aceita para equilibrar a convivência e evitar
o conflito.
IV.A busca de um bem maior para um grande número de pessoas.
V. As empresas demonstram ter responsabilidade social por meio de uma preocupação efetiva com a qualidade de vida
das pessoas e a preservação do ambiente.
VI. O estabelecimento e a publicação de códigos de ética resolvem e solucionam o problema ético enfrentado pela
sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas
O pedagogo, dentro da empresa, tem como objetivo principal auxiliar o desenvolvimento comportamental e
psicológico das pessoas, levando o grupo a se relacionar melhor uns com os outros, aprendendo a respeitar e a
valorizar as ideias de cada um. Acerca desse pressuposto, analise.
I.O desenvolvimento desse trabalho representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de
aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, assim como
a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.
II.Possibilita mudanças no desempenho profissional e motivacional do ser humano, gerando competividade, aumento
do desequilíbrio harmonioso e, consequentemente, uma boa lucratividade.
III.Deve-se trabalhar continuamente a autoestima do grupo, pois é fundamental para que todos estejam em harmonia,
assim os trabalhos fluem com mais facilidade; se um funcionário está com a autoestima baixa, seu rendimento não
será tão satisfatório quanto poderia ser.
Está(ão) correta( s) a( s) afirmativa( s)
Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.
I.É um processo democrático de decisões.
II.Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as
contradições.
III.Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma
realidade específica.
IV.É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação
possível.
Estão corretas as afirmativas
A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar,
entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da
educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.
I.A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle
da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de
todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.
II.No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste
imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em
segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.
III.A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se
chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e
interpretados da doutrina cristã.
IV.A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos
fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em
lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.
Estão corretas as afirmativas
Em “Pedagogia da Autonomia" (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e
emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?" ou “o desemprego
no mundo é uma fatalidade do fim do século" expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade
imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta
realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do
educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o
propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:
Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo.
Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que
O economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1907) propôs um modelo que dispõe sobre a distribuição da renda dos
países, conhecido na teoria econômica como Lei de Pareto de distribuição de renda. Utilizando-se desse modelo
desenvolvido, considerando que em um país a distribuição da renda seja dada por

onde y é a
quantidade de pessoas que ganham mais ou igual a x, que é a renda mensal de cada habitante desse país, quantas
pessoas, aproximadamente, ganham pelo menos R$ 15.000,00 por mês?

Analise as seguintes funções de demanda e oferta:

Assinale a alternativa que apresenta o valor do excedente do consumidor produzido neste mercado, considerando-o
como de concorrência perfeita.
“O Patrimônio Líquido pode ser definido como a diferença entre o Ativo e o Passivo de uma entidade em determinado
momento." (Iudícibus et al, 2010)
Constitui-se em uma das fontes do Patrimônio Líquido:
Com o intuito de conter o desmatamento no estado, foi criado, no início deste século, um corredor ecológico binacional
na fronteira com a Bolívia, que teve o financiamento inicial advindo do(a)
Analise a estrutura isostática a seguir.

As reações VA e VB são, respectivamente,
“Trata-se de um produto onde a pozolana é substituída pela escória de alto forno finamente pulverizada. Sua fabricação
envolve a operação de britagem, moeduras, peneiramento da escória e subsequentemente misturada à cal hidráulica
em proporções variáveis de quatro a dois para um em peso." Trata-se de cal
São tipos de utilização e propriedade dos gessos acartonados, EXCETO:
A relação entre a resistência no estado natural e a resistência no estado amolgado foi definida como sensitividade à
argila, podendo ser expressa como:
As impurezas das areias podem ser classificadas em coloidais e não coloidais. As impurezas não coloidais têm grãos
de dimensões da ordem do micrômetro (milésimo de milímetros) e podem ser retiradas por lavagem; e, as impurezas
coloidais não são elimináveis. As impurezas não coloidais que mais ocorrem são, EXCETO: