As escolas de ginástica, apesar de terem algumas finalidades em comum, obedeciam ao desenvolvimento característico de seus países de origem e, principalmente, sofriam influência desses pensamentos. Assim, a Escola Alemã de Ginástica se caracteriza por
Tendo em vista que a disciplina de Educação Física foi implementada dentro da escola, a partir das referências desenvolvidas dentro do exército, pode-se afirmar que era desenvolvida por
Partindo da visão médico-militarista da Educação Física, observa-se uma construção de entendimento do corpo no mundo civil como sendo hígido e forte,
Considerando-se o estresse da vida diária, julga-se necessário para o bom funcionamento dos indivíduos, momentos de lazer, direito garantido pela Constituição. No ambiente escolar também é necessário que existam esses momento garantidos através das aulas de recreação que são definidas como:
Para uma aula de Educação Física ficar mais interessante para os alunos, o professor pode utilizar os equipamentos esportivos e materiais didáticos pedagógicos, e com isso possibilitar uma vivência corporal mais plena de acordo com o planejamento realizado para o desenvolvimento daquela aula. Sendo assim, a alternativa que traz três equipamentos esportivos e três materiais didáticos pedagógicos, na sequência, é:
Nas aulas de Educação Física existe a necessidade de desenvolver o máximo de vivências motoras nos educandos, visando promover o mais amplo repertório motor possível e com isso facilitar o desenvolvimento dos alunos de maneira correta e segura. Assim, os itens que compõem a cultura corporal do movimento objetivo da educação física escolar são:
Apesar de a dança na escola estar assegurada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, não significa que ela já esteja totalmente inserida nas aulas. Observandose os aspectos pedagógicos da dança, assinale o item em que consta uma habilidade que NÃO é desenvolvida pela dança
A avaliação física realizada na Educação Física é importante para orientar o trabalho dos profissionais dessa área. A utilização de diferentes testes, promove o acompanhamento dos resultados de maneira coerente e concreta para se obter os melhores resultados com o menor espaço de tempo. Para que um teste possa ser usado na Educação Física, de maneira correta e segura, é necessário obedecer a três princípios:
Uma criança que colecionava figurinhas disse ao seu pai que não estava conseguindo colar
aleatoriamente as figurinhas repetidas, sem que sobrassem figurinhas ou páginas em branco em
um segundo álbum que estava preenchendo. O pai sugeriu à criança que colasse uma única
figurinha em cada página, mas esta constatou que se fizesse isso ficariam 33 figurinhas sem serem
coladas. Então, o pai sugeriu que colasse uma única figurinha em algumas páginas e quatro
figurinhas nas demais. Feito isto, a criança percebeu que não sobrariam figurinhas e nem páginas.
O número total de figurinhas que foram colocadas nas páginas utilizadas para colar quatro
figurinhas em cada página, foi de
Uma construtora iniciou um empreendimento e pretendia construir durante 45 dias o maior número de casas possíveis. Os trabalhos foram iniciados com 48 operários e após 15 dias trabalhados com duração de 6 horas diárias, perceberam que tinham construídos apenas 18 casas. Vendo que não conseguiriam construir um número significativo de casas, o engenheiro responsável pela obra acrescentou 12 operários e aumentou a carga horária diária de trabalho em 2 horas. Admitindo-se que o ritmo de construção tenha se mantido constante, a quantidade de casas construídas ao final do prazo estipulado foi de
Segundo o Atlas da Violência 2016, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Piauí, 430 mulheres foram assassinadas entre 2004 e 2014 . Em 2004 foram 26 vítimas e em 2014 este número sofreu um aumento de 142,3% em dez anos. Arredondando ao inteiro mais próximo, determine a quantidade de vítimas em 2007, sabendo que o aumento de vítima de 2007 a 2014 foi de 80%.
Dado um triângulo cujas medidas de dois lados são 14 cm e 48 cm e a medida de sua área é
336cm2
cm . Com base nisso, pode-se afirmar que a medida do perímetro deste triângulo é
Seja ABCD um paralelogramo cujos lados são AB , BC , CD e DA . Prolongando-se o lado CD
até o ponto P obtém-se o triângulo Δ APD e traçando a diagonal BD obtém-se o triângulo Δ CD,
cujo ângulo ˆCBD é congruente ao ângulo APˆD , conforme a figura mostra.

Sabendo que a medida de AB = 9 cm e que a medida de DP = 4 cm. Pode-se dizer que a medida
do perímetro do paralelogramo é igual a
A figura abaixo exibe quadrilátero ABCD formado pela união de dois triângulos, um triângulo
retângulo isósceles e outro equilátero, onde BC = 4 cm. (Use √3 = 1,7)

A área do quadrilátero ABCD é igual a
Figuras musicais são símbolos utilizados para representar os tempos de uma música. Abaixo se
tem um quadro representando cada figura, o seu nome e respectivo tempo.

Sabendo que, num compasso musical, o denominador da fração informa qual a figura que servirá
de referência para a análise e que o numerador informa quantas dessas figuras cabem em cada
compasso, o número de semifusas que serão necessárias utilizar para preencher um compasso2/4,
já tendo sido colocado duas fusas, é de