Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7633 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Como estamos na "Era Digital", foi necessário rever os velhos ditados existentes e adaptá-los à nova realidade. Veja abaixo...

1- A pressa é inimiga da conexão.

2- Amigos, amigos, senhas à parte.

3- Para bom provedor uma senha basta.

4- Não adianta chorar sobre arquivo deletado.

5- Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.

6- Quem clica seus males multiplica.

7- Quem semeia e-mails, colhe spams.

8- Os fins justificam os e-mails.

Disponível em: www.abusar.org.br. Acesso em: 20 maio 2015 (adaptado).

No texto, há uma reinterpretação de ditados populares com o uso de termos da informática. Essa reinterpretação

Telecommuting redefine o tradicional entendimento sobre o espaço de trabalho. Atualmente, as organizações estão se focando em novos valores, tais como, inovações, satisfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar. A alternativa do telecommuting complementa esses princípios e oferece flexibilidade aos patrões e empregados. É um conceito novo que, a cada dia, ganha mais força ao redor do mundo. Grandes empresas escolheram o trabalho de telecommuting pelas facilidades que ele gera para o empregador. A implantação do telecommuting determina regras para se trabalhar em casa em dias específicos da semana e, nos demais dias, trabalhar no escritório. O local de trabalho pode ser a casa ou, temporariamente, por motivo de viagem, outros escritórios. FERREIRAJR., J.C. Disponível em: www.ccuec.unicamp.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).

Com o advento das novas tecnologias, a sociedade tem vivenciado mudanças de paradigmas em vários setores. Nesse sentido, o telecommuting traz novidades para o mundo do trabalho porque proporciona prioritariamente o(a)

Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo.

Não é.

A coisa mais fina do mundo é o sentimento.

Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo:

"Coitado, até essa hora no serviço pesado".

Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.

Não me falou em amor.

Essa palavra de luxo.

PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991

Um dos procedimentos consagrados pelo Modernismo foi a percepção de um lirismo presente nas cenas e fatos do cotidiano. No poema de Adélia Prado, o eu lírico resgata a poesia desses elementos a partir do(a)

O rap constitui-se em uma expressão artística por meio da qual os MCs relatam poeticamente a condição social em que vivem e retratam suas experiências cotidianas. SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008. O "relato poético" é uma característica fundamental desse gênero musical, em que o

A dança moderna propõe em primeiro lugar o conhecimento de si e o autodomínio. Minha proposta é esta: através do conhecimento e do autodomínio chego à forma, à minha forma — e não o contrário. É uma inversão que muda toda a estética, toda a razão do movimento. A técnica na dança tem apenas uma finalidade: preparar o corpo para responder à exigência do espírito artístico.

VIANNA, K.; CARVALHO, M.A. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990

Na abordagem dos autores, a técnica, o autodomínio e o conhecimento do bailarino estão a serviço da

O modelo predador-presa foi proposto de forma

independente por Alfred J. Lotka, em 1925, e Vito

Volterra, em 1926. Esse modelo descreve a interação

entre duas espécies, sendo que uma delas dispõe de

alimentos para sobreviver (presa) e a outra se alimenta

da primeira (predador). Considere que o gráfico

representa uma interação predador-presa, relacionando

a população do predador com a população da sua presa

ao longo dos anos.

De acordo com o gráfico, nos primeiros quarenta anos.

quantas vezes a população do predador se igualou à

da presa?

Um artesão fabrica vários tipos de potes cilíndricos.

Mostrou a um cliente um pote de raio de base a e altura

b. Esse cliente, por sua vez, quer comprar um pote com o

dobro do volume do pote apresentado. O artesão diz que

possui potes com as seguintes dimensões:

‡ Pote I: raio a e altura 2b

‡ Pote II: raio 2a e altura b

‡ Pote III: raio 2a e altura 2b

‡ Pote IV: raio 4a e altura b

‡ Pote V: raio 4a e altura 2b

O pote que satisfaz a condição imposta pelo cliente é o

Uma fábrica brasileira de exportação de peixes vende

para o exterior atum em conserva, em dois tipos de latas

cilíndricas: uma de altura igual a 4 cm e raio 6 cm, e outra

de altura desconhecida e raio de 3 cm, respectivamente,

conforme figura. Sabe-se que a medida do volume da

lata que possui raio maior, V1, é 1,6 vezes a medida do

volume da lata que possui raio menor, V2 .

A medida da altura desconhecida vale

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda

que o consumo diário de sal de cozinha não exceda 5 g.

Sabe-se que o sal de cozinha é composto por 40% de

sódio e 60% de cloro.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

Qual é a quantidade máxima de sódio proveniente do sal

de cozinha, recomendada pela OMS, que uma pessoa

pode ingerir por dia?

Cinco amigos marcaram uma viagem à praia em

dezembro. Para economizar, combinaram de ir num

único carro. Cada amigo anotou quantos quilômetros seu

carro fez, em média, por litro de gasolina, nos meses de

setembro, outubro e novembro. Ao final desse trimestre,

calcularam a média dos três valores obtidos para

escolherem o carro mais econômico, ou seja, o que teve

a maior média. Os dados estão representados na tabela:

Qual carro os amigos deverão escolher para a viagem?

Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999

No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o(a)


Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela

Decreto-lei 3.509, de 12 de setembro de 1865

Art. 1º – O cidadão guarda-nacional que por si apresentar outra pessoa para o serviço do Exército por tempo de

nove anos, com a idoneidade regulada pelas leis militares, ficará isento não só o recrutamento, senão também do

serviço da Guarda Nacional. O substituído é responsável por o que o substituiu, no caso de deserção.

Arquivo Histórico do Exército. Ordem do dia do Exército, n. 455, 1865 (adaptado).

No artigo, tem-se um dos mecanismos de formação dos “Voluntários da Pátria", encaminhados para lutar na Guerra do

Paraguai. Tal prática passou a ocorrer com muita frequência no Brasil nesse período e indica o(a)

Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

Suponha homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, cuja entrada, aberta à luz, se estende sobre todo o comprimento da fachada; eles estão lá desde a infância, as pernas e o pescoço presos por correntes, de tal sorte que não podem trocar de lugar e só podem olhar para frente, pois os grilhões os impedem de voltar a cabeça; a luz de uma fogueira acesa ao longe, numa elevada do terreno, brilha por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros, há um caminho ascendente; ao longo do caminho, imagine um pequeno muro, semelhante aos tapumes que os manipuladores de marionetes armam entre eles e o público e sobre os quais exibem seus prestígios.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007

Essa narrativa de Platão é uma importante manifestação cultural do pensamento grego antigo, cuja ideia central, do ponto de vista filosófico, evidencia o(a)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282