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Em relação aos conceitos de documentos digitais, julgue as afirmações abaixo:

I – Documento arquivístico autêntico é aquele que preserva a mesma identidade que tinha quando gerado pela primeira vez e cuja integridade pode ser presumida ou provada ao longo do tempo.

II – A identidade de um documento arquivístico digital se dá pelos elementos intrínsecos e extrínsecos presentes na face do documento e pelos atributos expressos em metadados.

III – A integridade de um documento refere-se à completeza da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.

IV – A confiabilidade de um documento arquivístico tem a ver com a veracidade de seu conteúdo, ou seja, de seu autor e da pessoa responsável pela gestão.

Estão CORRETAS as afirmações:

De acordo com Dermeval Saviani (2007, p.381), “do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia __________ a questão central é aprender, e para a pedagogia __________, aprender a aprender, para a pedagogia __________ o que importa é aprender a fazer".

Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.

( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.

( )Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.

( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.

( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Considerando a Resolução do Conselho Superior 55/2017, em seu art. 21, o aluno com altas habilidades/superdotação, no campo acadêmico, poderá ter oportunidades de vivência de atividades de aceleração de estudos, desde que:

( ) Apresente obrigatoriamente laudo médico (ou declaração) para dar início à realização dos encaminhamentos que se fizerem necessários ao melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do estudante.

( ) Os índices de desempenho acadêmico alcançados pelo aluno nas avaliações escolares regulares destaquem-se pelo grau de excelência alcançado.

( ) O parecer pedagógico, emitido pelo Napne em conjunto com o professor de AEE, o setor pedagógico responsável e a coordenadoria do curso, ateste o esgotamento e a ineficácia das oportunidades de enriquecimento curricular já vivenciadas pelo aluno, devidamente comprovadas por relatório docente coletivo.

Analise as alternativas apresentadas acima, assinalando V (PARA VERDADEIRO) e F (PARA FALSO). Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

A Resolução Nº1, de 17 de junho de 2004 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a serem observadas pelas instituições de ensino. Dentre as diretrizes citadas abaixo, indique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) As instituições de ensino superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.

( ) O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, não interfere na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.

( ) Os alunos, em sistema de colaboração, proverão através de campanhas e outras ações compra de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários.

( ) Os sistemas de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira.

( ) Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

O diretor administrativo de uma organização necessita recrutar um novo colaborador para atuação no departamento de cobrança. Considerando a importância dessa função, a valorização interna da equipe e o conhecimento existente dos colaboradores, a gestão decide fazer uma seleção interna, também conhecida como plano interno, de acordo com Araujo e Garcia (2009).

Analisando o conjunto de vantagens relacionadas à seleção interna, verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA relacionada com o plano interno:

São créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento, 4.320/1964. De acordo com a classificação dos créditos adicionais, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.

( ) Provenientes – apurados em balanço patrimonial do exercício anterior.

( ) Suplementares – os destinados a reforço de dotação orçamentária.

( ) Especiais – os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

( ) Específicos – destinados para aquisição específica de itens para suprir as necessidades da Administração Pública.

( ) Extraordinários – os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Segundo artigo 58 da Lei 9.784/99, têm legitimidade para interpor recurso administrativo, EXCETO:

De acordo com Robbins, Judge e Sobral (2011), costuma-se dizer que a decisão mais importante de Recursos Humanos é sobre quem contratar. Isso faz sentido, se você conseguir descobrir quem são as pessoas certas. O objetivo da seleção eficaz é adequar as características individuais (capacidade, experiência, etc.) às exigências do trabalho. Analise as afirmativas abaixo sobre como funciona o processo de seleção e assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com a “Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório ContábilFinanceiro (CPC 00 – R1)" é um exemplo de característica qualitativa capaz de melhorar a utilidade da informação contábil-financeira, a ____________ .

No tocante ao caso específico do setor público, a “NBC TSP Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público" prevê que os usuários dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público almejam subsídios nestes relatórios para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e para o (a) ____________.

Completam de forma CORRETA as lacunas do texto na ordem prevista:

A seguir são apresentados os Prazos Médios de Renovação de Estoques, de Recebimento de Vendas e de Pagamento de Compras da Cia. Portas nos anos de X1, X2 e X3. Considerando tais informações, assinale a alternativa que representa os Ciclos Operacional e Financeiro, respectivamente, para o ano X2:

Uma empresa produz um único produto com as seguintes características: Custos + Despesas Variáveis $ 1.800/un.; Custos + Despesas Fixos $ 150.000/mês; Preço de Venda $ 2.800/un. Suponha que essa mesma empresa esteja produzindo e vendendo 200 unidades do seu produto por mês. Neste caso, é possível afirmar que sua Margem de Segurança é de:

Os seguintes conceitos equivalem, respectivamente, a: I – Representam o esforço empregado pela empresa no processo de fabricação de determinado item (mão de obra direta e indireta, energia, horas de máquina, etc.). Não incluem matéria-prima nem outros produtos adquiridos prontos para consumo. II – Custos que não podemos identificar diretamente com os produtos e que necessitamos de rateios para fazer a apropriação. III – Subsistema que deve ter tratamento conceitual adequado, abordagem tecnológica apropriada que propicie atuar com as múltiplas dimensões (temporais, numéricas e organizacionais, etc.), permitindo a análise de séries históricas de custos sob a ótica das atividades-fins ou administrativas do setor público.

Para um dado exercício, o orçamento do município de Tubolândia teve despesas fixadas em $ 8.000.000. Ao longo do exercício, o orçamento foi suplementado em $ 2.000.000 mediante créditos adicionais, 90% do total de créditos disponíveis foram empenhados, 80% do total de créditos empenhados foram liquidados e 90% do total de créditos liquidados foram pagos. O prefeito do município, na condição de ordenador de despesas, optou por não anular nada do volume empenhado ao término do exercício. Sendo assim, serão inscritos $ 720.000 de:

O texto a seguir serve de referência para a questão.

No excerto a seguir, o verbo “lembrar" aparece com o sentido de “trazer à lembrança" e “recordar-se", acepção inclusive tratada por Cunha & Cintra (2017): “[...] lembramos muito mais de nomes do que de rostos." (linha 5). De acordo com a norma-padrão, o excerto apresenta um desvio de:

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