Determinada empresa atua no mercado oligopolizado possuindo sua função custo mensal de fabricação de seu
produto dada por

sendo seu preço de venda dado por p = 10 – x. Analisando as condições do
mercado e as funções conhecidas, assinale a alternativa que expressa o preço que deve ser cobrado para maximizar o
lucro dessa empresa.
As diferentes linhas pedagógicas, tendências ou abordagens no ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação
pedagógica, mesmo considerando que sua elaboração, na prática, é individual e intransferível. Para Mizukami (1986),
são características da abordagem cognitivista:
Acerca das ideias de Piaget e Vygotsky, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Vygotsky rejeitou a ideia de funções mentais fixas e imutáveis, trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. ( ) Piaget postulou que o homem normal não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade e, por conseguinte, sua individualidade não pode ser da mesma qualidade nesses dois diferentes níveis. Contudo, afirmar que o homem é ser social não significa optar por uma teoria que explique como este “social” interfere no desenvolvimento e nas capacidades da inteligência humana. ( ) As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria as formas de ação que o distinguem dos outros animais. ( ) Piaget postula que a coação representa o tipo dominante na vida da criança pequena e representa uma etapa obrigatória e necessária na socialização da criança. Todavia, se somente houvesse coação, não se compreenderia o desenvolvimento das operações mentais. A sequência está correta em
Na resolução de conflitos, o “perguntar restaurativo” leva a uma forma de ouvir que possibilita ao ouvinte entender a história do interlocutor e possibilita o reconhecimento de seus pensamentos, sentimentos e necessidades em um dado momento. Em síntese, o “perguntar restaurativo”: I.Permite que o interlocutor reflita sobre o que ocorreu e suas consequências no futuro. II.Promove a reflexão, expressão dos sentimentos, pensamentos, ações, comportamentos e necessidades, e auxilia na busca de um caminho, ou de um modo de fazer com que as coisas fiquem bem. III.Pode ocorrer em toda a situação que o ouvinte deve permanecer parcial. Estão corretas as afirmativas
“A Youth for Human Rights International afirma que as crianças que não conhecem os seus direitos são vulneráveis e presas fáceis para os indivíduos mal-intencionados. Estatísticas de perda da dignidade e da vida através do abuso infantil, violência de gangs, trabalho infantil e crianças-soldados são incrivelmente altos.” (Disponível em: http://br.youthforhumanrights.org/voices-for-human-rights/human-rights-abuses.html.) Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação. Acerca dos direitos humanos, assinale a afirmativa INCORRETA.
O uso do imperativo no título do texto orienta o leitor a determinada ação. Sobre o emprego descrito anteriormente, considerando-se a situação de produção do enunciado, é correto afirmar que
“O volume de críticas endereçadas à metodologia experimental e a compreensão de que psicólogos sociais deveriam
considerar mais direta e sistematicamente, em suas pesquisas, a influência de variáveis culturais, históricas e sociais no
comportamento humano, incentivaram a busca de métodos alternativos. (...) substitutivos válidos para a metodologia
experimental." (Krüger, 1989, p. 24.)
Considerando o fragmento a respeito dos fundamentos teóricos e metodológicos da psicologia social acerca da
pesquisa-ação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É compatível com o ideário de correntes políticas e sociais de cunho democrático e, até mesmo libertário, em
processo de difusão em sociedades contemporâneas.
( ) Trata-se de um método que tende a ser mais valorizado por pesquisadores mais dispostos a se engajar ativamente
em projetos de mudança do homem e da sociedade.
( ) Nesse método, pesquisador e pesquisado se restringem das relações sociais que são reprodutoras e
transformadoras das condições sociais nas quais eles estão inseridos, pois tal método visa a mudança efetiva.
( ) É uma pesquisa que implica intervenção, ação de uns sobre os outros, uma prática social na qual pesquisador e
pesquisados se apresentam enquanto subjetividades materializadas nas relações desenvolvidas, sendo ambos
objetos de análise e descritos empiricamente.
A sequência está correta em
O tempo verbal utilizado na seguinte oração do texto: “O grego Aris Messinis é fotógrafo da agência AFP em Atenas.” indica
O estudo de pequenos grupos é fundamental para a compreensão da relação indivíduo-sociedade. Conforme afirma Lane (1993, p. 90), “é o grupo a condição para que o homem supere a natureza biológica e também condição para que ele supere sua natureza ‘individualista’, se tornando um agente consciente na produção de história social. Nessa concepção de pequeno grupo, é possível identificar a família, mas sem destitui-la de seu caráter institucional, o que a faz historicamente uma variável de estudo em diferentes seguimentos acadêmicos”. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a respeito da família. I.O Estatuto da Família votado em 2015 define a entidade familiar formada a partir da união entre um homem e uma mulher, entre homens ou entre mulheres, por meio de casamento ou de união estável, bem como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos. II.A família é um microssistema composto por um conjunto de pessoas que, ao longo da história da humanidade, passou por significativas transformações conforme as mudanças culturais e socioeconômicas, as quais culminaram na criação e reforma da regulamentação das condutas dos membros desse microssistema. III.Uma função anteriormente considerada exclusiva da família pode ser verificada, entretanto, em exercício por parte de agentes sociais, tais como pré-escola e meios de comunicação, na imposição de padrões de comportamento, veiculados como normais, sem que seja, portanto, identificada a presença de um agente, por sua vez, repressor. IV.Um núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade, concebido por família salienta o caráter ideologizante da própria instituição familiar promovida pelos pais enquanto agentes educadores que naturalizam e a universalizam nas suas relações. Estão corretas apenas as afirmativas
As práticas de intervenção psicossocial na comunidade “se inserem em um movimento de superação do modelo clínico tradicional e de produção de estratégias inovadoras” (Oliveira & Caldana, 2014, p. 184), todas pautadas em um paradigma psicossocial, o qual evidencia quatro parâmetros fundamentais que abrangem: a implicação subjetiva, a horizontalização das relações intrainstitucionais, a integralidade das ações territoriais e a superação da ética da adaptação. Sobre o parâmetro da superação da ética da adaptação, é correto afirmar que
Nos termos da Lei nº 8.742/1993 – LOAS, no Capítulo II, dos Princípios e das Diretrizes, assinale, a seguir, um dos
princípios que rege a Assistência Social.
A respeito dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, descritos nas Orientações Técnicas
sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos – prioridade
para crianças e adolescentes integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, analise.
I. Crianças e adolescentes encaminhados pela Proteção Social Especial, com prioridade para aqueles retirados do
trabalho infantil e que integram o PETI; e pelo PAEFI, em especial aqueles reconduzidos ao convívio familiar após
medida protetiva de acolhimento.
II. Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC.
III. Crianças e adolescentes cujas famílias não são beneficiárias de programas de transferência de renda.
IV. Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos.
Estão corretas apenas as alternativas
“Conseguimos compreender, portanto, porque o trabalhador foge do trabalho como de uma peste e o poeta nos canta:
‘trabalhar é minha sina, eu gosto mesmo é d’ocê’. Por isso, diante da bombástica afirmação sobre o ‘fim do trabalho’,
nós reagiríamos marcando uma festa para celebrar a emancipação. Mas as coisas não são bem assim.”
(Iasi, 2013, p. 56)
Tendo como referência o debate apresentado pelo autor, assinale a afirmativa correta.
“De acordo com Santos, Filho e Backx (2012) e com Santos e Noronha (2011), consensualmente, são entendidos como os principais instrumentos de intervenção profissional utilizados pelo assistente social: __________, _____________ e ______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O texto apresenta-se em uma linguagem predominantemente informativa. Contudo, além de apresentar os fatos, há demonstração de análise subjetiva do autor no seguinte trecho em destaque: