O SUAS se fundamenta na cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e estabelece as respectivas competências e responsabilidades comuns e específicas, pois comporta quatro tipos de gestão: da União; dos Estados; do Distrito Federal; dos Municípios. NÃO constitui uma das responsabilidades comuns aos entes:
Considerando-se o significado das palavras no contexto apresentado, é correto afirmar que os vocábulos destacados poderiam ser substituídos pelos termos sugeridos, com EXCEÇÃO de:
No segundo parágrafo é apresentada a atual situação do grego Aris Messinis no trecho “Em Lesbos, não é assim. Ele está em absoluta segurança. As pessoas que chegam estão lutando por suas vidas. Não são poucas as que morrem de hipotermia mesmo depois de pisar em terra firme, por falta de atendimento médico”. Acerca das informações apresentadas no trecho destacado, pode-se afirmar que:
Tendo em vista que a partir do protocolo de gestão integração de serviços, benefícios e transferências de renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS é impressa "uma nova dimensão e significado para o campo da assistência social no país", pois "materializa o sistema descentralizado e participativo, com primazia da responsabilidade do Estado, conforme determina a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)" (p. 3), considere-o para responder às questões 27 e 28.
Em relação às famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC e Benefícios Eventuais, constitui procedimento para o atendimento das famílias beneficiárias:
“Quando se começa a refletir sobre o que seja ética, e sobre os fundamentos de ética, damo-nos conta que quão complexa é a questão. Mas ao mesmo tempo vemos que todos nós, de um modo ou de outro, temos nossas convicções ‘éticas’, possuímos nossa ‘ética’. Para termos tal ‘ética’, temos de nos basear em algum fundamento, algum pressuposto filosófico e valorativo. Mas, é curioso notar que a maioria das pessoas, apesar de possuírem esses fundamentos e pressupostos, poucas vezes pararam para refletir e tomar consciência de quais seriam esses pressupostos.” (Guareschi, 2003, p. 50.) De acordo com o fragmento de texto, os fundamentos e pressupostos de um compromisso ético-político no âmbito da psicologia social, pautam-se, portanto:
A interseção da psicologia social com a saúde coletiva, a educação, o trabalho e os direitos humanos exige do psicólogo a compreensão das dimensões e peculiaridades institucionalizantes desses setores, com suas respectivas representatividades, seja em segmento público ou privado. Tendo isso em vista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A análise institucional permite ao psicólogo estabelecer contato direto com a clientela; e a compreensão das relações interpessoais com características tanto de simbiose, quanto de ambiguidade nos vínculos em diferentes tipos de instituições. ( ) No âmbito da saúde, a operação do trabalho em grupos viabiliza a compreensão das particularidades das relações interpessoais, e dos indicadores de complexidade da prevenção e promoção da assistência em saúde, traduzindo o princípio da integralidade. ( ) A instituição pode ser concebida como um agregado de definições de um contexto social e de condutas aos quais classifica e segrega, atribui valores e decisões indicadoras, proibidas ou até indiferentes, principalmente no que concerne aos hábitos não explicitados. ( ) No campo educacional, o psicólogo direciona sua atuação para as ações voltadas para a cidadania, no contexto que caracteriza a própria escola, nas propostas de ensino e aprendizagem, mas destitui-se de ações cujo objetivo seja romper com as dicotomias intrínsecas a essa instituição, tais como planejamento/execução e aluno/professor. A sequência está correta em
Segundo a Resolução MDS nº 07, de 10 de setembro de 2009, Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), “compete aos Municípios e ao Distrito Federal no que diz respeito à Implementação da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do SUAS”, EXCETO:
O enfrentamento ao trabalho infantil realizado pelo SUAS tem como referência o PETI, que impulsiona o trabalho da rede para erradicação do trabalho infantil. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome orienta as ações para este enfrentamento nas “Orientações Técnicas sobre a Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”. Em relação às ações que devem ser implementadas, assinale a alternativa INCORRETA.
O título do texto enumera duas ações entre as quais Aris – fotógrafo apresentado no texto – se divide. A partir da estrutura escolhida para transmitir tal informação, é correto afirmar que tais ações
Dentre os recursos utilizados pelo autor, é correto afirmar acerca do trecho “Só de saber que você não está em uma zona de guerra torna isso ainda mais emocional. E muito mais doloroso” [...] (2º§), em discurso direto, que sua principal função é
O tempo verbal utilizado na seguinte oração do texto: “O grego Aris Messinis é fotógrafo da agência AFP em Atenas.” indica
“A metrópole como símbolo do mundo moderno, centro onde a vida flui com incrível rapidez, impõe um ritmo
alucinante aliado à banalização de tudo, como decorrência direta do processo de homogeneização. ‘Os habitantes da
cidade se defrontam com a situação de que a metrópole parece estar destinada a ser sempre nova, com o fato de
centralizar a economia e as finanças nacionais, apagando, com isso, os parcos vestígios do passado, para ser sempre o
emblema da modernidade’.” (Gleser, 1993)
Em relação aos rumos e às consequências do processo de urbanização ainda em curso, principalmente nas grandes
metrópoles contemporâneas, analise as afirmativas a seguir.
I. Nas metrópoles enfatizam-se os aspectos desagregadores do processo tais como a crise do sistema de transporte, as
deficiências do saneamento básico, a falta de moradia, o aumento dos índices de poluição, da violência.
II. A partir do advento das tecnologias, as cidades são hoje cenários marcados por uma feérica sucessão de imagens,
resultado da superposição e conflitos de signos, simulacros e hábitos destituídos de cultura.
III. A concentração e desigual distribuição de renda, produção e bens, o aumento dos índices de poluição e outros
conflitos urbanos surgem, entre outros fatores, da imposição de um novo modo de apropriação do espaço da cidade.
IV. O acesso ao espaço na metrópole está preso e submetido ao mercado no qual a propriedade privada do solo urbano
aparece como uma das características do desenvolvimento do capitalismo.
Estão corretas apenas as afirmativas

“Historicamente a palavra trabalho esteve vinculada a algo ruim, negativo. De certa forma, parte dessa visão ainda se
mantém. O termo TRABALHAR provém do românico tripaliare, que no latim se transformou em tripalium, aparelho de
tortura usado para extrair confissões dos condenados. Ou seja, em sua origem, o termo pode ser associado à ideia de
sacrifício. Na Idade Média a ideia de trabalho estava relacionada ao papel de cada um na sociedade."
(Kupper, 2014, p. 101)
Ao analisar a imagem e o texto e tendo em vista as ideias de Karl Marx sobre o trabalho, infere-se corretamente que
Os indivíduos e grupos são classificados, na maioria das vezes, hierarquicamente dentro de uma estrutura social.
Nessa classificação considera-se a atividade e o papel que cada indivíduo desempenha dentro da estrutura social a
qual está vinculado. Em relação às diferentes concepções sociológicas acerca da divisão de classes e desigualdades
sociais, analise as afirmativas a seguir.
I. Para Karl Marx, a sociedade capitalista é dividida basicamente em proprietários e não proprietários dos meios de
produção.
II. Para Max Weber, existe uma justaposição entre as classes sociais na qual os que pertencem a uma classe social mais
alta têm renda e consumo mais altos e, logo, detêm mais poder.
III. Para Pierre Bourdieu, são as relações culturais que identificam a pessoa em suas relações e hierarquia social e nunca
as relações de produção.
IV. De acordo com os três teóricos citados, a base de uma sociedade de classes é a cooperação interclasses, sem a qual a
própria sociedade sucumbiria.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
“O capital financeiro contemporâneo avança sobre o fundo público, formado tanto pelo lucro do empresariado quanto pelo trabalho necessário dos assalariados, que são apropriados pelo Estado sob a forma de impostos e taxas. Por outro lado, os investimentos especulativos em ações de empresas no mercado financeiro apostam na extração da mais-valia presente e futura dos trabalhadores para alimentar expectativas de lucratividade futuras das empresas, interferindo silenciosamente em direção a uma ampla regressão dos direitos que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho.” (Harvey, 1993; Alves, 2000; Antunes, 1997, 1999; Bhir, 1999; Santana, e Ramalho, 2003.) Assinale a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das interferências silenciosas supracitadas que contribui com a regressão dos direitos e que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho.