Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4957 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre o diagnóstico laboratorial da Sífilis afirma-se: I. O teste de triagem utilizado é o VDRL, mas resultados reagentes devem ser confirmados por testes de maior especificidade como o FTA-abs.
II. Uma vez diagnosticado, a evolução da terapêutica instituída deve ser acompanhada pelo teste VDRL devido a cicatriz sorológica.
III. O FTA-abs é um teste de imunofluorescência indireta que pesquisa anticorpos específicos do tipo treponêmicos.
Assinale a alternativa correta:

Nos laboratórios e ambientes hospitalares são necessárias medidas de proteção pessoal pois a maioria dos acidentes relacionados a essas atividades ocorre devido ao descuido, descaso, pressa e condições precárias de trabalho. Com relação as medidas de proteção pessoal afirma-se:
I. Toda amostra biológica deve ser considerada potencialmente contaminada.
II. Os profissionais de saúde devem reencapar agulhas depois do uso antes de descartá-las.
III. As substâncias químicas devem ser manipuladas com os equipamentos de proteção individual e coletiva: luvas especiais (resistentes ao material específico de trabalho), máscara, óculos, protetor facial, jaleco, cabine ou câmara de exaustão.
Assinale a alternativa correta:

Com relação às parasitoses no Brasil, selecione a alternativa que inclui todas as afirmativas incorretas: I. A profilaxia para a maioria das doenças parasitárias se restringe ao uso de vacinas.
II. Educação sanitária e o saneamento básico são medidas profiláticas essenciais contra as verminoses.
III. Helmintos são parasitas do tubo digestivo, que causam doenças como giardíase, amebíase e toxoplasmose.
IV. Protozoários muitas vezes parasitam o homem causando doenças como malária, doença de Chagas e leishmaniose.

Leia as afirmativas abaixo e marque (F ) se a afirmativafor falsa e (V ) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta. ( ) O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), apresenta como objetivos a promoção e a preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. ( ) O PCMSO deve incluir a realização obrigatória somente dos seguintes exames médicos: admissional, periódico e demissional. ( ) O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. ( ) O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais Normas Regulamentadoras (NR).

Correlacione as colunas sobre os princípios da bioética e após assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(A) Autonomia

(B) Não maleficência

(C) Beneficência

(D) Justiça

 

( ) Entende-se fazer o bem, cuidar da saúde, favorecer a qualidade de vida, enfim, dilatar os benefícios e evitar ou, ao menos minorar, os danos.

( ) É o poder da pessoa para tomar decisões quanto aos assuntos que afetam sua vida, sua saúde, sua integridade físico-psiquíca e suas relações sociais.

( ) É a obrigação de não causar danos, de não prejudicar intencionalmente. E dano não se restringe apenas aos aspectos físicos, como a dor, as incapacidades e a morte, mas inclui o âmbito psíquico, social e moral.

( ) Diz respeito à distribuição igual ou eqüitativa dos direitos e responsabilidades na sociedade, incluindo os direitos civis, políticos, sociais e econômicos.

Para um SESMT, de um hospital geral de 600 funcionários, sem Pronto Socorro, o número de enfermeiros do trabalho será igual a

De acordo com a Resolução do COFEN nº 358/2009, o Processo de Enfermagem, quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, corresponde ao que usualmente é denominado de

Considerando o Manual Técnico de Gestação de alto Risco, do Ministério da Saúde (2012), sobre a hipertensão arterial na gestação, leia as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta. I.A pressão arterial deve ser mensurada com a gestante sentada, com o braço no mesmo nível do coração e com um manguito de tamanho apropriado. II.Para a medida da pressão arterial recomenda-se o uso de aparelhos de coluna de mercúrio, aneróides ou automáticos (digitais) para todas as gestantes, independente da situação clínica. III.A Pré-eclâmpsia/eclâmpsia é observada antes de 20 semanas de gestação, ou diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez e não se resolve até 12 semanas após o parto. IV.A ocorrência de convulsões em mulheres com pré- eclâmpsia caracteriza o quadro de eclâmpsia.

O Leite Materno é completo por ter todas as vitaminas, proteínas, minerais e outros nutrientes que garantem o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê, protegendo contra doenças, principalmente diarreias, alergias e infecções. Deve ser mantido exclusivamente até os 6 meses em livre demanda. Após este período, as mães retornam ao trabalho e há a necessidade de retirar e guardar seu leite em um frasco de vidro, com tampa plástica e de rosca, lavado e fervido. Considerando a conservação e validade do leite materno, assinale a alternativa correta.

Enfocando os níveis hierárquicos das organizações, existem três tipos essenciais de planejamento.
Assinale a alternativa que apresenta os mesmos.

Segundo KUNSCH, sobre as comunicações nas organizações, a comunicação integrada diz respeito ao composto da comunicação organizacional que inclui, sinergicamente, a comunicação Administrativa, Institucional e Mercadológica.
A Comunicação _____________ é a que possibilita uma organização ter um conceito e um posicionamento favorável perante a opinião pública. Nas basta apenas que a organização tenha um produto de qualidade. É preciso também que ela se apresente e se identifique, pois a sociedade quer, e tem o direito de saber, quem ela é e a que veio.
A frase acima refere–se à comunicação:

O Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, aprova as

normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Conforme o Art. 56, que trata do Livro de Visitas:

Verifique as definições de Walter Ramos Poyares, a seguir.
_______(I)_________ é a reunião física, não intencional, de pessoas.
_______(II)________ é a soma de indivíduos, amorfa, visível de fora para dentro.
_______(III)_______ é o grupo intencional que se forma, ainda que por curto período, em virtude de um objetivo social ou moral.
_______(IV)________ é a evolução do grupo e do público pela ligação ideológica que estabelece identidade entre seus membros.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.

Assessoria de Imprensa. Foi o jornalista americano chamado ________________________ quem em 1906, inventou essa atividade especializada. Ele abandonou o jornalismo para estabelecer o primeiro escritório de assessoria de comunicação do mundo, em Nova Iorque.
Ele o fez para prestar serviço ao mais impopular homem de negócios dos Estados Unidos: John Rockefeller.
Acusado de aspirar ao monopólio, de mover luta sem quartel às pequenas e médias empresas, de combater sem olhar a meios, numa palavra, de ser feroz, impiedoso e sanguinário.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

A equipe de enfermagem é composta pelas pessoas que permanecem a maior parte do tempo com pacientes e seus familiares, mantendo um convívio cotidiano com a dor, o sofrimento, os medos e as angústias de cada um, sendo uma realidade dura e de difícil manejo e que, muitas vezes, pode interferir na vida particular e na relação do grupo. Leia as sentenças abaixo sobre situações de conflito e processos de comunicação, e assinale a alternativa incorreta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282