Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11771 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O processo de reconhecimento refere-se à captação para inclusão no Balanço Patrimonial ou na Demonstração do Resultado do Exercício dos itens que atendam à definição de um dos elementos destas demonstrações, tais como: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receita ou Despesa. Desta forma, analise as afirmativas sobre ‘o que o reconhecimento envolve pensar’.

I. O reconhecimento envolve pensar se o item, em uma dessas demonstrações contábeis, quer seja isoladamente, quer seja em conjunto com outros itens, em palavras e por através de seu valor monetário, e assim, incluir esse valor em um ou mais totais nestas demonstrações.

II. O reconhecimento envolve pensar que os custos incorridos para a sua aquisição ou sua criação, compreende a contraprestação paga para adquiri-lo ou cria-lo.


III. O reconhecimento envolve pensar em uma característica identificada pelo custo histórico, custo corrente, valor justo ou valor de 
cumprimento de um item que está sendo mensurado.

Assinale a alternativa correta.

Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sobre a educação básica.

I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para permanecer no trabalho e em estudos atuais.

II. A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na aprovação ou 
reprovação, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

III. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem se orientar pela base nacional comum, a ser 
complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Assinale a alternativa correta.

Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, pode-se afirmar que:

Assinale a alternativa correta. A tipologia do texto lido “Lion Park e Lujan” é predominantemente:

Assinale a alternativa correta em que a palavra em destaque exerce o papel de verbo:

Paulo vai pagar uma dívida de R$ 3.600,00 em atraso e o valor cobrado de juros será igual a 20% de 80% da dívida.

Nessas condições, o valor da dívida que Paulo deverá pagar é igual a:

De acordo com a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), as atividades de tratamento de dados pessoais deverão
observar a boa fé e os seguintes princípios:

De acordo com a leitura do texto, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:

Já ______ duas horas quando ele chegou, e viu que ainda ______ panelas quentes no fogão. ______ dois anos que havia se casado e nunca ______ atrasos para o almoço.

Quanto aos conceitos básicos sobre os Correios Eletrônicos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Por meio do e-mail se consegue enviar mensagens apenas com texto ou também com imagens, vídeos e áudio anexados.

II. No e-mail deve existir um remetente (aquele que envia uma mensagem) e, pelo menos, um destinatário (quem recebe a mensagem).

III. O e-mail se trata de um modo de comunicação assíncrona, o que quer dizer que não é necessário que haja a presença simultânea do remetente e do destinatário (quem recebe a mensagem pode lê-la e a responder em outro momento).

Das afirmativas:

Quanto às últimas versões do Editor de Texto do Pacote Microsoft Office (em português), temos no menu Revisão do Word os seguintes 
recursos, exceto

Em seu livro “Racismo Estrutural”, Silvio Almeida (2017) explica que o racismo é decorrência da estrutura da sociedade, pois 
expressa comportamentos individuais e processos institucionais demonstrados como algo normal, transformando o racismo em regra 
e não em exceção. Com base nesse conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) É comum observar no espaço escolar alunos brancos atribuírem aos alunos negros, apelidos depreciativos e/ou ofensivos.
(   ) É comum observar no espaço escolar o silêncio ou introspecção de alunos quando sofrem racismo ou discriminação.
(   ) É comum observar que o racismo é mais frequente nas escolas públicas em relação às escolas particulares.
(   ) Racismo é crime, levando o praticante à reclusão de um a três anos, pagamento de multa e a pena é inafiançável. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

No cotidiano escolar, os horários de intervalo e lazer, são os mais propícios às ocorrências de acidentes, tanto os mais simples quanto os mais graves, independentemente da faixa etária dos alunos. Um pequeno descuido, em fração de segundos, pode ocasionar um acidente entre os alunos e, solucioná-lo de forma eficiente, é papel de todos os profissionais da escola, principalmente daqueles que tem a incumbência de acompanha-los como os Assistentes de Alunos.

Sendo assim, assinale a alternativa correta.

Em “por mais que quisesse conter a emoção, não conseguia.”, a construção destacada, possui um valor semântico de: 

Em “Bondade vivia intensamente cada história que narrava, e Maria-Nova, cada história que escutava.”, ocorrem duas vírgulas.

Sobre o emprego delas, assinale a alternativa correta. 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282