Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11771 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O aluno do ensino médio, na disciplina Língua Portuguesa, traz sua história de interações e de letramento, construída em diferentes esferas sociais de uso da linguagem (pública e privada), inclusive nas experiências sistemáticas de aprendizagem de escrita (produção e compreensão textuais) do ensino fundamental. Desse modo, afirma-se que este discente, no decorrer de sua formação, deva:

I. Conviver, apenas de forma crítica, com situações de produção e leitura de textos, atualizados em diferentes suportes e sistemas de linguagem – escrito, oral, imagético, digital, etc.

II. Passar a lidar com situações de interação que se revestem de uma complexidade que exigirá dele a construção de saberes relativos ao uso de estratégias (linguística, textual e pragmática) por meio das quais se procura assegurar a sujeição do texto em relação ao contexto de situação imediato.

III. Construir habilidades e conhecimentos que o capacitem a refletir sobre os usos da língua(gem) nos textos e sobre fatores que concorrem para sua variação e variabilidade, seja a linguística, seja a textual, seja a pragmática.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

Considere um prisma reto cuja base é o paralelogramo mostrado na figura abaixo e a altura é 15 cm. Assinale a alternativa que indica a área total das seis faces deste prisma.

Antônio Alves utiliza como senha para seu computador as cinco letras de seu sobrenome, fora da ordem original. Assinale a alternativa que indica quantas possibilidades de senha são possíveis de obter desta forma.

Um conjunto possui N elementos distintos. Assinale a alternativa que apresenta quantos subconjuntos diferentes com uma quantidade de elementos menor que N podem ser formados a partir deste conjunto.

Em Teoria das Probabilidades, um conceito importante ao se trabalhar com experimentos aleatórios é o conceito de Espaço Amostral. Assinale a alternativa que indica o correto significado deste conceito.

Um quadrado de lado L foi dividido em três triângulos retângulos conforme mostrado na figura abaixo:

Assinale a alternativa que indica a soma dos perímetros dos três triângulos:

Considere as expressões abaixo:

A relação aproximada entre os valores de P e Q é:

A velocidade da reação: N2 + 3 H2 → 2 NH3 pode ser calculada pela expressão (k é a constante de velocidade): (x e y são constantes experimentais)


Analise as seguintes afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta:

I. Um tanque de oxigênio armazenado fora de um edifício tem uma pressão de 20,00 atm às 6:00 h da manhã, quando a temperatura está em torno de 10°C. A pressão no tanque às 18:00 h quando a temperatura chega a 30°C é 21,41 atm.

II. Um motor de automóvel mal ajustado pode liberar, em marcha lenta, até 1,00 mol de monóxido de carbono por minuto. A 27°C, o volume desse gás, a 1 atm de pressão que pode ser liberado por minuto é 24,61 L.

III. O óleo produzido a partir de folhas de eucalipto contém o composto volátil eucaliptol. Esse composto tem densidade 0,320 g L-1 a 190°C e 60,0 mmHg. A massa molar do eucaliptol gasoso é 153,89 g mol-1.

IV. O volume de gás carbônico (a 25°C e 1 atm) necessário para que uma planta produza 1,00 g de glicose (C6H12O6) por fotossíntese é 815 mL.

V. A composição do ar seco, em volume, é: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de argônio. As pressões parciais desses gases no ar a uma pressão atmosférica de 1 atm são respectivamente, p(N2) = 0,78 atm, p(O2) = 0,21 atm e p(Ar) = 0,01 atm.

Assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, correta e respectivamente.

Assinale a alternativa correta:

Sobre como a estrutura dos compostos orgânicos afeta suas propriedades, tanto físicas quanto químicas, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A dimetilamina é mais básica que a metilamina, devido ao efeito mesomérico

II. O ácido tricloroacético é mais ácido que o ácido acético, devido ao efeito de campo ocasionado pelos átomos de cloro.

III. A polaridade de um composto orgânico é exclusivamente dependente da presença de ligações polares, portanto, havendo ligações polares o composto será polar.

IV. O ponto de ebulição do ácido trans-butenodioico (ácido fumárico) é maior que o do ácido cis-butenodióico (ácido maleico)

V. Isômeros ópticos têm exatamente a mesma densidade, mesmos pontos de fusão e ebulição e mesma solubilidade em solventes não quirais.

Assinale a alternativa correta:

As reações de substituição nucleofílicas alifáticas:

I. São favorecidas por solventes polares próticos.

II. Podem resultar em misturas de isômeros ópticos.

III. Podem apresentar como produtos secundário alcenos.

IV. Podem ser mono ou bimoleculares.

V. Podem apresentar rearranjos.

Assinale a alternativa correta:

O ciclo do carbono está intimamente relacionado com os seres vivos que vivem sobre a superfície terrestre. Existem vários tipos de compostos de carbono nas diversas etapas que compõem o ciclo. Esses compostos podem ser líquidos, sólidos e gasosos. Muitos deles são sintetizados pelos organismos vivos, com números de oxidação variando de +4 a -4. Contudo, o transporte de carbono entre os vários compartimentos (atmosfera, hidrosfera e litosfera) é feito, principalmente, pelo carbono com número de oxidação +4 na forma de gás carbônico, carbonato ou bicarbonato. Sobre o ciclo do carbono, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa correta:

I. No ciclo do carbono o gás carbônico na forma de gás é absorvido pelos vegetais durante a fotossíntese para formar a massa vegetal.

II. Já os seres humanos e todos os demais seres vivos, ao respirarem, tanto aeróbica como anaerobicamente, liberam gás carbônico e energia, que pode ser aproveitada de diversas formas, inclusive por outros organismos.

III. As reações de dissolução do gás carbônico em água são reações de equilíbrio, em fase líquida aquosa. Essas reações em equilíbrio podem participar de mecanismos de transporte de gás carbônico em meios aquosos tão diferentes como os que existem nos oceanos e do transporte de CO2 entre células e pulmões feito pelo sangue.

IV. Os mesmos equilíbrios interagindo com íons metálicos podem resultar na formação de esqueletos e carapaças de organismos como conchas, casca de ovos ou na formação e dissolução de rochas e sedimentos.

V. O ser humano interfere globalmente no ciclo do carbono adicionando quantidades significativas de gás carbônico na atmosfera, quando utiliza qualquer combustível contendo carbono proveniente de fonte não renovável.

Assinale a alternativa correta:

Para um certo líquido, o ponto normal de ebulição é 400 K. O calor de vaporização pode ser calculado pela equação: ΔH = 13500 -10 T (cal mol-1). Admitindo que seu vapor se comporte como gás ideal e que o volume do líquido seja desprezível quando comparado com o do vapor, os valores aproximados de q, w, ΔU, ΔH, ΔS e ΔG, para o processo de vaporização de 1 mol de benzeno a 400 K são:

Dado: 1 cal = ~4,187 J

As mudanças ocorridas no regime de acumulação capitalista a partir da década de 1970 apontam que “Ao invés da 'rigidez' da relação salarial fordista, parece instaurar-se uma nova relação salarial do tipo _________, adequada às necessidades do novo regime de acumulação". (ALVES, G. 1996, p. 12)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282