Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O aluno do ensino médio, na disciplina Língua Portuguesa, traz sua história de interações e de letramento, construída em diferentes esferas sociais de uso da linguagem (pública e privada), inclusive nas experiências sistemáticas de aprendizagem de escrita (produção e compreensão textuais) do ensino fundamental. Desse modo, afirma-se que este discente, no decorrer de sua formação, deva:

I. Conviver, apenas de forma crítica, com situações de produção e leitura de textos, atualizados em diferentes suportes e sistemas de linguagem – escrito, oral, imagético, digital, etc.

II. Passar a lidar com situações de interação que se revestem de uma complexidade que exigirá dele a construção de saberes relativos ao uso de estratégias (linguística, textual e pragmática) por meio das quais se procura assegurar a sujeição do texto em relação ao contexto de situação imediato.

III. Construir habilidades e conhecimentos que o capacitem a refletir sobre os usos da língua(gem) nos textos e sobre fatores que concorrem para sua variação e variabilidade, seja a linguística, seja a textual, seja a pragmática.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282