From question 53 to 63, choose the CORRECT answers to fll in the blanks.
Festa Junina, Carnival, feijoada, Samba, Baião and Forró are all represantations of Brazilian ___.
See the image and answer:

What time does our English classes start?
A abordagem, atualmente intitulado de “Approach", é considerado um termo mais abrangente que Método (ensino) e engloba os pressupostos teóricos acerca da língua e da aprendizagem, apresentando variações na medida que os pressupostos variam. Neste caso, seria correto afirmar que a Abordagem da Gramática e da tradução, metodologia com mais tempo de uso historicamente:
I. Surgiu no renascimento e perdura até hoje, com diversas adaptações.
II. Surgiu pelo interesse das Culturas gregas e já não existe, pois possuía apenas finalidades específicas.
III. Basicamente, a AGT consiste no ensino da segunda língua pela primeira, as explicações assim são dadas através de explicações na língua materna do estudante.
IV. É uma abordagem dedutiva, partindo sempre da regra para o exemplo
V. Seu objetivo final era ou ainda é, levar o estudante a cultura e literatura da língua aprendida (L2) adquirindo um conhecimento mais profundo de seu próprio idioma, desenvolvendo inteligência e raciocínio. Assinale a alternativa correta:
Existem “palavras cliché", que em sentido figurado se tornaram sinônimos de tudo que já foi objeto de repetição excessiva, perdendo assim a sua essência, ou seja, com o passar do tempo acabou tendo vários significados, perdendo sua originalidade. Isso também pode ocorrer com ideias que ao longo do seu uso se tornaram “chavão". O verbo “Hacer" pode ter vários entendimentos, dependendo sempre do contexto no qual está inserido; coloque V para as orações em que seu significado está correto e F para falso:
( ) Hacer una película – Ir al cine
( ) Hacer una festa - Organizar una cita con invitados
( ) Hacer un compromiso – Contraer un compromiso
( ) Hacer amistad – Cultivar amigos
Assinale a alternativa correta:
Afirmamos que os pronomes pessoais sujeitos devem estar explícitos quando:
I. Deseja-se dar ênfase ao pronome, ou a sua omissão puder provocar algum tipo de confusão, equivoco ou ambiguidade.
II. Quando se quer substituir o pronome “YO" por um substantivo ou um pronome indefinido.
III. Quando se quer estabelecer um contraste entre sujeitos ou destacá-los.
IV. Quando citamos o nome da pessoa ou nos dirigimos a ela para identifica-la.
V. Quando há elipse do verbo.
Assinale a alternativa correta:
O ensino através das Novas Tecnologias de Informação ( TICs ) vem ganhando destaque como ferramenta de trabalho, principalmente como ferramenta do processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira, a dizer o espanhol, tendo um significativo impacto positivo. Neste processo já não tão inovador, principalmente em outros países, dizemos com relação ao papel do professor:
I. Produtor de conhecimento diante da utilização de um leque de possibilidades de compartilhamento de conhecimento, com gerenciamento adequado das informações obtidas.
II. Conhecer e compreender quais as potencialidades das tecnologias disponíveis deverão ser aplicadas em sala de aula para um ensino-aprendizagem adequado.
III. Demonstrador e introdutor do uso das TICs como recurso pedagógico para facilitar e alargar horizontes educacionais.
IV. Introdutor da linguagem de informática para a utilização da comunicação, ou seja, habilidade comunicativa de uma maneira bem mais ampla e específica.
V. Manipulador dos novos canais de comunicação a serem explorados para o aproveitamento adequado das informações, obtendo ao final uma maior capacidade de raciocínio.
Assinale a alternativa correta:
A língua espanhola nos apresenta traços únicos e marcantes, principalmente na língua falada, um desses traços mais importantes é a repetição de complementos dentro da mesma frase. Quando essa repetição ocorre com dois complementos na mesma frase, exemplo, “La historia se la contaron toda a ella” damos o nome de :
Seguindo as intruções da RAE, analise a construção e a grafa das frases abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Cuando se entere del accidente se pondrás muy triste.
II. Venció mediante mucho esfuerzo e dedicación.
III. Nuestro computador es mucho viejo.
IV. La compré una blusa a mi madre.
V. Le conozco a Oscar desde hace mucho.
Assinale a alternativa correta:
Segundo Cereja & Magalhães (2005), a Figura de Linguagem é normalmente utilizada para tornar mais expressivo o que desejamos comunicar. Usada tanto na linguagem oral quanto na escrita, ela pode ampliar o significado de uma palavra, suprir a falta de termos adequados, ou criar significados e sentidos diferentes. Ela é uma forma de expressão em que as palavras são apresentadas com um sentido diferente daquele em que são convencionalmente empregadas.
Sobre as Figuras de Linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Metáfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso (como, tal qual, que nem, etc).
II. A Metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão ou de implicação.
III. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero.
IV. A Antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.
V. O Paradoxo consiste no emprego de palavras que por serem opostas quanto ao sentido, não se fundem em um enunciado.
Assinale a alternativa correta:
O Pré-Modernismo foi um período marcado pelo sincretismo de tendências artísticas, sem, no entanto, constituir um movimento literário propriamente dito. No Brasil, esse período deu-se, marcadamente no início do século XX (Cereja & Magalhães, 2005). A este respeito, assinale a alternativa incorreta:
Quando desejamos expressar algo a alguém, uma ideia, uma vontade, um argumento, utilizamos a língua para esta realização. Valemo-nos, então, das palavras para tal. Entretanto, ao selecioná-las não o fazemos de modo aleatório, mas sim com uma combinação que é orientada pela forma que estas palavras (artigo, substantivo, verbo, etc) assumem na frase e sua função (sujeito, objeto direto ou indireto etc). A Sintaxe é o campo que estuda como ocorrem estas combinações. A este respeito, afirma-se:
I. A Sintaxe é o estudo das palavras dentro das frases ou orações, da relação que elas criam entre si para compor o significado.
II. É também parte da Sintaxe, o estudo da relação das orações dentro do período.
III. Outros estudos da Sintaxe dizem respeito à análise dos períodos simples e compostos, mas as concordâncias nominal e verbal não são parte dos estudos sintáticos, mas sim, dos estudos morfológicos.
IV. É possível, através da Sintaxe, verificar quais são os termos essenciais, quais os integrantes e quais os acessórios da frase ou oração.
V. Através da análise sintática é possível verificar como se relacionam os termos de uma oração, que é estudado de acordo com o sentido e posição que nela ocupam.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Acerca dos valores semânticos das orações coordenadas e subordinadas, bem como dos conectivos, afirma-se:
I. 'Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.' é uma oração subordinada adverbial final, em que a semântica indica uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal.
II. 'Trabalhou tanto que adoeceu.' é uma oração subordinada adverbial consecutiva, cuja semântica estabelece uma ideia de conformidade entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal.
III. 'Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras na região.' é uma oração coordenada sindética alternativa, em que a semântica expressa alternância, ligando orações que indicam ideias que se excluem.
IV. 'Maria sumiu da festa, porque ninguém mais a viu.' é uma oração subordinada adverbial causal, pois sua semântica indica a causa do efeito expresso na oração principal.
V. 'Ele comprou a passagem e partiu na primeira hora do dia.' é uma oração coordenada sindética aditiva, uma vez que sua semântica estabelece, em relação à oração anterior, uma noção de acréscimo, adição.
Estão corretas as afirmativas:
Para Bakhtin, o texto é uma unidade de manifestação do pensamento, da emoção, do sentido, do significado, e ao se inserir em uma relação dialógica, torna-se um enunciado, isto é, a unidade real de comunicação, um todo de sentido, marcado pelo acabamento e admitindo réplica, uma postura axiológica; mas quando fora desse contexto, é apenas uma entidade linguística, que só tem realidade como texto. Fiorin em seu texto: “Interdiscursividade e Intertextualidade" (2006: 180) acrescenta que “O enunciado é da ordem do sentido; o texto é do domínio da manifestação. O sentido não pode construir-se senão nas relações dialógicas. Sua manifestação é o texto e este pode ser considerado como uma entidade em si." Isto posto, e considerando a relação entre interdiscursividade e intertextualidade, considere:
I. Existem as relações dialógicas que acontecem entre enunciados e aquelas que acontecem entre textos.
II. Existe semelhança entre as relações dialógicas entre enunciados e textos.
III. Qualquer relação dialógica é considerada interdiscursiva.
IV. A intertextualidade só acontece em casos nos quais a relação discursiva é materializada na língua.
Estão corretas as afirmativas:
Nos textos narrativos, é através da voz do narrador que é possível conhecer o desenrolar da história e as ações das personagens, e é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A maneira pela qual a voz das personagens é introduzida na voz do narrador, a isto chamamos discurso. Existem três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em relação ao discurso:
I. O discurso direto é o mais natural e comum dos tipos de discurso. Através de sua utilização, o narrador permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração.
II. O discurso direto é, normalmente, introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso, como os verbos: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, etc.
III. No discurso indireto, as falas das personagens são apresentadas pelo narrador, sendo ele o responsável por falar na vez da personagem.
IV. No discurso indireto, ainda que o narrador seja o responsável por falar pelo personagem, ele não utiliza suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas reações e personalidade.
V. O discurso indireto livre é o mais difícil e o mais dinâmico dos tipos de discurso, uma vez que as falas das personagens se encontram inseridas dentro do discurso do narrador.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
A adolescência é um fator relevante na Metodologia do Ensino do Português para os alunos dos 8ºs e 9ºs anos, pois trata-se de um período de suas vidas em que o desenvolvimento é marcado pelo processo de (re)constituição da identidade, em que ocorrem transformações corporais, afetivo-emocionais, cognitivas e socioculturais. Isso, naturalmente, repercute no tipo de linguagem por eles usada, uma vez que criam modismos, vocabulários específicos, formas de expressão etc, como, por exemplo, as falas das tribos, (surfistas, skatistas, funkeiros etc.). (PCN, 1998: 46-47). Isso posto, analise:
I. No ensino de Língua Portuguesa, considerar a condição afetiva, cognitiva e social do adolescente implica a possibilidade de um fazer reflexivo, em que se busca construir um saber sobre a língua e a linguagem e sobre os modos como as opiniões, valores e saberes são veiculados nos discursos orais e escritos.
II. A mediação do professor neste caso é fundamental, pois cabe a ele mostrar ao aluno a importância que, no processo de interlocução, a consideração real da palavra do outro assume, concorde-se com ela ou não.
III. Ao organizar o ensino, é fundamental que o professor tenha instrumentos para descrever a competência discursiva de seus alunos, no que diz respeito à escuta, leitura e produção de textos, de forma a planejar o trabalho em função de um aluno ideal para o ciclo.
IV. A escola deverá organizar um conjunto de atividades que possibilitem ao aluno desenvolver o domínio da expressão oral e escrita em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de produção social e material do texto.
Estão corretas as afirmativas: