Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11771 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Após regular processo administrativo disciplinar, Ramsés, Bombeiro Militar, foi penalizado com a sanção de advertência. Inconformado com a pena aplicada, pois entende que foi injustiçado, ele planeja recorrer da decisão.

Nesse contexto, sobre os recursos disciplinares previstos no Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

Em relação à Lei Estadual n° 11.383/1990, que dispõe sobre as promoções dos oficiais da ativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com o que preconiza o Protocolo de Suporte Básico de Vida do CBMGO, no que se refere ao atendimento pré-hospitalar, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre a modernização da agricultura e a urbanização do território goiano, assinale a alternativa INCORRETA.

No que diz respeito à Constituição do Estado de Goiás, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

(   ) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes do Estado, excetuados os Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
(   ) Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.
(   ) O Estado e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores eleitos pelos próprios pares.
(   ) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

Moisés, bombeiro militar, está afastado temporariamente do serviço ativo (em gozo de licença para tratamento de saúde própria), pois foi diagnosticado com uma grave doença, em estágio inicial. Nesse caso, à luz do Estatuto dos Bombeiros Militares do Estado de Goiás, Moisés deverá ser agregado após ultrapassado(s)

Assinale a alternativa correta de acordo com o Estatuto dos Bombeiros Militares do Estado de Goiás.

Conforme o Manual Operacional do Corpo de Bombeiros de Goiás, sobre Combate a Incêndio Urbano, quando há a diminuição de oxigênio no ambiente incendiado, seguido de acúmulo de gases, fumaça e partículas ainda não queimadas, ao ser feita a abertura de forma errada, causando a oxigenação do local, ocorre o fenômeno denominado

Em uma situação hipotética, Gabriel, Bombeiro Militar, está realizando a avaliação primária em uma vítima. Para essa situação, o Protocolo de Suporte Básico de Vida do CBMGO traz uma sequência de etapas a serem seguidas, apresentada pelo mnemônico “XABCDE”, conforme a seguir:

1. Circulação.
2. Nível de resposta neurológica.
3. Controle de grandes hemorragias.
4. Exposição da vítima.
5. Desobstrução de vias aéreas com controle cervical.
6. Respiração e frequência respiratória.

Qual é a ordem correta das etapas que Gabriel deve seguir nesse atendimento?

Na avaliação secundária, deve-se realizar, na sequência correta, um exame objetivo específico, para localizar ferimentos, sangramentos, afundamentos, desvios, hematomas e demais alterações. A sequência que deve ser seguida é:
(A) membros inferiores; membros superiores; pelve; abdome; tórax; pescoço; face e crânio. (B) crânio e face; pescoço; tórax; abdome; pelve; membros superiores e membros inferiores. (C) crânio e face; pescoço; membros superiores; tórax; abdome; pelve e membros inferiores. (D) crânio e face; pescoço; tórax; membros superiores; abdome; pelve e membros inferiores. (E) tórax; abdome; pelve; pescoço; crânio e face; membros superiores e membros inferiores.

Na avaliação secundária, deve-se realizar, na sequência correta, um exame objetivo específico, para localizar ferimentos, sangramentos, afundamentos, desvios, hematomas e demais alterações. A sequência que deve ser seguida é:

Um Bombeiro Militar, ao atender uma chamada, depara-se com uma vítima não responsiva, apresentando ventilações ausentes ou respiração agônica (gasping) e sem pulso central palpável.

De acordo com o Protocolo de Suporte Básico de Vida do CBMGO, deve-se reconhecer esse indivíduo como sendo uma vítima de

Atente às palavras em destaques nas orações abaixo, todas foram retiradas do texto “O copo de café quente do McDonald's”. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) “um processo é considerado frívolo” – o vocábulo frívolo deve ser classificado como um adjetivo e uma palavra proparoxítona.

(   ) “o prêmio de indenização punitiva do júri ganhou as manchetes” – o vocábulo júri deve ser classificado como um substantivo e uma palavra paroxítona.

(   ) “O café não deveria estar quente” – o vocábulo café deve ser classificado como um substantivo composto e uma palavra oxítona.

(   ) “comprou uma xícara de café para viagem em um drive-thru” – a expressão drive-thru foi grafada em itálico, pois, representa uma palavra de origem estrangeira que não foi traduzida ou abrasileirada.

(   ) “Ciente da procrastinação do McDonald's” – o vocábulo McDonald’s deve ser classificado como um advérbio de modo, pois indica que a rede pertence à família Donald.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

As noções de sintaxe de colocação pronominal, ou seja, as classificações pela posição do pronome são definidas por

(1) próclise que ocorre quando o pronome antecede o verbo;

(2) mesóclise é quando o pronome se coloca no meio do verbo;

(3) ênclise se refere ao pronome colocado no final do verbo.

 

Leia o excerto retirado do texto e assinale a alternativa em que o uso do pronome e sua classificação estejam corretos:

“A política corporativa do McDonald's era servi-lo a uma temperatura que pudesse causar queimaduras graves em segundos”.

Considerando a simbologia dos conectivos lógicos proposicionais, uma frase que representa a proposição composta (p → ~q) ↔ r, é:

De acordo com as disposições constitucionais sobre o Superior Tribunal de Justiça, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, trinta e três Ministros.

( ) Os Ministros do Superior Tribunal de Justiça serão nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria simples do Senado Federal.

( ) Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente, as revisões criminais e as ações rescisórias de seus julgados

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282