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O processo de envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que se estima para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. O envelhecimento pode ser compreendido como:

Ao prestar assistência ao paciente com lesão infectada ou colonizada, ferida com tecido necrótico e queimaduras de 3º grau, é contraindicado o uso da cobertura à base de:

O HIV é um retrovírus, sendo também amplamente conhecido como vírus da imunodeficiência humana. Atualmente sua disseminação populacional diversificou os grupos de risco de contágio, incluindo até populações idosas com vida sexual ativa. Algumas das formas de transmissão deste vírus estão apresentadas na seguinte alternativa:

De acordo com a Portaria nº 4.279/10, as Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Alguns fundamentos que devem ser considerados para assegurar resolutividade na rede de atenção são:

“Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.” O enunciado se refere à Vigilância:

Um dos maiores desafios da prática da Atenção Primária é manter-se adequadamente atualizada, considerando a quantidade cada vez maior de informações disponíveis. Uma ferramenta muito utilizada na prática clínica atualmente é a medicina baseada em evidências.
Entre os principais tipos de estudo, há aqueles que são experimentais, longitudinais, de intervenção, controlados e com alocação específica, podendo ser não cegos, unicegos ou duplo cegos, sendo este último considerado o padrão-ouro dos estudos por diminuir o efeito de variáveis de confusão e permitir a padronização da qualidade e quantidade dos fatores, tornando os resultados mais seguros, pois o paciente e o médico não sabem qual grupo está com o placebo e qual está com a medicação, informação esta apenas do conhecimento do organizador do estudo.
O texto acima se refere ao seguinte tipo de estudo:

O ensaio de palheta tem como objetivo determinar a resistência não drenada do solo in situ. Este ensaio é conhecido como:

O nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, de modo a possibilitar que o elemento de fundação e sua armadura penetrem no bloco de coroamento, denomina-se:

Nos rebaixamentos de calçadas, a faixa livre de circulação de pedestres e portadores de necessidades especiais deverá possuir uma largura mínima, em metros, de:

Para ser considerado do tipo convencional, o concreto deverá possuir o valor de resistência, em MPa, até:

O orientador educacional possui um documento que é essencial para nortear os seus trabalhos, além de poder constituir fonte de consulta para a equipe pedagógica. Esta consulta pode auxiliar no relacionamento e na integração da programação da escola. O documento referido é o:

A administração como é entendida e realizada hoje é produto de longa evolução histórica e traz a marca das contradições sociais e dos interesses políticos em jogo na sociedade. A administração escolar deve estar atenta aos pressupostos teóricos e documentos que norteiam a educação. Esta orientação na escola se dá, essencialmente, por meio de:

As práticas do bullying podem ser consideradas formas sutis de violência, que geralmente envolvem colegas da mesma sala de aula, gerando comportamentos agressivos que podem ser classificados em diferentes formas. Uma dessas formas leva a vítima ao isolamento social, desenvolvendo uma atitude de insegurança e dificuldade de se relacionar, muitas vezes tornando-se uma pessoa retraída e indefesa. Estamos falando do seguinte tipo de bullying:

Nas sociedades complexas, em que o acervo cultural é muito vasto, torna-se necessário sistematizar uma parte significativa desse patrimônio cultural, para garantir sua transmissão às novas gerações, em um certo espaço de tempo e dentro de uma determinada sistemática, achada a mais conveniente naquele momento histórico e dentro daquele quadro cultural. Surge, então, a escola, instituição social criada, especificamente, para educar e ensinar. Educar é um termo mais amplo que ensinar, pois, enquanto a educação refere-se ao processo de formação humana, o ensino é:

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