Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4926 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O conceito de software livre aplica-se a softwares gratuitos e de código aberto. Dentre os softwares abaixo, aquele que se encontra nessa categoria é:

Antes, nós tínhamos a escola regular e a escola especial, separadamente. A educação inclusiva aparece para acabar com essa separação. Ela é a educação especial dentro da escola regular com o objetivo de permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a diversidade.
A educação inclusiva não é a mesma coisa que a educação especial. A educação especial é uma modalidade de ensino que tem a função de promover o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, e que abrange todos os níveis do sistema de ensino, desde a educação infantil até a formação superior. Ela é responsável pelo atendimento especializado ao aluno e seu público-alvo são os alunos com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, intelectual, física ou múltipla), com distúrbios de aprendizagem ou com altas habilidades (superdotados).

A educação inclusiva é uma modalidade de ensino na qual o processo educativo deve ser considerado como um processo social, em que:

O patógeno ao qual o texto faz referência é mais próximo em termos de parentesco ao causador do(a):

Desempenhando um importante papel na captura de presas, as ampolas lorenzinianas podem ser encontradas em:

O ano de 2019 põe fim a uma década sombria na crise climática que atinge todo o planeta, devido ao acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera, segundo a maioria dos cientistas. Assim alerta a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que apresentou nesta terça-feira na COP25, conferência realizada em Madri, seu relatório anual sobre o estado do clima.
"2019 encerra uma década de calor global excepcional, perda de gelo e recorde no aumento do nível do mar (...)”

(https://brasil.elpais.com/brasil/2019/12/01/ciencia/1575204181_977935.html, adaptado. Publicado em 03/12/2019)

Sobre a questão ambiental mostrada na reportagem, é correto afirmar que:

As briófitas são seres que em geral crescem em locais úmidos nas florestas temperadas e tropicais ou ao longo das margens de cursos d’água ou terras úmidas, mas muitas espécies podem ser encontradas em lugares secos como os desertos.
Elas são importantes colonizadoras iniciais de superfícies de rochas e solos nus. São muito sensíveis à poluição do ar, e geralmente estão ausentes ou representados apenas por poucas espécies em áreas bastante poluídas.

(Adaptado de RAVEN, Peter H; EVERT, Ray F; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.)

A respeito das briófitas, analise as afirmativas a seguir:

I – Todas são dioicas.
II – Há espécies dioicas e há espécies monoicas.
III – A fase gametofítica é diploide.
IV – Os esporófitos crescem sobre os gametófitos.
V – Muitas briófitas se reproduzem assexuadamente por fragmentação.

Estão corretas, apenas, as afirmativas:

A pancreatectomia é a cirurgia de retirada do pâncreas, considerada por muitos oncologistas como a forma mais eficaz de curar o câncer de pâncreas.

No caso da remoção total do pâncreas, o tipo de nutriente que deixará de ser digerido pelo organismo é:

Segundo Nieman (1999) os jovens estão cada vez mais obesos. Ele afirma ainda que metade das crianças obesas em idade escolar tornam-se adultos obesos, e mais de 80 por cento dos adolescentes obeso permanencem desse jeito na vida adulta.
O autor citando Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que fala das orientações dadas a escolas para combater esse cenário, defende que as escolas são encorajadas a:

A Educação Física é uma disciplina escolar de total importância na vida das crianças e também no histórico escolar. Para Ayala (2008), quando pensamos em Educação Física, logo imaginamos exercícios físicos, jogos, esportes e competições, mas devemos imaginar que esse componente curricular vai muito além. Nessa vertente, o ensino de atividades circenses surge como uma possibilidade de ampliação desse leque. Entre os materiais relativos às práticas circenses para o uso em aulas de Educação Física Escolar, podemos destacar as seguintes:

Na área de conhecimento da Educação Física, Adams et al. (1985) propõem que os objetivos da educação física devem envolver os aspectos social, emocional, interpretativo, orgânico e neuromuscular. Nesse sentido, a Educação Física pode se apropriar do conteúdo da natação para alcançar os objetivos propostos por Adams et al. (1985). Entre as diferentes metodologias para o ensino da natação, há o “conceito Halliwick”. Assinale a alternativa que corresponde à definição deste conceito.

“No atual contexto [...], autores libertários têm sido (re)descobertos; não mais (ou não necessariamente) “museologicamente”, como “achados arqueológicos” destinados a alguma exposição em algum cantinho do “museu do pensamento crítico”, mas sim como “armas”, cuja letalidade, mesmo no caso de autores do século XIX e início do século XX como Reclus e Kropotkin, ainda não se perdeu por completo.”

(SOUZA, Marcelo Lopes de. Uma Geografia marginal e sua atualidade: A linhagem libertária. Primeiro Colóquio Território Autônomo, 2010.)

A respeito dos pensadores Reclus e Kropotkin, pode-se afirmar corretamente que, ao longo da história da Ciência Geográfica:

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e determine se estão certas ou erradas

I – A influência do Dipolo do Oceano Índico (conhecido como El Niño do Índico), que se refere à diferença nas temperaturas da superfície do mar em regiões opostas do oceano, foi positiva no último ano – o que significa a ocorrência de menos chuvas e, consequentemente, mais secas, em determinadas porções da Austrália, favorecendo os incêndios florestais.

II – Na Sibéria, a terra seca e as temperaturas muito mais quentes do que a média normal, combinadas com relâmpagos e ventos fortes, fizeram com que as labaredas se espalhassem de forma agressiva. A queima foi sustentada pelo solo da floresta, composto de turfa descongelada, exposta e seca – substância com alto teor de carbono.

III – Na Floresta Amazônica, não há incêndios naturais, dada a característica de um ambiente muito úmido – o qual, inclusive, é o responsável por não permitir a formação de uma área desértica no Brasil, graças aos “rios voadores”. O fogo teria iniciado, em sua maior parte, de um processo de desmatamento, com a derrubada da vegetação, sua colocação ao sol para secar e posterior realização da queimada para “limpar a área” e abrir espaço.

IV – Em diversos ecossistemas australianos, a maioria dos incêndios ocorre naturalmente e com uma certa frequência, assim como nas florestas costeiras da Califórnia (EUA). Ou seja, as queimadas acontecem em sua maior parte de forma natural, pela incidência de raios. No entanto, os efeitos das mudanças ambientais (incluindo as climáticas) exacerba tal condição natural, elevando as temperaturas e prolongando períodos de seca – o que favorece a propagação do fogo.

A alternativa que apresenta a sequência adequada é:

No livro “Globalização: as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o autor expõe logo de início que “[...] a globalização tanto divide como une; divide enquanto une – e as causas da divisão são idênticas, às que promovem a uniformidade do globo”.

(BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999).

Por essa breve reflexão, é possível afirmar que o autor considera o fenômeno da globalização como um movimento preocupante para a sociedade global na medida em que traz graves consequências. De acordo com seus conhecimentos e com a reflexão de Bauman, é possível afirmar que suas preocupações estão ligadas a:

  1. Aumento da segregação espacial.
  2. Progressiva desterritorialização dos Estados-nações.
  3. Crescimento de migrações em massa.
  4. Perda de soberania política.
  5. Enfraquecimento de capital cultural.

Entre as afirmativas destacadas, estão corretas apenas:

A matriz energética mundial e a matriz energética brasileira apresentam significativas diferenças, como pode ser visto na figura a seguir.

Figura 1- Matriz energética mundial

Figura 2 – Matriz energética brasileira

Fonte: EPE, 2018.

Tendo essas diferenças como parâmetros interpretativos e, baseando-se em seus conhecimentos, identifique os itens certos e os itens errados, sobre as afirmações expostas.
( ) O Brasil, de certa forma, não apresenta dependência estratégica de fontes fósseis de energia, ao contrário do resto do mundo.

( ) O incentivo em relação à energia de biomassa é definitivamente um potencial pouco explorado nas recentes gestões governamentais brasileiras.

( ) O petróleo é uma commodity em franca decadência no mundo e no Brasil.

( ) O investimento em energia nuclear deveria ser uma prioridade na agenda política brasileira para favorecer ainda mais a nossa matriz energética.

Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

A concepção de um mapa é um processo criativo durante o qual o cartógrafo, ou o criador do mapa, tenta transmitir a mensagem do objetivo do mapa. Os principais objetivos na concepção de mapas são compartilhar informações, destacar padrões e processos e ilustrar os resultados. Nesse sentido, as afirmativas a seguir apresentam alguns controles que, segundo Robinson et. al. (1993), podem ser definidos sobre o processo de concepção dos mapas. Assinale a única alternativa INCORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282