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Por definição, segundo Quadros e Karnopp, “orientação da palma da mão é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal”. Ao realizar o sinal corretamente, a palma da mão fica para:

No Brasil, observa-se a tentativa de contemplar a diversidade humana na Lei da Libras nº 10.436/2002 e Decreto 5626/2005, documentos oficiais que trazem pela primeira vez a nomenclatura surdo, em contraposição a deficiente auditivo, conforme os anseios da comunidade surda. De acordo com o artigo 22 parágrafo I e II do referido Decreto, a Libras deve ser ofertada para as crianças surdas da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, inclusive em classes:

Segundo Ferreira-Brito, é um sinal que utiliza um conjunto específico de configurações de mãos para representar objetos incorporando ações. Marque a alternativa para essa denominação.

A Libras não pode ser estudada tendo como base a Língua Portuguesa, porque tem gramática diferenciada, independente da língua oral. A ordem dos sinais na construção de um enunciado obedece regras próprias que refletem a forma de o surdo processar suas ideias, com base em sua percepção:

Texto para responder à questão.

Um substantivo pode ter significados diferentes dependendo do gênero. A opção em que o substantivo destacado assume sentidos diferentes, quando usado no masculino ou no feminino, é:

Texto para responder à questão.

No terceiro parágrafo, o substantivo MARINA foi grafado com letra maiúscula, seguindo a mesma regra empregada para:

Texto para responder à questão.

Assinale a opção em que todas as palavras foram corretamente separadas em sílabas.

Durante a digitação de textos no editor Word 2013 BR, é comum o acionamento de ícones como recurso para obtenção da arte final. Nesse sentido, para alterar a cor da fonte utilizada, deve-se acionar o seguinte ícone:

A computação em nuvem é um recurso que surgiu para fornecimento de serviços de computação, como servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise, utilizando a "nuvem", que nada mais é do que a própria Internet. As empresas que oferecem esses serviços de computação são denominadas provedoras de nuvem. Atualmente, dois exemplos desse tipo de serviço são conhecidos por:

Em 2003, o MEC lança o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, com vistas a apoiar a transformação dos sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, promovendo um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros para a garantia do direito de acesso de todos à escolarização, à oferta do Atendimento Educacional Especializado e à garantia da:

"É muito diferente acreditar que uma criança tem um déficit cognitivo ou pensar que ela está com um déficit cognitivo." (Ramozzi-Chiarottino). Neste último caso, o déficit pode ser reduzido quando há um fator orgânico limitante, ou até mesmo superado se a criança participar, em tempo hábil, de um processo educativo que atenda às suas (aos seus):

Segundo Campbell, "[...] os sistemas educacionais devem garantir o acesso aos conteúdos básicos a todos os alunos, inclusive àqueles com necessidades especiais [...]" Portanto, é preciso educar todos os alunos buscando alternativas viáveis de acordo com as potencialidades e necessidades de cada um. Desse modo, para que o currículo inclusivo seja colocado em prática, precisa-se de educadores comprometidos e mediadores do processo de ensino e aprendizagem, capazes de oferecer aos seus alunos um currículo:

A Educação Infantil é o momento de interação da criança com o mundo, com todos os que a cercam e com ela mesma. Com isso, o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado desde o nascimento. Conforme Piaget, o período do desenvolvimento da criança que se inicia com a capacidade do pensamento representativo, ou seja, a criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento, fato que possibilita a aprendizagem da fala (que começa bem mais cedo, mas se desenvolve mais rapidamente aqui) e as brincadeiras de "faz de conta", é denominado:

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Sobre brincar é correto afirmar que:

Conforme Proposta Pedagógica para as Escolas de Educação Infantil de Rio Branco -Acre, no art. 13, compete a instituição de Educação Infantil elaborar e executar seu Projeto Político Pedagógico, observando que:

I. O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição, ou seja, o instrumento norteador das ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas pela escola.

II. Constitui-se em um documento obrigatório, cuja elaboração é de responsabilidade da equipe gestora, pais, professores, funcionários e representantes da comunidade.

III. É independente das diretrizes curriculares e da legislação de ensino vigente no país.

IV. Deve expressar a identidade da instituição, as características dos alunos e de seu ambiente socioeconômico.

V. Oriente para a tomada de decisões assegurando flexibilidade ao processo de sua execução.

Estão corretos apenas os itens:

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