Escravidão negra, latifúndio e monocultura. No início da década de 1960 afirmava-se ser este o conjunto de fatores em que se assentara a economia brasileira do século XVI ao XIX, como resultado da sua forma de integração ao mercado mundial na qualidade de área subsidiária da Europa, produtora de artigos tropicais e, posteriormente, de metais preciosos. Esta concepção, excessivamente reducionista, com frequência se associava à concepção dos ciclos da economia colonial ( ... ) CARDOSO, C. F. S. O trabalho na colônia, in: UNHARES, M. Y e outros. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
Cardoso refere-se a uma "concepção excessivamente reducionista" da História do Brasil colonial, porque a historiografia tradicional:
Não houvera, em absoluto, guerras mundiais. No século XVIII a França e a Grã-Bretanha tinham combatido numa série de guerras cujos campos de batalha começavam na Índia, passavam pela Europa e chegavam à América do Norte, cruzando os oceanos do mundo. Entre 1815 e 1914 nenhuma grande potência combateu outra fora de sua região imediata, embora expedições agressivas de potências imperiais ou candidatas a imperiais contra inimigos mais fracos do ultramar fossem, claro, comuns. HBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX, 1914- 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
As últimas décadas do século XIX e a primeira do século XX foram de relativa paz mundial, um cenário que mudou em 1914 quando:
A globalização pode ser definida como um processo histórico de crescente interligação econômica, social e cultural entre os diferentes povos e países. Esse processo é antigo e teve início com as Grandes Navegações europeias dos séculos XV e XVI, que colocaram frente a frente povos da Europa, África, Ásia, América e Oceania, impulsionando a constituição da economia-mundo. BOULOS Jr. Alfredo. História: sociedade e cidadania. São Paulo: FTD,2013.
Como principais características da globalização pode-se citara(o):
The number 2000 in lhe text (1st paragraph) refers to the number of:
Choose the correct alternative that completes the sentence below.
Rania likes to read novels.
She is very interested:
Choose the verb that completes the sentence below correctly:
When the students arrived in the classroom, the exam:
Choose the correct translation of the sentence below:
The students can't smoke cigars in the library.
Assinale o aspecto material que pode comprometer a compreensão de um texto.
Observa-se um caso inadmissível de colocação pronominal:
A expressão TIPO TEXTUAL é usada para designar:
Representante da poesia Árcade brasileira:
Assinale a alternativa que apresenta o domínio da solução da equação:

Para a construção de um objeto tridimensional computacionalmente, um operador utiliza a técnica de revolução que consiste em rotacionar uma figura bidimensional em torno de um eixo. Pensando nisso, marque a alternativa que apresenta o volume do sólido formado, em unidade de volume, a partir da revolução, em torno do eixo vertical, da figura apresentada abaixo:

Ferreiro e Teberosky afirmam em suas pesquisas que as crianças constroem hipóteses sobre a linguagem escrita. Essas hipóteses passam por alguns níveis. No nível de hipótese pré-silábico a leitura é realizada de modo:
Alunos que se encontram em hipótese de escrita de nível silábico: