Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4926 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Luckesi (2011, p.73), afirma que "A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais[ .. .]" A corrente de pensamento liberal na educação difunde a ideia de:

"Os seres vivos surgiram da matéria orgânica, ou seja, ao lado dos rios, das pedras, nasciam as cobras e as rãs, das frutas se originavam os vermes:' (John T Needham)

Muitas foram as teorias que tentaram descrever como a vida surgiu no planeta Terra. O fragmento acima relata a ideia de uma dessas Teorias. Assinale a afirmativa correta que corresponde a Teoria citada no fragmento:

Segundo Lamarck os órgãos dos organismos se aperfeiçoavam com o uso e enfraqueciam com o desuso. Essas mudanças então eram transmitidas para seus descendentes. O exemplo mais característico para explicar essa lei, foi o do pescoço das girafas que cresciam a medida que elas o esticavam para alcançar seu alimento. A ideia evolucionista contida na imagem e no texto é uma referência à:

Observe as afirmativas abaixo:

I. São plantas comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do sol e avasculares.

II. São traqueófitas, ou seja, possuem vasos condutores.

III. Não apresentam flores e frutos verdadeiros.

IV. Tem fruto protegendo a semente.

As características citadas acima correspondem, respectivamente, as classes de planta descritas na afirmativa:

Sabe-se que as membranas de células eucarióticas diferem-se uma das outras nos organismos, isso ocorre porque:

Um trem se desloca entre as cidade Alfa e Beta. Sabendo que a distância entre as duas cidades é de 500 km e que o percurso iniciou às 8 horas e terminou ao meio dia. Sabendo disso, a velocidade média que o trem alcançou foi de:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Assinale a opção que destaca um dos importantes critérios para a avaliação em Educação Física.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor poderá fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar a participação de alunos especiais nas aulas regulares de Educação Física. A integração das crianças especiais está balizada pelo princípio de que a aula de Educação Física:

Em estudos e pesquisas, como o de Piaget, existe uma preocupação considerável com a cultura infantil, onde o autor parte da ideia de que o conhecimento é oriundo da interação do sujeito com seu meio e privilegia o conteúdo jogos e propõe a educação simbólica, dos ensinos e movimentos. Qual abordagem pedagógica está inserida a descrição acima.

Em um dia quente e úmido, após uma aula de atletismo, onde foram ministradas atividades com predominâncias aeróbicas, ao ar livre, o professor de Educação Física deve orientar seus alunos que procurem se preocupar, ingerindo:

Ao longo do ano, a relação entre a Terra e o Sol é modificada por causa dos movimentos do nosso planeta. Duas das consequências são as estações do ano e o movimento aparente do sol fazendo com que exista uma variação da insolação nos diferentes lugares. Em uma casa com formato quadrado, localizada no município de Cujubim, com quatro janelas, cada uma em uma das paredes. E considerando que as paredes estão exatamente voltadas para os pontos cardeais, pode-se afirmar que, as duas janelas que mais recebem raios solares, entre seis da manhã e meio dia, no solstício de verão para o hemisfério sul, é:

"O zênite da Guerra Fria foi alcançado no momento em que duas graves crises sucessivas colocaram à prova a resolução das superpotências e, ao mesmo tempo, comprovaram o perigo intolerável de uma guerra total. A primeira ocorreu em Berlim, em 1961, e resultou na construção do Muro de Berlim. A segunda foi a Crise dos Mísseis, em Cuba, em 1962." (MAGNOLI, Demétrio. O Mundo Contemporâneo. 2ª edição. São Paulo:Atual, 2008, p. 99)

A divisão bipolar da Guerra Fria é a principal característica da organização político, econômica, militar e cultural do mundo. A divisão militar do período foi marcada principalmente pelas seguintes instituições:

Com base na figura a seguir, pode-se afirmar a seguinte relação entre altitude e pressão atmosférica:

A última grande classificação do relevo brasileiro foi elaborado por Jurandyr Ross, que dividiu o território nacional em, aproximadamente, trinta unidades morfoestruturais. Na macrorregião norte, a unidade de relevo que predomina em extensão territorial é:

No período que antecedeu a convocação dos Estados Gerais, a burguesia ampliou sua inserção na sociedade francesa. Detentores da riqueza, os burgueses estavam em todos os lugares. Exerciam funções públicas e controlavam as atividades econômicas, o que fazia com que fossem privilegiados em termos do conhecimento da situação geral da França e passassem a divulgar esses conhecimentos. FALCON, F. e RODRIGUES, A E. A formação do Mundo Moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Durante a crise do Antigo Regime, na França, a burguesia:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282