A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações- CBO sob o código 5162, que define o cuidador como alguém que "cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida". Tal ocupação exige observação constante, pois o cuidador e a pessoa a ser cuidada podem apresentar sentimentos diversos e contraditórios, o que torna o ato de cuidar uma atividade:
Segundo González, a introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas escolas, em diferentes áreas do currículo, deve promover um nível satisfatório de autonomia preparando os alunos para se integrarem em seu meio:
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil significa: I. compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. II. valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. III. integrar vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. IV. entender que não se pode mimar a criança, haja vista que uma das expectativas da família é a educação integral e disciplinar desenvolvida nas escolas. Está correto apenas o que se aponta em:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:
Sobre espaço físico e recursos materiais, pode-se afirmar que: I. deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. II. seja versátil e permeável à sua ação, sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. III. deve ser pensado e arranjado de forma que não haja mudanças haja vista a necessidade de a criança sentir-se segura em um lugar em que tudo está no mesmo lugar. IV. os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são um meio que auxilia a ação das crianças. V. os brinquedos e demais materiais, para segurança da integridade física da criança, devem estar dispostos de forma inacessível. Está correto apenas o que se afirma em:
A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamento(s):
Apropriar-se, o funcionário público, de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio, incorrerá na prática do crime de:
A integralidade da atenção à saúde constitui um dos princípios orientadores do sistema de saúde brasileiro, conforme preconiza o texto constitucional. A integralidade compreende ações e serviços voltados para a:
O processo de planejamento no SUS tem como uma de suas diretrizes:
O Conselho de Saúde, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, deve atuar na:
Ter um profissional surdo ou com capacitação profissional entre os demais professores na escola é necessário no processo de inclusão e de aquisição linguística. No planejamento de atividades, este profissional será de grande importância, enfatizando o respeito às condições peculiares dos surdos. A este propósito, Quadros esclarece que a educação de surdos, tendo uma proposta bilíngue, deve gozar de um currículo organizado com perspectiva:
Texto para responder à questão.
Do ponto de vista da norma culta, a única substituição de posição e/ou uso pronominal que poderia ser feita, sem alteração de valor semântico e linguístico, seria:
Texto para responder à questão.
Na frase “Só que às avessas, ensinando não como ser feliz, mas como não ser.", o acento indicativo de crase, presente em ÀS, foi usado porque:
Texto para responder à questão.
“Para arrematar nossa conversa, disse-lhe" o trecho “Para arrematar nossa conversa" pode ser adequadamente substituída, sem mudança de seu sentido original, pela seguinte oração:
Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, incorrerá na prática do crime de: