Na etapa química da fotossíntese ocorre:
Plástico já entrou na cadeia alimentar terrestre. Estudo mostra que:
[...] Apesar de há anos existirem estudos sobre a entrada do plástico na cadeia alimentar marinha, este seria o primeiro a documentar o fenômeno no entorno terrestre.[...]
[...] Analisando o solo, as minhocas e as fezes de galinhas domésticas de dez hortas na reserva mexicana, a equipe detectou a presença de plástico na terra e até dentro dos animais terrestres – o que, considerando que eles são uma fonte de alimento para muitas pessoas, representa um risco à saúde humana.
[...] As minhocas acabam ingerindo o plástico junto com a terra. Assim, quando são devoradas pelas galinhas, transportam essas substâncias para dentro do estômago e das moelas das aves, que, por sua vez, são ingeridas por humanos. Também é possível que as galinhas se contaminem diretamente, ingerindo plástico do solo ao beliscar pedaços que estão aderidos a restos de comidas. [...]
(Disponível em https://goo.gl/QdWgE9 - Acesso em: 14 de maio de 2017)
Considerando que as minhocas se alimentam exclusivamente de detritos vegetais, presentes no solo, na cadeia alimentar, presente no fragmento anterior, o homem faria o papel de:
Entre os vários reinos formados durante a Alta Idade Média, um deles merece atenção especial. A importância deste reino está vinculada à consolidação do cristianismo na Europa Ocidental e à generalização das relações de vassalagem e suserania. Esses povos, que foram aliados dos romanos até o século V, assumiram o domínio político da Gália sob a liderança de Clóvis I, da dinastia Merovíngia. A dinastia recebe esse nome, pois, nessa época, tais povos ainda eram pagãos e se consideravam descendentes de uma divindade marinha nomeada Meroveu. Esse texto refere-se ao reino dos:
Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi grande parte da luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793.
(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia. das Letras).
Sobre a influência da Revolução Francesa no contexto histórico mundial é correto afirmar que:
Para uma melhor compreensão das origens do fascismo e do nazismo, é necessário ter em mente que a Revolução Russa de 1917 favoreceu a expansão dos partidos de esquerda, que defendiam a implantação do socialismo em vários países do mundo. As forças políticas e sociais conservadoras, em toda a Europa, temiam a expansão da Revolução Russa para dentro de suas fronteiras e, por isso, estavam dispostas a combater os comunistas. Somada ao medo do socialismo, havia a insatisfação com os resultados da Primeira Guerra. A Itália, por exemplo, esperava ganhar territórios alemães na África por ter lutado do lado das potências vencedoras, o que não aconteceu. Já a Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes e, por isso, alimentava um sentimento de revanche. Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre assunto leias as afirmativas. I. O totalitarismo foi uma característica do fascismo que visava ao predomínio dos interesses do Estado sobre os individuais, sendo o particular mais importante que o coletivo. II. Para os fascistas, a guerra não seria prova de quem é o mais forte e todos podem governar. III. Os fascistas defendiam a existência de um governo forte e centralizado, ou seja, um governo ditatorial. Está correto apenas o que se afirma em:
A influência europeia no desenvolvimento cultural do Brasil durante o Segundo Reinado ocorreu, em especial, no esforço da Corte em reproduzir, em terras tropicais, o fenômeno dos salões que se espalhavam por toda a Europa. A cultura nacional, no Segundo Reinado, também apresentou, como destaque o(a):
Sobre o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de João Pessoa, está correto afirmar que:
Texto para responder à questão.
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. O texto apresenta um personagem narrador que vive seu presente, mas conta algo que ocorreu no passado. II. O personagem narrador conta algo que se passa em seu momento presente. III. A estratégia utilizada na construção do tempo narrativo intenciona a percepção de que os fatos passados têm muita importância e afetam o presente. Está correto apenas o que se afirma em:
Acerca da Jurisprudência dos Tribunais Superiores quanto à Responsabilidade Civil do Estado, assinale a assertiva correta.
O ato de provocar animosidade entre as classes armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis, previsto na Lei n° 1.079/1950 (Lei dos Crimes de Responsabilidade), é classificado como crime de responsabilidade contra o(a):
O Instituto de Previdência do Município de João Pessoa tem, entre seus princípios, o seguinte item:
Considerando que Prefeito e Vice-Prefeito do Município X vieram a óbito em um acidente de carro, como são estabelecidas suas sucessões, de acordo com o entendimento do STF?
O processo de tomada de decisão auxilia na solução de problemas ou no enfrentamento de situações adversas. É fato recorrente que, nestes processos, se verifique um elevado grau de subjetividade nas decisões individuais. Observa-se que, em razão da complexidade do ambiente, não existem decisões ótimas e absolutas, ou seja, o decisor precisa escolher entre distintos cursos de ação, cada qual! com suas vantagens e desvatagens, segundo seus critérios de eficiência. Esta circunstância representa um conceito em processo decisório, denominado:
A Lei n° 8.666/1993 assume alguns princípios informativos com relação aos procedimentos licitatórios, alguns deles até de forma expressa. Com relação a esses aspectos da lei de licitações, analise as assertivas a seguir.
I. O fato de que todos os licitantes devem ser tratados igualmente, em termo de direitos e obrigações, devendo a Administração pautar-se por critérios objetivos, traduz a essência do princípio da impessoalidade.
II. A exigência de que a licitação deve ser amplamente divulgada atende ao princípio da publicidade.
III. Na licitação pública, a prescrição que veda o estabelecimento de condições que impliquem preferência de um determinado licitante em detrimento dos demais constitui o princípio da igualdade.
Está correto o que se afirma em:
Quanto à entidade produtora, os arquivos podem ser: