Avaliar é mais que medir, é verificar se as metas de aprendizagem foram alcançadas e suas competências, desenvolvidas. A avaliação educacional é um dos instrumentos pedagógicos da prática docente.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Para oferecer o adequado atendimento aos estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais, a educação especial demanda organização e atuação colaborativa entre diferentes atores escolares, entre eles, os professores atuantes nas classes comuns e na educação especial. Em relação às categorizações desses professores, mencionadas na Resolução CNE/CEB no 2/2001, assinale a alternativa correta.
A constatação de que o conhecimento não ocorre de maneira isolada, necessitando incorporar unidades mais globais e estruturas conceituais para compreender diferentes objetos de
estudo exemplifica um nível de integração curricular definida pela
A respeito de um ambiente escolar preventivo a práticas de bullying, assinale a alternativa correta.

O Decreto no 3.298/1999 traz, em seu art. 3o, a explicação de “redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.” como sendo a definição do termo
A regular ocorrência de expressões matemáticas em contextos informáticos gerou a necessidade de se estabelecerem condições braillográficas que tornem fáceis e claras a leitura e a escrita dessas expressões. Para atender a essa necessidade, foi criado o delimitador de contexto matemático. Assinale a alternativa que apresenta esse símbolo.
No que concerne às tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação, assinale a alternativa correta.
No que se refere aos critérios para a organização das classes comuns, as escolas da rede regular de ensino têm de prever e prover flexibilizações e adaptações curriculares que devem
Assinale a alternativa que apresenta a definição de ética.
No que se refere à relação entre aprendizagem e desenvolvimento e com base nas contribuições de Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa correta.
Qual das proposições a seguir apresenta a negação da proposição composta: “O Sgt PM J. B. está na ronda ostensiva e o Sgt PM B. J. está de sargento de dia.”?
Se o Ten PM J. B. está de serviço de oficial-de-dia, então o Sgt PM B. J. não está de serviço de adjunto ao oficial-de-dia. Se o Sgt PM B. J. não está de serviço de adjunto ao oficial-de-dia, então o Sd PM J. J. não está na ronda ostensiva. Se o Sd PM J. J. não está na ronda ostensiva, então o cabo PM B. B. não está de motorista de dia.
Se o cabo PM B. B. está de motorista de dia, é correto concluir que o
A oração “já que está em todo o lado” (linha 23), relativamente à oração que a antecede, exprime uma ideia de
Hoje em dia, o crescimento de alguns polos de plantio de soja na região de Santarém e de Marabá e Redenção, no Pará, reflete a implementação de políticas estaduais de incentivo a plantios comerciais fora das áreas de expansão dessa cultura nos cerrados de Mato Grosso, Tocantins e de Balsas, no sul do Maranhão e do Piauí.
Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/
mapas-regionais/15976-fronteira-agricola-amazonia-legal.html?=&t=oque-e>.
Acesso em: 27 dez. 2020, com adaptações.
As políticas de incentivo ao cultivo da soja no estado do Pará desencadeiam mudanças estruturais que exercem fortes pressões na fronteira agrícola amazônica. Assinale a alternativa que corresponde a uma dessas alterações estruturais.