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Além de apresentar internamente muitas organelas limitadas por membrana, no interior de células eucariontes encontramos um conjunto de fibras finas e longas denominado de citoesqueleto. Como mostrado no esquema abaixo, três tipos de fibras proteicas constituem o citoesqueleto de células animais: microtúbulos; filamentos intermediários e microfilamentos.

Sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

A Teoria da Endossimbiose, proposta pela pesquisadora Lynn Margulis, sustenta que alguns organoides que hoje compõem as células eucariontes tenham surgido como consequência de associações simbióticas estáveis entre diferentes organismos procariontes.

Mais especificamente, essa teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias dos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) sugiram a partir da endocitose de cianobactérias e bactérias aeróbias.

O esquema acima mostra, de forma simplificada, o surgimento de eucariontes a partir de procariontes ancestrais. No esquema, as setas representam as relações evolutivas entre quatro dos cinco Reinos biológicos propostos no modelo classificatório de Whittaker. A ancestralidade eucarionte dos Fungos não é apresentada.

De acordo com as informações acima e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

Para uma boa compreensão do texto acima, é preciso um letramento adequado (definição correta e mais completa possível) dos termos destacados em “negrito".

Sobre os termos destacados, assinale a afirmação INCORRETA.

Glândulas exócrinas podem ser classificadas de acordo com o modo de descarga dos produtos de secreção, como mostrado na figura abaixo.

Com base nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

Ao discutir com seus alunos do Ensino Médio sobre a importância da musculação, do desenvolvimento da força para a qualidade de vida, especialmente em relação à idade adulta e ao envelhecimento saudável, a professora de Educação Física Aline teve como objetivo que os estudantes construíssem uma autonomia para lidar com a realização de exercícios físicos, independentemente da supervisão de profissionais. Por isso, em uma aula, ela apresentou o conceito de carga e os seus componentes que interferem no desenvolvimento da força e devem ser levados em conta ao se programar exercícios físicos. Para a aula seguinte, Aline solicitou aos alunos que eram praticantes de musculação que trouxessem exemplos dos componentes da carga para discussão em sala. Uma das alunas trouxe seu programa de exercícios da academia que frequenta, no qual ela realiza o total de 40 repetições de um determinado exercício para as pernas.

Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o componente da carga apresentado pela aluna.

O movimento pela redemocratização do país, na primeira metade da década de 1980, que culminou com o fim do regime militar, a volta das eleições diretas para presidência da república e a elaboração de uma nova Constituição Federal (CF) encheu de esperança os brasileiros. A nova CF de 1988 estabeleceu a educação como um direito social e conduziu os esforços legislativos para a elaboração de uma nova lei sobre a educação que regulasse a oferta desse direito a todos os brasileiros. Assim, a Lei 9.394, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), foi aprovada em 1996. No que diz respeito à Educação Física, as discussões promovidas pelos movimentos renovadores da década de 1980 marcaram a elaboração da legislação e levaram a uma nova compreensão que ficou registrada no texto da LDBEN.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa nova compreensão de Educação Física determinada pela LDBEN de 1996.

Sobre o ensino da Educação Física e a responsabilidade das escolas e da comunidade escolar, tendo em vista a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, analise as afirmativas a seguir.

I. Cada escola, considerando a autonomia determinada pela LDBEN, deve integrar a Educação Física à sua proposta pedagógica. Assim, escola e professores são responsáveis pela adaptação do ensino da disciplina à sua realidade, a fim de garantir o acesso dos alunos e das alunas aos conhecimentos definidos pelos PCN.

II. As escolas, a comunidade de pais e alunos, bem como os professores, devem assumir a responsabilidade pela integração da Educação Física à proposta pedagógica. Se a autonomia garantida pela LDBEN não for bem utilizada, poderá descaracterizar o ensino da disciplina, levando-o a se tornar uma simples atividade técnica ou recreativa, desprovida de função no processo educativo pleno.

É CORRETO afirmar que:

O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletividade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a proposta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas. Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.

A proposta de ensino de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta uma forma de organização ou sistematização dos conteúdos curriculares que devem ser ensinados ao longo do processo de escolarização. Sobre essa sistematização, é CORRETO afirmar:

Leia o texto a seguir:

“Porque enquanto cada homem detiver seu direito de fazer tudo quanto queira, todos os homens se encontrarão numa condição de guerra." (HOBBES, T. Leviatã. SP: Nova Cultural, 2004. p. 114. Adaptado)

O pensador inglês Thomas Hobbes acredita que, para evitar a guerra, os homens devem se associar e determinar a autoridade de um poder central (o Estado), capaz de assegurar a paz entre seus membros. Essa autoridade precisa

Leia o argumento a seguir:

Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.

Este argumento lógico foi denominado por Aristóteles de:

Leia o texto a seguir:

“Perguntando se o livre-arbítrio vem de Deus, conclui que sim, sendo que quando se age mal é porque se fez a escolha errada. Santo Agostinho procura assim dar conta da relação entre a natureza humana criada por Deus, a vontade livre que Deus deu ao homem e a possibilidade de o homem escolher entre fazer o bem e o mal. Sem a vontade livre o ser humano não seria responsável por seus atos" (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. RJ: Zahar, 2007. p.53-54. Adaptado).

Segundo o texto acima, para Santo Agostinho, é fundamental que os homens tenham livre-arbítrio, para que Deus não

Leia o texto a seguir:

“Muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros. Vai tanta diferença entre o como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria, do que o modo de se preservar; e um homem que quiser fazer profissão de bondade é natural que se arruíne entre tantos que são maus" (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 69. Adaptado).

O trecho acima se refere ao esforço de Maquiavel em conceber a política como autônoma em relação à ética. Ele consegue isso distinguindo entre

Leia o texto a seguir:

“Até agora se supôs que todo o nosso conhecimento tinha que se regular pelos objetos; porém todas as tentativas de mediante conceitos estabelecer algo a priori sobre os mesmos, através do que ampliaria o nosso conhecimento, fracassaram sob esta pressuposição. Por isso tente-se ver uma vez se não progredimos melhor nas tarefas da metafísica admitindo que os objetos têm que se regular pelo nosso conhecimento" (KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 12. Adaptado).

Nesta passagem, Kant apresenta sua proposta de fazer uma “revolução copernicana" na metafísica, que consistiria em fazer com que o conhecimento do objeto dependesse de

Leia o texto a seguir:

“Kant recusa tanto o empirismo como o racionalismo; existem ideias puras da razão – mas meramente como princípios regulativos a serviço da experiência. Demonstrando a existência de certas condições da experiência não empíricas e, portanto, universalmente válidas. Kant mostra que a metafísica é possível, mas em contraposição ao racionalismo, somente como teoria da experiência, e não como uma ciência que transcende o âmbito da experiência; e, à diferença do empirismo, não como teoria empírica, senão como teoria transcendental da experiência" (HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 39-40. Adaptado).

Otfried Höffe afirma que Kant elabora, com a sua teoria do conhecimento, uma nova metafísica fundada em uma “teoria transcendental da experiência", capaz de superar o racionalismo e o empirismo porque mantém

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