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Analisando o texto acima de acordo com os conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

Cinco tipos de leucócitos estão normalmente presentes na circulação, e são tradicionalmente divididos em dois grupos principais, com base em sua forma nuclear e na presença ou ausência de grânulos citoplasmáticos (veja a figura abaixo). De uma maneira geral, os leucócitos desempenham grande parte de suas funções em tecidos extrassanguíneos e usam o sangue como veículo para o trânsito entre o sítio de formação, de armazenamento e de atividade.

Sobre estas células de defesa, é INCORRETO afirmar:

Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, desenvolveram com sucesso um método que converte células da pele humana em células-tronco embrionárias, capazes de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo. O esquema a seguir representa um resumo da metodologia utilizada.

Considerando indivíduo cujas células-tronco produzidas a partir da pele do paciente somente serão utilizadas em terapias no mesmo indivíduo, é INCORRETO afirmar:

Em Minas Gerais, o inverno é caracterizado pelo dia bastante ensolarado com altas temperaturas e umidade relativa do ar muito baixa, com esfriamento no período da noite. Considerando os turnos manhã e tarde e que as aulas de Educação Física são ministradas em locais descobertos, nos quais os alunos e as alunas recebem alta incidência de raios solares, a desidratação passa a ser um problema importante a ser gerenciado pelos professores e professoras da disciplina e ações como uso de boné e de protetor solar são indicadas.

Assinale o evento abaixo que NÃO está relacionado às reações fisiológicas do corpo humano frente ao exercício físico e à reposição de água no contexto descrito acima.

Uma das orientações metodológicas para facilitar a aprendizagem de modalidades esportivas para crianças e adolescentes é a adaptação da atividade que pode fazer ficar mais simples e fácil de ser realizada. A adaptação torna possível a realização da tarefa e permite o aumento progressivo da sua complexidade com o tempo. Assinale a alternativa que NÃO representa a utilização de uma adaptação que facilite a aprendizagem no ensino do esporte.

Sobre o objetivo de ensino da Educação Física nas escolas de educação básica, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, NÃO é correto afirmar:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, o ensino da Educação Física na escola deve se preocupar com a formação do cidadão que será responsável pela produção, reprodução e transformação da cultura corporal de movimentos na sociedade. Tendo em vista essa afirmação, a professora Isabela propôs aos seus estudantes do ensino médio uma prática de futsal na qual alunos e alunas deveriam construir coletivamente o regulamento para um evento da modalidade em que todos deveriam participar e cuja vitória não estava centrada apenas em ganhar do adversário, mas na participação, no prazer e no significado do evento para todos. Dessa maneira, o evento ocorreu com a participação conjunta de meninos e meninas nos diferentes papéis que poderiam ser representados em uma partida de futsal. Todas as equipes se enfrentaram, todos os alunos jogaram, todos ganharam e perderam, e todos exerceram papéis de comissão técnica, arbitragem, dirigentes, torcedores, pais de atletas. Para avaliar o significado da prática, Isabela realizou rodas de conversa, identificou pontos positivos e negativos e finalizou com uma mesa-redonda, como as realizadas pelas redes de televisão, com representantes das equipes para discussão dos diferentes pontos de vista. Considerando a prática desenvolvida pela professora Isabela relativa à relação entre Educação Física e cidadania, tendo em vista as orientações dos PCN, assinale a afirmativa CORRETA.

A capoeira é uma prática corporal difundida em todo o país e que foi desenvolvida como uma manifestação cultural dos negros africanos escravizados no Brasil. Segundo os Conteúdos Básicos Comuns (CBC), a capoeira “destaca a perspectiva interdisciplinar e a necessária articulação com aportes teóricos vinculados à filosofia, à história, à sociologia, à antropologia e à pedagogia". Assim, essa é uma prática que, ao ser considerada no plano de ensino de Educação Física de uma escola, tem evidente potencial para contribuir com os objetivos do CBC. Foi a partir dessa compreensão que Paula, professora de uma escola estadual em Minas Gerais, propôs o ensino desse conteúdo para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e convidou os professores de História, Geografia, Artes e Português para compartilharem da proposta.

Considerando a situação descrita, analise as afirmativas a seguir sobre os encaminhamentos dados à proposta de ensino da capoeira, tendo em vista as orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC, e as classifique como corretas [C] e incorretas [I].

( ) No CBC, a capoeira é um tema previsto para ser tratado no eixo temático esporte, já que se trata de uma modalidade esportiva altamente difundida no mundo inteiro, com regras universalizadas, federação internacional, campeonatos mundiais, nacionais e regionais com alto nível de profissionalismo de seus praticantes.

( ) Ao propor que outras disciplinas e professores compartilhassem com ela a proposta de ensino da capoeira, a professora Paula contemplou a ampla dimensão sociocultural desta manifestação, a compreensão de que se trata de um fenômeno com possíveis múltiplos olhares e o enriquecimento do ensino a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

( ) Uma das práticas de ensino propostas pelos professores envolvidos foi a realização de uma redação em que cada estudante descreveria suas experiências e impressões pessoais com a capoeira até aquele momento. A redação seria reescrita no encerramento da etapa. Além da evidente relação com a disciplina Português, essa ideia levou em conta a orientação metodológica de valorização das experiências prévias dos alunos.

( ) Do ponto de vista metodológico, as discussões teóricas ficaram sob responsabilidade das disciplinas Português, Geografia e História. A dimensão estética e da sensibilidade, com Artes, e a prática da capoeira, com a Educação Física. Dessa maneira, Paula contemplou a orientação metodológica de integração entre teoria e prática do CBC da disciplina que leciona.

Assinale a sequência que classifica corretamente as afirmativas em relação ao ensino da capoeira e suas relações com orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC.

Leia o texto a seguir:

“Platão distingue o mundo sensível, o dos fenômenos, do mundo inteligível, o das idéias. O mundo sensível, percebido pelos sentidos, é o local da multiplicidade, do movimento; é ilusório, pura sombra do verdadeiro mundo. O mundo inteligível é alcançado pela dialética ascendente, que fará a alma elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às idéias unas e imutáveis" (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2013, p. 119. Adaptado).

Interpretando o texto acima, a relação da verdade com o mundo sensível e com o mundo inteligível é:

Leia o texto a seguir:

“Hume questiona a realidade objetiva da causalidade. Para ele, o conhecimento dessa relação não se obtém em nenhum caso pelo raciocínio a priori, mas apenas pela experiência, quando descobrimos que objetos particulares estão em conjunção uns com os outros e, por força do hábito, consideramos que diante de um objeto, sempre teremos o outro" (MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 183. Adaptado).

Segundo o texto acima, Hume considera que a causalidade não é um princípio a priori universal e necessário existente nos objetos, mas o resultado de

Leia o texto a seguir:

“Para não correr o risco de se enganar, Descartes decide considerar falso o que é só verossímil. Começa, pois, por submeter tudo à dúvida: 'Suponho que todas as coisas que vejo são falsas. Fixo-me bem que nada existiu de tudo o que minha memória me representa. Penso não ter nenhum órgão de sentidos. Creio que o corpo, a figura, a extensão, o movimento e o lugar são invenções do meu espírito. Então, o que posso considerar verdadeiro?'. Não é uma dúvida psicológica, nem a dúvida dos céticos. Ao contrário. Essa dúvida hiperbólica está a serviço de fortalecer um espírito que busca a certeza. Eis o que resta: 'Embora eu quisesse pensar que tudo era falso, era preciso necessariamente que eu, que assim pensava, fosse alguma coisa. Observando que essa verdade, 'penso, logo sou', era tão firme e sólida que nenhuma das mais extravagantes hipóteses dos céticos seria capaz de abalá-la, julguei que podia aceitá-la como o princípio primeiro da filosofia que procurava" (BENJAMIN, César. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 de setembro de 2011, http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/il1809201105.htm).

Conforme o trecho acima, Descartes, com o argumento do “penso, logo existo", busca alcançar

O trecho abaixo aborda os temas da natureza e da cultura:

“Não são, portanto, a razão, a afetividade, nem mesmo a linguagem que distinguem, em última análise, os seres humanos, mesmo que, à primeira vista, esses diversos elementos possam parecer discriminatórios. Quem tem um cão sabe perfeitamente que o cão é mais sociável e até muito mais inteligente do que alguns seres humanos! Nesses dois aspectos só diferimos dos animais pelo grau, do maior ao menor, mas não de modo radical, qualitativo. O critério de diferenciação entre o homem e o animal reside em outro ponto. Rousseau vai situá-lo na liberdade, ou, como exprime por meio de uma palavra que vamos analisar, na “perfectibilidade". No animal, a natureza fala o tempo todo e fortemente, tão fortemente que ele não tem a liberdade de fazer nada além de obedecer lhe. No homem, ao contrário, domina certa indeterminação: a natureza está presente de fato, e muito, como nos ensinam todos os biólogos. Contudo, o homem pode afastar se das regras naturais, e até criar uma cultura que se opõe a elas. Por exemplo, a cultura democrática que vai tentar resistir à lógica da seleção natural para garantir a proteção dos mais fracos" (FERRY, L. Aprender a viver. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 130-133. Adaptado).

Segundo o texto de Luc Ferry, seguindo o pensamento de Rousseau, o que diferencia homem do animal é a

Leia o texto a seguir:

“A ética é a reflexão filosófica que visa fazer com que, diante da necessidade de decidir sobre como proceder em determinadas circunstâncias, a pessoa aja de modo correto; bem como servir de parâmetro para avaliar um determinado ato realizado por outro indivíduo como sendo ou não eticamente correto. Porém, a ética não pode ser vista dissociada da realidade sociocultural concreta. Os valores éticos de uma comunidade variam de acordo com o ponto de vista histórico e dependem de circunstâncias determinadas" (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 9-10. Adaptado).

No texto acima, Marcondes afirma que a ética é a reflexão filosófica que avalia as regras de comportamento humano. Isto significa que o comportamento humano NÃO é determinado

Leia o texto a seguir:

“Um argumento é a mais básica unidade completa do raciocínio, um átomo da razão. Um argumento é uma inferência extraída de um ou de vários pontos de partida (proposições denominadas “premissas") que conduz a um ponto final (uma proposição denominada “conclusão")" (BAGGINI, Julian. As ferramentas dos filósofos. São Paulo: Loyola, 2012. Adaptado).

A partir do texto acima, é CORRETO afirmar que uma inferência é

Correlacione as duas colunas, vinculando cada situação ao respectivo poder administrativo.

A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:

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