Os processos em empresas “são as atividades-chave necessárias para administrar ou operar uma organização". Para melhor se trabalhar processos, podemos dividi-los em recortes menores até que se tenha condição de uma boa análise e de uma boa proposição. Abaixo você encontrará um diagrama com esta divisão, sem a denominação de cada uma delas.
Identifique, dentre as opções listadas, a sequência CORRETA, de cima para baixo, sabendo que o nº 1 é Processo.
Você é um gerente de uma área da empresa. Seus funcionários estão sofrendo com o excesso de rotina, repetição nas tarefas individuais, parecem sempre cansados e aparentam desmotivação. Você deverá tomar uma ação gerencial, sendo que não cabem demissão, transferência ou treinamento (que não é uma ação imediata). Você deverá abrir o expediente de amanhã com uma ação efetiva. Assim, você chega e propõe (segundo os conceitos relativos à motivação):
“O ________________ é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra aí estabelecidas, razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor".
A expressão que preenche corretamente a lacuna do texto, tornando-o verdadeiro, é:
Uma das classificações para os custos em uma empresa diz-nos que eles podem ser Diretos e Indiretos, envolvidos nas atividades da empresa.
Associe a primeira com a segunda coluna.
(1) Diretos
(2) Indiretos
( ) quilogramas de materiais consumidos na fabricação de um produto
( ) aluguel
( ) embalagens utilizadas
( ) a supervisão
( ) horas de mão de obra utilizadas
( ) as chefias
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Você encontrará abaixo 4 assertivas sobre o tema Projeções Financeiras. Identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Após a projeção de vendas, os ativos necessários para atender as metas de vendas são determinados.
( ) As empresas bem administradas geralmente baseiam seus planos operacionais em uma série de demonstrações previstas.
( ) O processo de planejamento começa independente de qualquer projeção, como a de vendas, por exemplo.
( ) Assim que as demonstrações e os índices básicos previstos são preparados, a alta administração está pronta para fazer um exercício com perguntas necessárias ao processo de planejamento.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Um gerador cujas perdas são desprezíveis está ligado a um sistema elétrico por meio de um transformador de 100 MVA, 15 kV/138 kV e X = 5%. O gerador alimenta uma carga por meio de duas linhas de transmissão com as mesmas características, cada uma com reatância série
pu/fase, resistência e reatância paralela desprezíveis. A tensão na saída do gerador, baixa do transformador, é 1∠0° pu. Calcule o módulo da tensão (pu) no barramento da carga, sabendo que a potência ativa entregue na carga é 1/3 pu e a potência reativa é nula (Sbase = 200 MVA).
Está CORRETO o que se afirma em:
No circuito abaixo, uma carga L está conectada a uma rede elétrica pelos pontos a-b. Encontre a impedância equivalente de Thévenin dessa rede que alimenta a carga.
No sistema elétrico de potência abaixo, todas as linhas de transmissão têm reatância série igual a 0,5 Ω/km, resistência igual a 0,1 Ω/km e reatância paralela igual 0,5 MΩ/km. As linhas L1 e L2 são curtas e suas reatâncias paralelas podem ser desprezadas.
O elemento imaginário de Y12 da matriz admitância é:
Sobre o estudo de medições de grandezas físicas, NÃO está correto afirmar:
No sistema elétrico abaixo,
o sentido do fluxo de potência ativa entre os barramentos está indicado corretamente em:
Em uma subestação de distribuição de 138/15 kV, a corrente de curto-circuito trifásico no barramento de 15 kV é 9.600 A. A potência nominal do transformador é 25 MVA.
O tempo máximo (s) estimado que esse transformador pode suportar essa corrente de curto-circuito, sem ocorrer nenhum dano, é:
No que se refere ao Serviço Social, a década de 1980 se caracteriza pela negação do conservadorismo profissional e por um movimento de explicitação da dimensão política da profissão. No âmbito profissional, a perspectiva que marca esse período denomina-se como:
De acordo com o estabelecido na Lei no 8.662/93, compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CEFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior:
A definição “... é o grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados" (COHEN; FRANCO, 2004, p. 102), refere-se ao conceito de:
Considerando aspectos relativos à organização da produção, discutidos por Iamamoto (2005), é a explicação adequada sobre Toyotismo: