As duas figuras a seguir representam, ainda que fora de escala,
alguns astros (pontos brancos, ao fundo) e parte do Sistema
Solar, em dois momentos.
As linhas brancas mais espessas representam a trajetória da luz
envolvendo três astros: Sol, Terra e Júpiter.

O professor pode utilizar as duas figuras para orientar os alunos
na percepção de que
Para os alunos se iniciarem no estudo de células, uma boa proposta é fazer a observação de fatias de cortiça ao microscópio óptico, como Robert Hooke fez no passado. Para que um aluno possa refazer a observação de Hooke, o professor deve recomendar que
Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três diensões: I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula. II.Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade. III.Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas. Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas.
As opções a seguir apresentam aspectos sociopolíticos estabelecidos pela Constituição de 1824, à exceção de uma. Assinale-a.
I. (...) é o ditador do Paraguai, Francisco Solano López, que vai
renovar as pretensões de Rosas, de formar no Prata um
grande império, rival do Brasil. Para isso preparava-se solícita,
mas dissimuladamente; e só aguardava agora, um pretexto
para entrar em cena.
POMBO, Rocha. História do Brasil. Revista e atualizada por Hélio Vianna
São Paulo: Melhoramentos, 1960
II. Ovelha negra - Tal é o Paraguai aos olhos da burguesia
inglesa e de outras burguesias europeias altamente
desenvolvidas, e tal se torna, logo aos olhos de alguns
cavalheiros que, no Prata e no Brasil, traficam e
comercializam com as potências Ultramar, sem se
preocuparem com outra coisa, a não ser seus interesses
mesquinhos e restritos interesses de classe.
POMER, Léon. América latina: seus aspectos, sua história, seus problemas.
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1984, p. 12
III. (...) para Solano López [a guerra] era a oportunidade de
colocar o seu país como potência regional e ter acesso ao mar
pelo porto de Montevidéu, graças a uma aliança com os
blancos uruguaios e os federalistas argentinos representados
por Urquiza.
DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai.
São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 96
A respeito das diferentes interpretações da Guerra do Paraguai
contidas nos trechos acima, assinale V para a afirmativa
verdadeira e F para a falsa.
( ) I e III associam os motivos da guerra à ação de indivíduos
isolados, lançam estereótipos sobre o Paraguai de Solano
López e exaltam a ação do Brasil na guerra.
( ) I e II problematizam os acontecimentos, consideram a
influência do imperialismo britânico e caracterizam a
singularidade política e econômica do Paraguai no contexto
americano.
( ) II e III inserem o conflito nas relações internacionais da
segunda metade do século XIX, em âmbito europeu e
regional, e consideram os fatores estruturais, econômicos ou
políticos, envolvidos no conflito.
As afirmativas são, respectivamente,
“Comecemos pela expressão 'República Oligárquica'. Oligarquia é
uma palavra grega que significa governo de poucas pessoas,
pertencentes a uma classe ou família. De fato, embora a
aparência de organização do país fosse liberal, na prática o poder
foi controlado por um reduzido grupo de políticos em cada
Estado.”
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995, p. 61
Assinale a opção que caracteriza corretamente um dos
mecanismos próprios da ordem oligárquica brasileira na Primeira
República.
I. Art. 125 – Todo brasileiro que, não sendo proprietário rural ou
urbano, ocupar, por dez anos contínuos, sem oposição nem
reconhecimento de domínio alheio, um trecho de terra até
dez hectares, tornando-o produtivo por seu trabalho e tendo
nele a sua morada, adquirirá o domínio do solo, mediante
sentença declaratória devidamente transcrita.
Constituição Federal de 16 de julho de 1934
II. Art. 1 – Esta Lei regula os direitos e obrigações concernentes
aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma
Agrária e promoção da Política Agrícola.
§ 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que
visem a promover melhor distribuição da terra, mediante
modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender
aos princípios de justiça social e ao aumento de
produtividade.
Estatuto da Terra, Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964.
Com base nos trechos citados, assinale a opção que interpreta
corretamente a legislação brasileira sobre a questão agrária,
entre 1934 e 1964
Na coletânea organizada por Leandro Karnal sobre a História na
sala de aula, o medievalista José Rivair Macedo destaca a
importância de repensar a Idade Média que é ensinada na escola,
na medida em que os temas mais enfocados continuariam sendo
os da Idade Média Ocidental e ainda serviriam para legitimar uma
visão predominantemente ocidental sobre a experiência histórica
passada. José Rivair Macedo propõe, então, uma
“descolonização” do ensino da Idade Média, com o intuito de
“repensar alguns pontos sobre o que ensinar de História Medieval
no Brasil”.
Com base nas propostas de J. Rivair Macedo, podemos afirmar
que esta descolonização consiste em
Em “Materialidade da experiência e materiais de ensino e
aprendizagem”, Marcos Silva e Selva G. Fonseca discutem a
respeito da cultura material e de suas relações com o ensino e o
aprendizado da História, enfocando o exemplo de museus
nacionais, como o Museu do Ipiranga (São Paulo).
À luz das considerações apresentadas pelos autores, assinale a
opção que exemplifica corretamente ações educativas realizadas
no espaço do museu.
Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
The options below offer statements that agree with constructions of multiliteracies, as presented by Text 1, except:
The digital age has been disrupting the normative structures of education in many ways. According to Bohn (2013, p. 97), one of the challenges language educators now face is
The move from English as a Foreign Language (EFL) to English as a Lingua Franca (ELF) has promoted
The statement that best addresses a poststructuralist view of teaching English as an International Language in Brazilian public schools is: