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As duas figuras a seguir representam, ainda que fora de escala,

alguns astros (pontos brancos, ao fundo) e parte do Sistema

Solar, em dois momentos.

As linhas brancas mais espessas representam a trajetória da luz

envolvendo três astros: Sol, Terra e Júpiter.

O professor pode utilizar as duas figuras para orientar os alunos

na percepção de que

Para os alunos se iniciarem no estudo de células, uma boa proposta é fazer a observação de fatias de cortiça ao microscópio óptico, como Robert Hooke fez no passado. Para que um aluno possa refazer a observação de Hooke, o professor deve recomendar que

Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três diensões: I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula. II.Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade. III.Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas. Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas.

As opções a seguir apresentam aspectos sociopolíticos estabelecidos pela Constituição de 1824, à exceção de uma. Assinale-a.

I. (...) é o ditador do Paraguai, Francisco Solano López, que vai renovar as pretensões de Rosas, de formar no Prata um grande império, rival do Brasil. Para isso preparava-se solícita, mas dissimuladamente; e só aguardava agora, um pretexto para entrar em cena.
POMBO, Rocha. História do Brasil. Revista e atualizada por Hélio Vianna São Paulo: Melhoramentos, 1960
II. Ovelha negra - Tal é o Paraguai aos olhos da burguesia inglesa e de outras burguesias europeias altamente desenvolvidas, e tal se torna, logo aos olhos de alguns cavalheiros que, no Prata e no Brasil, traficam e comercializam com as potências Ultramar, sem se preocuparem com outra coisa, a não ser seus interesses mesquinhos e restritos interesses de classe.
POMER, Léon. América latina: seus aspectos, sua história, seus problemas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1984, p. 12
III. (...) para Solano López [a guerra] era a oportunidade de colocar o seu país como potência regional e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu, graças a uma aliança com os blancos uruguaios e os federalistas argentinos representados por Urquiza.
DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 96
A respeito das diferentes interpretações da Guerra do Paraguai contidas nos trechos acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) I e III associam os motivos da guerra à ação de indivíduos isolados, lançam estereótipos sobre o Paraguai de Solano López e exaltam a ação do Brasil na guerra.
( ) I e II problematizam os acontecimentos, consideram a influência do imperialismo britânico e caracterizam a singularidade política e econômica do Paraguai no contexto americano.
( ) II e III inserem o conflito nas relações internacionais da segunda metade do século XIX, em âmbito europeu e regional, e consideram os fatores estruturais, econômicos ou políticos, envolvidos no conflito.
As afirmativas são, respectivamente,

“Comecemos pela expressão 'República Oligárquica'. Oligarquia é uma palavra grega que significa governo de poucas pessoas, pertencentes a uma classe ou família. De fato, embora a aparência de organização do país fosse liberal, na prática o poder foi controlado por um reduzido grupo de políticos em cada Estado.”
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995, p. 61 Assinale a opção que caracteriza corretamente um dos mecanismos próprios da ordem oligárquica brasileira na Primeira República.

I. Art. 125 – Todo brasileiro que, não sendo proprietário rural ou

urbano, ocupar, por dez anos contínuos, sem oposição nem

reconhecimento de domínio alheio, um trecho de terra até

dez hectares, tornando-o produtivo por seu trabalho e tendo

nele a sua morada, adquirirá o domínio do solo, mediante

sentença declaratória devidamente transcrita.

Constituição Federal de 16 de julho de 1934

II. Art. 1 – Esta Lei regula os direitos e obrigações concernentes

aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma

Agrária e promoção da Política Agrícola.

§ 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que

visem a promover melhor distribuição da terra, mediante

modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender

aos princípios de justiça social e ao aumento de

produtividade.

Estatuto da Terra, Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964.

Com base nos trechos citados, assinale a opção que interpreta

corretamente a legislação brasileira sobre a questão agrária,

entre 1934 e 1964

Na coletânea organizada por Leandro Karnal sobre a História na sala de aula, o medievalista José Rivair Macedo destaca a importância de repensar a Idade Média que é ensinada na escola, na medida em que os temas mais enfocados continuariam sendo os da Idade Média Ocidental e ainda serviriam para legitimar uma visão predominantemente ocidental sobre a experiência histórica passada. José Rivair Macedo propõe, então, uma “descolonização” do ensino da Idade Média, com o intuito de “repensar alguns pontos sobre o que ensinar de História Medieval no Brasil”.
Com base nas propostas de J. Rivair Macedo, podemos afirmar que esta descolonização consiste em

Em “Materialidade da experiência e materiais de ensino e aprendizagem”, Marcos Silva e Selva G. Fonseca discutem a respeito da cultura material e de suas relações com o ensino e o aprendizado da História, enfocando o exemplo de museus nacionais, como o Museu do Ipiranga (São Paulo).
À luz das considerações apresentadas pelos autores, assinale a opção que exemplifica corretamente ações educativas realizadas no espaço do museu.

Leia a manchete a seguir.


Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

Analise a tira a seguir


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

The options below offer statements that agree with constructions of multiliteracies, as presented by Text 1, except:

The digital age has been disrupting the normative structures of education in many ways. According to Bohn (2013, p. 97), one of the challenges language educators now face is

The move from English as a Foreign Language (EFL) to English as a Lingua Franca (ELF) has promoted

The statement that best addresses a poststructuralist view of teaching English as an International Language in Brazilian public schools is:

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