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Mesmo passados mais de 120 anos da sanção da Lei Áurea, decisões de organismos governamentais, para atender às demandas territoriais no país, são conflitantes e mesmo contraditórias, como no caso dos quilombos. Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir. I. Há um deliberado “esquecimento” das comunidades e dos territórios derivados de antigos quilombos, sítio geográfico estratégico onde se agrupavam pessoas de origem africana.
II. A situação dos quilombos contemporâneos, apesar das disposições constitucionais de 1988, tem sido tratada com ações episódicas e fragmentárias.
III. Os quilombos são associados a algo do passado, como se não fizessem parte da vida nacional contemporânea.
Está correto o que se afirma em

“A presença de manchas de ecossistemas típicos de outras provinciais no interior de um domínio de natureza distinto reflete a dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas do período quaternário. No Brasil, são exemplos dessas ‘manchas’ as caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos de Mata Atlântica, ou as áreas de cerrados existentes no entremeio das grandes florestas da Amazônia.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
O modelo científico desenvolvido para explicar a presença desses enclaves ecossistêmicos é conhecido como teoria dos

“A evolução dos conceitos sobre espaços ecológicos é uma tarefa de grande utilidade para um melhor ajuste entre a teoria e sua aplicação. Da obra do grande naturalista Alexander Von Humboldt herdou-se a consideração fitogeográfica essencial sobre a distribuição _____ das floras. No início do século passado falava-se em regiões climatobotânicas, aludindo, sobretudo, a faixas de disposição _____. Em 1935, Arthur Tansley introduz o termo de maior penetração e aplicabilidade nos meios científicos de todos os países: o conceito de _____.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

“O tema modernidade não é propriamente novo na análise espacial. A modernidade apresenta diferentes formas de espacialidade, mas, em alguns lugares, a síntese entre a mudança e a permanência, o caos e ordem são incorporados de forma mais evidente.”
(Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios alternativos. São Paulo: Contexto, 2011)
De acordo com Haesbaert, assinale a opção que indica, entre as diferentes espacialidades, aquela que incorpora, de forma mais evidente, os atributos da modernidade.

“Em geral, os enfoques tradicionais sobre a organização do território, dominados pela corrente neoclássica economicista, não se preocupam com a busca da explicação dos fenômenos territoriais, ocultando a verdadeira natureza da questão territorial, cuja explicação deve apoiar-se no conhecimento real do sistema social vigente, cujas leis devem ser decifradas a partir de um corpo teórico crítico que não negue as contradições do sistema capitalista. Nesta perspectiva a problemática espacial deve ser apreendida como derivação da totalidade, já que cada lugar é parte de um todo.”
(Adaptado de: BERNARDES, Júlia Adão. Mudança técnica e espaço: uma proposta de investigação. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Org). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012)
Considerando os pressupostos subjacentes ao tipo de análise do espaço sugerido no texto acima, analise as afirmativas a seguir. I. Os conflitos constituem o elemento dinamizador da totalidade social.
II. A construção do espaço é, na aparência, um fato social e, na essência, um fato técnico.
III. O espaço é o instrumento material manipulado pelos grupos dominantes para manter sua posição de classe.
Assinale:

Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.
I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.
II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.
III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.
Está correto o que se afirma em

Pedro, professor do 7º ano, está preocupado com um aluno que está ausente da escola há mais de 20 dias. Sobre as providências que devem ser tomadas pela escola, assinale a afirmativa correta.

Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar. A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais. A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que

Considerando as definições para a Educação Especial nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. ( ) A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto políticopedagógico da unidade escolar. ( ) Na organização da Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar, o pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino regular. As afirmativas são, respectivamente,

Analise as frases a seguir.

As frases acima são exemplos de discursos

Nessa semana, uma escola da rede municipal de São Paulo recebeu a matrícula de uma estudante diagnosticada com um Transtorno Global do Desenvolvimento. Na referida unidade escolar, de acordo com a legislação municipal, a estudante deverá ser atendida

Leia a tira a seguir.

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento

apresentado pelo personagem da tira acima.

Para que os alunos verificassem a composição química de alguns

alimentos, o professor distribuiu seis diferentes tipos de

alimentos numerados, pedindo que os submetessem aos

seguintes testes:

I.esfregassem cada um deles sobre um papel absorvente; e

II.Pingassem uma gota de iodo diluído sobre cada um.

Os resultados desses testes foram registrados, de comum acordo

com a turma, no quadro.

A tabela a seguir mostra os resultados obtidos.

Em seguida, o professor pediu que os alunos escrevessem o

número dos alimentos que contivessem apenas gordura no

círculo da esquerda e, os que contivessem apenas amido, no

círculo da direita.

Na intercessão dos dois círculos deveriam ser colocados os

alimentos que contivessem gordura e amido. Para indicá-los, os

alunos deveriam escrever

Para demonstrar como as correntes de ar se formam, o professor de Ciências colocou um bastão de incenso aceso próximo à porta da sala, que estava ligeiramente aberta, e pediu aos alunos que, ao observarem o movimento da fumaça, constatassem que o ar entrava por baixo da porta e saía por cima. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o ar frio

Imre Lakatos, filósofo da Ciência, considera que uma hipótese pode ter uma parte central (hard core) não necessariamente testável, mas será considerada uma hipótese cientifica se I.sua parte central for capaz de gerar hipóteses testáveis, formando um cinturão coerente. II.sua parte central for capaz de gerar algumas hipóteses testáveis e outras não testáveis. III.sua parte central puder ser rejeitada por meio do teste de uma única das hipóteses do cinturão. Está correto o que se afirma em

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