Suponha que uma empresa deseje investir seu capital e, para
isso, esteja analisando dois projetos independentes X e Y de
mesma duração, cuja taxa interna de retorno (TIR) é,
respectivamente, 20% e 10%. Suponha que o capital também
possa ser investido em uma alternativa W de mesma duração,
cuja taxa mínima de atratividade é de 15%.
O gasto despendido inicialmente no projeto X é de R$20.000,00 e
no projeto Y é de R$30.000,00. Supondo que o VPL do projeto X
descontado à taxa mínima de atratividade seja igual a R$1.000,00
e do VPL de Y a mesma taxa seja igual a R$100,00.
Supondo que o capital da empresa seja de R$ 30,000.00, ela deve
investi–lo:
Um monopolista tem maior poder de mercado quanto:
I. Mais elástica for a demanda de mercado em relação ao preço
do produto.
II. Mais elástica for a demanda de mercado em relação à renda
dos consumidores.
III. Mais barreiras à entrada de novas firmas existirem no
mercado em que ela atua.
Assinale:
Segundo a Lei n. 6.677/94, a pena de demissão será aplicada nos
casos de
I. reincidência em faltas punidas com advertência.
II. inassiduidade habitual.
III. incontinência pública e conduta escandalosa.
Assinale:
No que tange ao processo administrativo, regido pela Lei n. 9.784/99, assinale a afirmativa correta.
Tendo em vista a disciplina estabelecida pela Lei n. 9.433/05 do
Estado da Bahia, analise as afirmativas a seguir.
I. As obras públicas podem ter a sua execução delegada sob a
forma de concessão e os serviços públicos sob o regime de
concessão ou permissão.
II. As obras públicas e os serviços públicos podem ter a sua
execução delegada sob a forma de concessão ou permissão.
III. As obras públicas podem ter a sua execução delegada sob a
forma de concessão ou permissão e os serviços públicos sob o
regime de concessão.
Assinale:
Dentre as medidas a seguir, assinale aquela que pode ser imposta a quem pratica ato de improbidade administrativa.
As alternativas a seguir representam uma característica da gestão pública empreendedora no Brasil, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito da descentralização do processo decisório em uma
organização, analise as afirmativas a seguir.
I. A descentralização permite decisões mais ágeis, fazendo com
que as respostas aos clientes sejam mais rápidas.
II. A descentralização estimula à criatividade das pessoas,
preparando candidatos para posições mais elevadas.
III. A descentralização, graças às novas tecnologias, permite que
a autoridade seja delegada aos níveis inferiores, enquanto a
alta administração recebe informações em tempo real.
Assinale:
O grau de endividamento geral e a composição da exigibilidade são, respectivamente,
Analise os fatos a seguir e responda à questão:
• Alienação de bens = $10;
• Aquisição de Equipamentos = $15;
• Pessoal Ativo de $50 com retenção das consignações no valor de $10;
• Arrecadação de Tributos = $80;
• Depósito de terceiros recebidos = $30;
• Empréstimos Concedidos = $30;
• Amortização de empréstimos contraídos = $10
O valor que não constará da demonstração do fluxo de caixa, independente do período e dos fatos geradores futuros, será de
“A especificação adquire preponderância visto que dela depende o ressuprimento necessário às atividades da organização.
Detalhada e completa, evita a compra de material em desacordo com as necessidades e, por outro lado, os compradores não precisam distribuir “amostras” para cotação.”
(in J. J. Viana. Administração de materiais. Elsevier, 4ª ed. 2013, pg 73)
Um aspecto fundamental para se estruturar a especificação é a normalização. Os objetivos da normalização estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Quanto às convergências e diferenças entre a gestão pública e a
gestão privada, analise as afirmativas a seguir.
I. Somente na Administração Pública é possível encontrar
receitas derivadas, pois na Administração Privada têm-se
apenas receitas originárias que também são fontes de
recursos na Administração Pública.
II. O processo de tomada de decisão na Administração Pública é
mais lento por envolver também os aspectos político e
jurídico para definição de suas políticas públicas prioritárias e
seus programas de ação diante da escassez de recursos
orçamentários, enquanto na Administração Privada as
decisões são mais rápidas, flexíveis e com foco na estratégia
de mercado.
III. O “cliente”, mesmo com a adoção das novas tecnologias
gerenciais na Administração Pública, continuará a pagar pelos
serviços colocados à sua disposição por força da coletividade,
mesmo que ele não faça uso de todos esses serviços,
enquanto na Administração Privada, o “cliente” somente
paga pelos serviços que de fato utiliza.
Assinale:
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos,
analise as afirmativas a seguir.
I. É composta pelos instrumentos de contratualização do
desempenho que prescrevem os resultados e as sanções
positivas e negativas diante do desempenho alcançado.
II. O modelo de gestão por resultados não confere autonomia
processual aos agentes executores e sim estimula, por meio
de aplicação de indicadores, o alcance das metas e dos
objetivos traçados no plano plurianual priorizados pela
diretriz orçamentária.
III. Adota a avaliação dos resultados e retro-alimentação do
sistema de gestão para eventuais correções de rota,
constituindo assim uma ferramenta gerencial.
Assinale:
A respeito das normas constitucionais e de seu controle, assinale a afirmativa correta.
Com relação aos regimes jurídicos dos agentes públicos, analise
as afirmativas a seguir:
I. As constituições estaduais e as leis orgânicas municipais
podem, originariamente, regular aspectos próprios do regime
jurídico único dos seus servidores públicos.
II. Um Secretário Estadual de Saúde é considerado, de acordo
com a classificação doutrinária, agente político.
III. A lei da cada ente político estabelecerá os casos de
contratação por tempo determinado para atender à
necessidade temporária de excepcional interesse público.
Assinale: