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Julgue as afirmativas a seguir, sobre o HCN.

I- Devido à eletronegatividade de seus elementos, possui geometria angular.

II- Sua base conjugada é o íon carboneto.

III- Trata-se de um composto covalente.

IV- Seu átomo de carbono tem hibridação sp3.

V- Possui ligação carbono-nitrogênio mais curta que aquela presente na metilamina.

Está correto o que se afirma em

Ao adoçar 700 mL de suco de cupuaçu em uma jarra a 35 °C, uma pessoa utiliza 0,8 mols de glicose (C6H12O6), obtendo uma solução saturada sem corpo de fundo. Contudo, depois de ter colocado esta jarra em um refrigerador por duas horas, nota-se o acúmulo de uma certa quantidade de açúcar no fundo da jarra. Considerando que o coeficiente de solubilidade do açúcar no suco de cupuaçu é de 0,15 g/mL, e que as massas atômicas são C=12, H= 1 e O= 16, o número aproximado de mols de glicose não-dissolvidos a 0 °C é de

Considere as substâncias a seguir para responder a questão.

I- Fenilamina

II- Fenol

III- Benzeno

IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)

V- para-metilbenzoico

VI- ciclohexamina

VII- para-clorobenzoico

VIII- orto, para-diclorobenzoico

IX- benzoico

A ordem crescente de polaridade dos compostos de I a V é

Uma alíquota de 15 mL de uma solução de Al(OH) 3 foi padronizada utilizando-se 0,15 miliequivalentes-grama de biftalato de potássio (hidrogenoftalato de potássio). Determinada a concentração da solução básica, 22 mL desta solução foram necessários para padronizar uma alíquota de 10 mL de H2SO4. Assim, a massa de H2SO4 presente em 500 mL de solução é de, aproximadamente:

Considerando-se que as massas molares em g.mol -1 são S=32, H= 1 e O= 16, a massa de H 2SO4 presente em 500 mL de solução é de, aproximadamente,

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

A regência verbal culta NÃO foi observada em

A avaliação emancipatória é aquela

Provas: FADESP - 2018 - IF-PA - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria Socio-Histórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio:

O objetivo central de um sistema nacional de avaliação é

Existem tecnologias assistivas que se destinam ao atendimento de pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e/ou compreender, que são denominadas

Marco Silva, em seu texto “Internet na escola e inclusão" (disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em 19 de julho de 2018), defende que os professores, para promoverem inclusão na cibercultura, precisam potencializar a comunicação e a aprendizagem utilizando interfaces da Internet. Cada interface reúne um conjunto de elementos de hardware e software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenções, agregações, associações e significações como autoria e co-autoria, a exemplo do fórum , que é

A isenção da obrigatoriedade no Ensino Primário foi definida pela Lei 4.024/1961 para crianças que apresentassem

Dentre as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado, estabelecidas pela Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, podemos citar:

Depreende-se desta afirmação que são considerados colegiados representativos das diversas instituições componentes dos sistemas de ensino as seguintes instâncias:

Provas: FADESP - 2018 - IF-PA - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Currículo

Se, em termos formais, a política curricular diz respeito ao conjunto de leis e regulamentações que versam sobre o que deve ser ensinado nas escolas, por outro lado, a política curricular precisa ser entendida como sendo toda decisão ou todo condicionamento dos conteúdos e da prática do desenvolvimento do currículo a partir das instâncias de decisão política e administrativa.

Logo,

a escola não pode ser considerada um espaço público de tomada de decisão sobre a política curricular.

Sobre as afirmativas acima é correto afirmar que

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