O processamento do caranguejo-uçá Ucides cordatus tem sido efetuado dentro dos padrões higiênico-sanitários exigidos pela legislação vigente por algumas empresas no estado do Pará. Os empreendimentos contam com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e comercializam o seu produto em todo o território paraense. Sobre essas iniciativas, é correto afirmar que
No estado do Pará, a pesca do camarão-da-Amazônia Macrobrachium amazonicum é realizada principalmente com armadilhas conhecidas popularmente como “matapis". Sobre o matapi, é correto afirmar que
As partes móveis de um motor diesel utilizado em embarcações pesqueiras são
Uma piscicultura comercial apresenta dois hectares de lâmina d'água distribuídos em 20 viveiros escavados utilizados na engorda de tambaqui Colossoma macropomum em sistema monofásico. Neste empreendimento, a produtividade é de 0,9 kg/m²/ano, a conversão alimentar aparente de 1,7:1, a ração representa 75% do custo de produção e o preço médio da ração é de R$2,10/kg. Com base nestas informações, é correto afirmar que o custo total de produção por ano e o custo de produção unitário são respectivamente de
“Imaginava-se, no passado, que o som era o único veículo da linguagem e que esta estava presa ao som. Até mesmo o pensamento e os processos mentais eram compreendidos como fala interior” (SÁ, 2006, p. 73). De acordo com Sacks (2010), essa noção de que a linguagem só poderia se constituir por meio de símbolos falados surge na Antiguidade Clássica e que subjuga os surdos a um status sub-humano, é reforçada pelas declarações de
Lacerda, Santos e Caetano (2014), no capítulo sobre estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos da obra Tenho um aluno Surdo: E agora? Introdução à Libras e educação de surdos, aborda a temática da pedagogia visual, sobre a qual é correto afirmar o seguinte:
A educação de surdos pode ser efetuada com ajudas técnicas no processo de aprendizagem. A expressão “ajudas técnicas", presente na Lei Brasileira de Inclusão n.º 13.146 de 2015, refere-se a
De acordo com Lacerda, Caporali e Lodi (2004), o ensino de línguas de sinais para alunos ouvintes no Brasil tem sido realizado por ouvintes fluentes em Libras que elaboram pequenos “dicionários” de sinais e os utilizam como material didático básico para suas aulas, cujo objetivo se limita à aprendizagem do léxico que compõe tais “dicionários”. Por isso, é correto afirmar que, no Brasil, a abordagem mais utilizada para o ensino de Libras para ouvintes tem sido a
Leia o trecho:
Nestes lugares ele pode esquecer completamente a surdez, que é anulada e não pode ser usada como instrumento de discriminação contra ele. Somente nesta situação relaxada, em que o surdo não precisa se esforçar para compreender o que é falado, as regras sociais apreendidas sem esforço e principalmente em que ele não precisa se sentir excluído ou diferente, tentando parecer igual a todos e não conseguir (MOURA, 2000, apud MOURA, 2014, p 20-21).
A autora se refere à(s)/aos
A imagem a seguir retrata tipos de contribuições para um ensino significativo à pessoa surda. Dentro da educação de surdos, quando usadas pelo docente as metodologias apresentadas refletem a seguinte abordagem:

Na Escola, numa perspectiva bilíngue, os professores necessitam ensinar aos alunos surdos a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. No que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa escrita para o aluno surdo, é correto afirmar que
A Lei n.º 13.146 de 2015, em seu artigo 28, torna incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar os seguintes aspectos para a educação de surdos:
Segundo Basso, Strobel e Masutti (2009), o planejamento de ensino de Libras pode ser divido em quatro etapas: conhecimento da realidade, elaboração, execução e avaliação. A avaliação permite verificar o nível de desenvolvimento linguístico, acompanhar o processo de apropriação da língua pelos alunos, a partir de que novas intervenções didáticas podem ser propostas. Há dois tipos de avalição, a somativa e a formativa. Pode-se dizer da avaliação somativa que
A alternativa que apresenta a equação de velocidade usada para calcular a concentração final [A] de uma reação de primeira ordem é
Dados: [A]0 = concentração inicial; k= constante de velocidade e t = tempo
Ao se comparar o valor de Q (quociente de uma reação química em um dado instante) e K (constante de equilíbrio químico), é correto afirmar que,