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Em Python, as sequências container armazenam referências aos objetos que elas contêm, que podem ser de qualquer tipo, enquanto as sequências simples armazenam fisicamente o valor de cada item em seu próprio espaço de memória, e não como objetos distintos.

São exemplos de sequências container:

React é uma biblioteca JavaScript que simplifica e agiliza a tarefa de desenvolvimento de interfaces de usuário interativas e de alto desempenho.

Sobre tal biblioteca, assinale a afirmativa correta.

O ensino fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da educação básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, dentre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da educação básica, mas também entre as duas fases do ensino fundamental: anos iniciais e anos finais.

As orientações curriculares para o ensino fundamental de nove anos incluem:

I. Nos anos iniciais, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

II. No primeiro ano do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

III. Ao longo do ensino fundamental – além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do ensino fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares.

IV. Ao longo do ensino fundamental – anos finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante preparar os alunos para as rupturas inerentes ao processo de progressão entre as séries, pois supõe-se que a cada ano os alunos estão mais autônomos.

Está correto o que se afirma em

O estudo dos métodos de alfabetização e das novas tendências didáticas constitui subsídio para as opções dos docentes porque facilita a identificação das diversas orientações teóricas encontradas nas práticas pedagógicas. As classificações dos métodos de ensino variam e suas designações modificam-se, dependendo do referencial em que se baseiam. Há denominações vinculadas a aspectos do processo leitor; outros vinculam-se ao ponto de partida utilizado no ensino; outros, ainda, ao sentido que seria mais solicitado no ensino. Há, também, as designações vinculadas ao enfoque teórico do processo de ensino e aprendizado. Entre os métodos que focalizam o ponto de partida no ensino, encontramos o método fônico.

Considerando os conceitos que acompanham o método fônico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Estudos sobre consciência fonológica se concentram nas relações entre desempenho dos indivíduos em leitura e em atividades de segmentação de palavras e corroboram a utilização do método fônico.
(   ) A consciência fonológica consiste no conhecimento das propriedades fonológicas das palavras, ou seja, na capacidade de perceber as unidades de segmentação – rimas; sílabas; e, fonemas.
(   ) Na aquisição da escrita, é dada ênfase ao desenvolvimento dos processos fonológicos, baseados em hipóteses de correspondência entre sons e letras e os sons das palavras.
(   ) A consciência fonológica junto com a realização do treino ortográfico e caligráfico constituem a base para o aprendizado da leitura.
(   ) Entendendo que a descoberta do princípio alfabético pela criança constitui o elemento-chave para o aprendizado, cabe ao ensino da escrita acentuar o estabelecimento das correspondências grafofonéticas.

A sequência está correta em

Observe os verbos destacados no parágrafo a seguir. “Sendo assim, o principal desafio que se apresenta aos sistemas de ensino é articular tempo e qualidade a serviço da educação por meio de políticas públicas que, a partir de um diagnóstico claro, apresentem planejamentos objetivos para desenvolver ações específicas – explicitando ‘o quê’, ‘como’, ‘quando’, ‘quem’, forma de monitoramento com indicadores e metas, avaliação e resultados esperados. Essas políticas orientam e se desdobram nas práticas pedagógicas mais efetivas nas escolas e em sala de aula, e tudo isso sem perder de vista a realização do acolhimento seguro e responsável à comunidade escolar no período de retorno às aulas presenciais, com ênfase na necessidade de cuidar de sentimentos e emoções.”

A indicação do tempo verbal relacionado às palavras escritas em sublinhado está correta na afirmativa:

A organização do ensino fundamental de nove anos é um movimento mundial e, mesmo na América do Sul, são vários os países que o adotam, fato que chega até a colocar jovens
brasileiros em uma situação delicada, uma vez que, para continuarseus estudos nesses países, é colocada a eles a contingência de compensar a defasagem constatada. A opção pela faixa etária dos seis aos quatorze e não dos sete aos quinze anos para o ensino fundamental de nove anos segue a tendência das famílias e dos sistemas de ensino de inserir progressivamente as crianças de 6 anos na rede escolar. A inclusão, mediante a antecipação do acesso, é uma medida contextualizada nas políticas educacionais focalizadas no ensino fundamental. A adoção de um ensino obrigatório de nove anos, iniciando aos seis anos de idade pode contribuir para uma mudança da cultura escolar.

Dessa forma:

Está correto o que se afirma em

É importante compreender que no ambiente escolar a dança não deve ser disseminada como uma prática para o espetáculo, pois precisa ser trabalhada de uma maneiralúdica, permitindo que o aluno descubra mais sobre o seu próprio corpo e sobre o ambiente com o qual interage. Ao longo das aulas, o professor atua como um mediador que propõe as atividades e observa as crianças atentamente. Assim, consegue identificar as características de cada uma delas, bem como a maneira como reagem ao processo educativo. A dança, arte do movimento, tem em sua essência as  maisvariadas manifestações do movimento.

Um dos conteúdos estruturantes do movimento corporal é a Kinesfera, que pode ser definida como:

Caso ocorresse a substituição da expressão verbal “poderia ser” (3º§) por “é”, pode-se afirmar que:

Ação Civil Pública é um instrumento fundamental na tutela dos direitos da coletividade.

Em relação à legitimidade para a sua propositura, é correto afirmar que:

Na hipótese da perda de efeitos jurídicos em virtude de norma jurídica superveniente contrária àquela que respaldava a prática do ato anterior, tem-se a:

A responsabilidade civil do Estado, conforme prevista no ordenamento jurídico brasileiro, na doutrina e jurisprudência,

A Constituição do Estado de Santa Catarina reconhece ao Estado as seguintes competências, EXCETO:

Considerando as conexões de rede do Windows 10, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, sabe-se que um adaptador de rede ativado pode ser para uma rede wi-fi ou uma rede cabeada. Caso ele esteja configurado para uma conexão, mas não estando conectado a uma rede, diferentes versões do ícone da conexão de rede poderão indicar o status da rede.

Sobre tal status, assinale a afirmativa correta.

O enfoque contábil estabelece que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de seu recebimento ou pagamento. Do enfoque contábil resulta a avaliação integral e completa do patrimônio público, vez que sua utilização pressupõe das receitas quando nasce o crédito tributário mediante lançamento tributário efetuado pelo órgão público, seja no lançamento direto, como é o caso do IPTU, IPVA, Taxa de Incêndio; na autuação fiscal ou no parcelamento de créditos fiscais concedidos aos contribuintes.

Essa situação é ancorada pelo Princípio da: