Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8663 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A dança pode ser vivenciada em quatro momentos, a saber: o momento de fazer a dança; o momento de conhecer a dança; o momento de interpretar a dança, no qual se vivenciará a construção das figuras coreográficas e sua composição; e o momento de apreciar a dança, que é o momento de revisão crítica do que fora construído em vias de se reconstruir novas formas e novas possibilidades de se dançar. Nesse sentido, quando os alunos afirmam que gostam de funk, que ouvem e dançam hip hop, que sabem cantar samba, que vão às baladas de música tecno, etc, eles estão dizendo, dentre outras coisas, que

Marcellino denuncia o furto do lúdico no processo escolar. O autor entende que é possível, dentro do ambiente da escola, recuperar e conviver com o lúdico, mas é fundamental que se saiba quem é o educando, pois não há uma única criança a ser educada, mas várias delas, com formações morais diferenciadas, pertencentes a classes sociais distintas, com interesses particulares conflitantes. O direito ao lúdico encontra-se em plena conformidade com a

Para Marcellino, a incorporação do prazer dentro do processo educacional não significa a renúncia do esforço, da disciplina e da concentração. Até porque, parafraseando Rubem Alves, “é justamente quando o prazer está ausente que a ameaça se torna necessária... é só do prazer que surge a disciplina e a vontade de aprender”. Pensando no princípio da inclusão, a Educação poderá ser concebida como

A baixa frequência de conteúdos da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica nas escolas não se deve apenas à falta de condições físicas para o seu desenvolvimento, mas, fundamentalmente, à (ao)

“A padronização dos modelos de beleza, desempenho, saúde e alimentação imposta pela sociedade de consumo contribui para a cristalização de conceitos e comportamentos estereotipados e alienados, tornando a discussão, a reflexão e a relativização de conceitos e valores uma permanente necessidade” (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 82). Nesse sentido, a Educação Física pode e deve abrir um espaço de reflexão no ambiente escolar a partir do processo de ensino e de aprendizagem que lhe é inerente. Tal processo está ancorado, simultaneamente, em três componentes:

Valter Bracht argumenta não ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico, a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática

É fundamental para o processo de ensino-aprendizagem em Dança a estruturação de conteúdos dessa linguagem em parâmetros de movimento (corpo, espaço, forma, movimento, ritmo, intensidade). Relacione as atividades apresentadas na coluna da esquerda com os elementos de movimentos indicados na coluna da direita.

Imagem 003.jpg

“Entender como o movimento se processa é fundamental para que o professor possa auxiliar o aluno na aprendizagem da dança. Todo movimento voluntário envolve um elemento de ‘consciência’ perceptiva que resulta de algum tipo de estímulo sensorial, cujo processo de organização de novas informações irá se ajustar a partir daquelas já armazenadas, o que levará a um ato manifesto ou desempenho motor”. Na perspectiva dessa citação, afirma-se que o processo perceptivo-motor é formado por uma determinada sequência de etapas, ordenadas da seguinte forma:

A preparação de dançarinos virtuosos para a montagem de espetáculos para a Corte, a criação da Academia Real de Dança, a organização de uma escola de movimentos com passos e posições codificados por Pierre Beauchamps definiram as bases do academismo da dança. As referências de movimentos predeterminados e técnicas de movimento que perduram até os dias de hoje servem de base para várias modalidades de dança. Nessa perspectiva, é um fator determinante na composição da dança clássica o fato de o

A elaboração coreográfica como estratégia de organização coletiva envolve uma série de ações que tornam o aluno participativo e ampliam as relações pessoais, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da iniciativa. Nesse contexto, qual, dentre as atividades abaixo, NÃO é coerente com tal proposta?

Os estudos científicos associados à credibilidade têm, para o público, um caráter de verdades incontestáveis, mesmo associados a interesses de classes e ideologicamente comprometidos. Esses estudos podem contribuir para o falseamento da argumentação e o desvirtuamento da apreensão da realidade.
Nessa perspectiva, considere as afirmações a seguir.

I - A apreensão da realidade sofre intervenção provocada por interesses pessoais e sociais que atuam subjetivamente e alteram a significação das representações sociais.

II - O discurso científico é provocado por razões ideológicas que sustentaram, de forma inequívoca, a observação sistemática da realidade.

III - A Sociologia, na Educação Básica, contribui para o desenvolvimento do senso crítico, tratando de questões de conteúdos estrategicamente selecionados e didaticamente orientados.

Está correto o que se afirma em

O Carnaval, no mundo inteiro, está associado ao Brasil e, em particular, ao Rio e a Salvador. Entretanto, não foi sempre assim. Roma e Veneza, no século XVIII, e Nice, no século XIX, enchiam suas ruas de visitantes nessa temporada festiva.

Como outras instituições europeias, o Carnaval é uma manifestação da cultura em que

• o papel ativo das mulheres contrasta com as práticas tradicionais europeias;
• a dança, com elementos africanos, aparenta emergir da fusão de duas tradições culturais;
• as escolas de samba, o uso das fantasias e o desfile dos carros alegóricos fazem parte de reminiscências do século XV em Florença e Nuremberg.

A partir desse texto, conclui-se que o(a)

A falta de moradia, de saneamento básico, o desvio das formas ortodoxas de sobrevivência, a fome e a criminalidade mostram o Brasil como uma das sociedades mais desiguais do planeta. Temáticas como “A Vida no Lixão” e “Fome Zero” discutem a pobreza como um(a)

Conversar com as pessoas de igual para igual, ouvir seus anseios, analisar sua história enquanto forma de conhecimento produzido permite explicar a sociedade, esclarecendo os problemas pessoais dos indivíduos e as estruturas sociais nas quais eles estão envolvidos. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.

I - O processo histórico da Sociologia inclui diferentes métodos de observação e construção do fato social.

II - Pensar sociologicamente significa cultivar a imaginação, fugindo ao processo rotineiro das circunstâncias pessoais que nos são familiares.

III - O conhecimento sociológico é extremamente vasto e nos possibilita ver o mundo social a partir de diferentes posicionamentos ideológicos.

IV - A construção do discurso científico da Sociologia se faz pela incessante busca de melhores resultados na interpretação dos testemunhos.

Está correto APENAS o que se afirma em

Matéria é o que compõe tudo o que ocupa lugar no espaço. O ensino desse conceito nas aulas de Ciências é auxiliado pela compreensão da natureza particulada da matéria. Nessa perspectiva, sabe-se que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282