A estrutura apresentada abaixo é da amoxicilina, antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por
bactérias.

Na estrutura da amoxicilina estão presentes, entre outras, as seguintes funções orgânicas:
A presença de um alceno pode ser facilmente confirmada através do teste de Baeyer. Nesse teste, utiliza-se solução
diluída de permanganato de potássio em meio neutro ou levemente alcalino, e o descoramento da coloração violeta indica
a presença do alceno.
Nesse teste, o produto da reação é um(a)
Na nitração da acetanilida, utiliza-se ácido nítrico em
presença de ácido sulfúrico concentrado, conforme
mostrado no esquema abaixo.

Nessa reação, a(o)
Adicionando-se 45 mL de solução de base forte a 25 mL da solução de ácido fraco, e levando-se o volume a 200 mL, com água destilada, o pH da solução resultante será, aproximadamente,
Propriedades coligativas são aquelas que dependem do
número de partículas (espécies químicas) dissolvidas.
Assim, se 3,42 g de sulfato de alumínio forem totalmente
solubilizados em 1,00 L de água, e o grau de dissociação
do soluto for igual a 98,0%, a quantidade máxima de
partículas dissolvidas na água será, aproximadamente,
Dados:
M(A2(SO4)3) = 342 g mol-1
Constante de Avogadro = 6 x 1023
Uma amostra de 15,0 g de bronze (liga metálica de cobre
e estanho) foi completamente dissolvida com ácido nítrico
concentrado, resultando em 1,00 L de solução aquosa.
Um volume de 0,500 L dessa solução foi misturado com
excesso de ferrocianeto de potássio, também em solução,
formando 17,0 g de um precipitado de ferrocianeto de cobre,
conforme a reação apresentada a seguir.

Sabendo-se que o Sn2+ não forma produto sólido com
o íon ferrocianeto, sendo apenas um íon espectador, a
massa de cobre, em g, presente na amostra de bronze é,
aproximadamente
Dados: M(Cu2 [Fe(CN)6 ] (s)) = 339 g mol-1 M(Cu) = 63,5 g mol-1
A quantidade máxima, em g, de hidróxido de chumbo produzida ao se misturar 1.000 mL de uma solução de cloreto de chumbo (PbCl2) 0,10 mol/L e 50 mL de uma solução de hidróxido de sódio (densidade 1,1 g/mL e 11% de NaOH em massa) é, aproximadamente, Dado: Considere a reação completa M(Pb(OH)2) =241 g mol-1
O céu é azul porque a luz do sol, ao atravessar a atmosfera, sofre
Considere os símbolos abaixo e as grandezas físicas que
eles representam:
F: força
g: aceleração da gravidade
m: massa
x: comprimento
t: tempo
v: velocidade
Ω: velocidade angular
q: carga elétrica
I: intensidade da corrente elétrica
R: resistência elétrica
U: potencial elétrico
Abaixo estão representadas 3 igualdades não necessariamente
verdadeiras.

A(s) igualdade(s) dimensionalmente coerente(s) é(são)
APENAS
A Máquina de Atwood, muito utilizada em laboratórios didáticos
de física, consiste em um arranjo com dois corpos
de massas m1 e m2 , ligados por um fio inextensível, conforme
ilustrado na figura. As massas do fio e da roldana,
assim como os atritos, são considerados desprezíveis. O
sistema é abandonado da posição indicada.

A tração no fio é dada por
A figura ilustra um circuito elétrico composto por 3 resistores
e 2 fontes de tensão.

A intensidade da corrente, em ampères, que atravessa o
resistor de 10 Ω vale
A fotografia ilustra o mostrador de um multímetro ajustado na escala 100 VDC.

O valor da medida indicada pelo multímetro, com o número correto de algarismos significativos, é
A figura ilustra uma associação formada por 3 resistores.
A resistência equivalente entre os pontos A e B vale Req1
quando a chave S está fechada e vale Req2 quando a
chave S está aberta.

A relação

vale
Em uma turma de 5° ano, o professor desenvolve, a partir da leitura desse texto, uma atividade em que se focalizam os
mecanismos de coesão que têm por objetivo estabelecer a continuidade textual.
Para avaliar se os alunos conseguem localizar o trecho que apresenta a palavra que como um recurso coesivo de referência
a um elemento anterior apresentado no texto, é preciso que eles marquem:
Para atender às possibilidades de aprendizagem da leitura e da escrita, o professor deve escolher, primeiramente, textos
de acordo com a experiência de vida dos alunos e, gradualmente, trabalhar com gêneros textuais mais complexos.
Uma sequência que atende a essa estratégia é