Em relação à seleção dos tipos de atividades destinadas
para o lazer, são considerados cinco grupos de interesse:
físicos, artísticos, manual, intelectual e social.
Considera-se como interesse físico o exercício de
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Educação Física para o Ensino Fundamental, são apresentados
objetivos a serem alcançados nessa fase de ensino. Considere
os objetivos abaixo.
I - Treinar para competições, de forma que alcance o
alto nível para representar o país em competições
internacionais.
II - Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente,
adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação
e atividades corporais, relacionando-os
com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria
da saúde coletiva.
III - Repudiar qualquer espécie de violência, adotando
atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade
nas práticas da cultura corporal de movimento.
Está de acordo com os PCN o que se apresenta em
Numa competição de futsal, organizada pelo processo de
eliminatória simples, foram realizados 11 jogos.
Nessa situação, o número de equipes participantes era de
Os jogos e brincadeiras estão presentes na vida dos seres
humanos desde a Antiguidade.
Os jogos, como conteúdos escolares, podem ser considerados
como um dos que apresentam facilidades de aplicação
por diferentes razões, dentre as quais aquela que
afirma que se aprende o jogo pelo método
A idade escolar de 7 a 10 anos caracteriza-se basicamente
pelo rápido aumento da capacidade de aprendizagem
motora, com consequência de alta maturação do sistema
nervoso.
Por isso, as atividades prioritárias para a preparação física
dessas crianças são
No handebol, um jogador sofre uma desqualificação quando
Em reunião para planejamento das atividades letivas,
o grupo de professores de Matemática discutia sobre a
seleção e organização dos conteúdos que deveriam ser
trabalhados com os alunos. Antonio e Ribamar se posicionavam
a esse respeito da seguinte maneira:
Antonio defendia que os professores pudessem organizar
os conteúdos da disciplina considerando as
características dos alunos e o Projeto Político-Pedagógico
da escola. Ribamar, embora também ressaltasse
a importância do Projeto, defendia que se seguisse
mais estritamente a disposição dos conteúdos
presentes no livro que tinham concordado em adotar.
Com relação à polêmica exposta acima e considerando
as reflexões atuais do campo da didática, conclui-se que
En la segunda respuesta de Tonucci, la expresión entre paréntesis (línea 68)
En lo que se refiere a las opiniones de Francesco Tonucci, la afirmativa que NO se encuentra de acuerdo con el texto es:
En la primera respuesta del entrevistado el uso del modo subjuntivo indica
Dialogando con la respuesta de Tonucci a la última pregunta de la entrevista en el Texto I, un ejemplo de práctica docente relacionada a un uso colaborativo (de trabajo en equipo) y productivo (bajo una metodología de investigación crítica) de las nuevas tecnologías es
Teniendo en cuenta el cartel de la campaña del Texto III, es correcto afirmar que una función del texto no verbal en lo que se refiere al verbal es
Numa perspectiva interdisciplinar e relacionada com
contextos reais, o processo ensino-aprendizagem
de Línguas Estrangeiras adquire nova configuração
ou, antes, requer a efetiva colocação em prática de
alguns princípios fundamentais que ficaram apenas
no papel por serem considerados utópicos ou de difícil
viabilização.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros
curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília. 1997
La afirmativa anterior hace referencia al estudio de lengua que
En lo que se refiere a las variantes socioculturales, en las clases de E/LE se debe
Uno de los efectos estilísticos que se puede producir por medio de la relación entre palabras y números en el Texto VI es la oposición entre