O balanço de pagamentos é o registro contábil das transações econômicas de um país com o resto do mundo. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Conceder subsídios às exportações e estabelecer restrições não tarifárias às importações, embora sejam medidas contrárias aos preceitos do livre– comércio, são formas de se elevar o saldo da balança comercial e reduzir o déficit no balanço de pagamentos.
Acerca dos agregados monetários, bem como dos instrumentos e efeitos econômicos das políticas monetária e fiscal, julgue os itens subsequentes.
A adoção de uma política fiscal restritiva por meio da elevação de impostos tende a aumentar a renda, deslocando a curva IS para a direita.
Com relação às políticas fiscal e monetária do setor público, julgue os itens a seguir.
A emissão de letras financeiras do tesouro (LFT) para financiar a dívida pública brasileira reduz o poder da política monetária.
Considere que uma economia seja descrita pelas equações abaixo,
em que u é a taxa de desemprego, g é a taxa de crescimento da
economia, π é a taxa de inflação, g
m é a taxa de crescimento da
oferta de moeda e t é o indicativo de tempo, base anual.
Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens que
se seguem.
Se for observada inflação de 10% ao ano e a economia estiver operando no nível do produto potencial, a taxa de crescimento da oferta de moeda será de 13% ao ano.
Com relação a noções básicas de administração financeira e orçamentária, julgue os itens subsequentes.
Para se incluir, no orçamento da União, uma ação orçamentária que dependa da adesão prévia de entes subnacionais, deve–se utilizar o marcador de regionalização na execução.
Acerca do sistema e do processo de orçamento federal e das inovações introduzidas pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens que se seguem.
Se determinado órgão do Poder Judiciário não encaminhar sua proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Executivo estará autorizado a definir os valores da referida proposta de acordo com seus próprios critérios.
Julgue os itens que se seguem, relativos às classificações orçamentárias e aos créditos ordinários e adicionais.
A condição necessária e suficiente para a abertura de créditos suplementares e especiais é a existência de recursos disponíveis para fazerem face à despesa.
Julgue os itens que se seguem, relativos às classificações orçamentárias e aos créditos ordinários e adicionais.
Uma ação orçamentária que tenha por objetivo a entrega de bens e serviços à sociedade deverá ser incluída em um programa de gestão, manutenção e serviços do Estado.
Em relação às normas vigentes para a fase de execução do orçamento, bem como aos estágios da receita e da despesa públicas, julgue os itens subsecutivos.
O estágio da receita pública durante o qual o agente público deve determinar a matéria tributável é denominado lançamento.
Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
A administração pública gerencial, alternativa ao Estado burocrático, foi originalmente proposta por governos europeus e não chegou a ser adotada no Brasil.
Julgue os itens seguintes, relativos aos processos participativos de gestão pública.
Os conselhos de gestão podem sugerir e deliberar acerca das políticas públicas do Estado, porém não possuem poder de fiscalização.
Julgue os itens seguintes, relativos aos processos participativos de gestão pública.
O Estado empreendedor é aquele que assume o controle da economia do país e administra as empresas públicas para gerar riqueza.
Julgue os itens subsecutivos, relativos às políticas públicas.
Os conselhos de políticas setoriais são um mecanismo disponível para o controle social dos cidadãos em relação à proposição de políticas públicas.
Com base na tabela acima, que apresenta os saldos, em reais, das
contas contábeis da Cia. ABC S/A, ainda não encerrados
contabilmente, referentes ao exercício findo em 31/12/2013, julgue
os itens a seguir.
O resultado do exercício inviabiliza a constituição da reserva legal no período.
Julgue os seguintes itens, relativos aos aspectos inerentes ao grupo contábil do ativo e às suas respectivas contas.
A depreciação de um imobilizado calculada pelo método da soma dos dígitos apresenta despesas anuais de depreciação crescentes ao longo do tempo.