Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58535 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.

As reservas técnicas devem ser utilizadas unicamente para o acondicionamento do acervo, de modo que não se deve armazenar ali nenhum material não pertencente ao acervo.

Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.

Os objetivos do acondicionamento são guardar e proteger as peças de um acervo e facilitar o seu manuseio.

Em relação às partes de um livro, julgue o item a seguir.

A guarda é feita a partir de uma única folha de papel dobrada ao meio: metade da folha é colada à capa e forma a contraguarda, enquanto a outra metade fica solta e forma a guarda volante.

Em relação às partes de um livro, julgue o item a seguir.

Corte da frente é o nome dado à parte da capa que marca o início do livro.

Com relação a levantamento topográfico, julgue o item a seguir.

Sistemas de informação geográfica (SIG) permitem a integração de dados de diversas fontes, a criação de bancos de dados georreferenciados e a automatização da produção de documentos cartográficos.

No que se refere à capacidade de uso, manejo e conservação do solo, julgue o item que se segue.

Tanto o levantamento do meio físico do solo quanto a determinação das classes de capacidade de uso do solo são ações dispensáveis à implantação do manejo conservacionista do solo em propriedade rural.

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

O educador ambiental deve ser um mediador na construção de referenciais ambientais, utilizando-os como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada na natureza.

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

A educação ambiental muitas vezes resulta em práticas ineficazes, por apresentar uma visão fragmentária, simplista e reduzida da realidade, reproduzindo esses referenciais em suas ações pedagógicas.

Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.

No século XX, duas frentes teóricas marcaram os estudos culturais: a que considerava cultura como sistemas estruturais, perspectiva desenvolvida por Clifford Geertz, e a que considerava cultura como sistemas simbólicos, elaborada por Claude Lévi-Strauss.

No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que se segue.

Sob a direção de Bronislaw Malinowski, a chamada Escola de Manchester tornou-se um respeitável centro de pesquisa sobre mudanças sociais, com enfoque na Oceania.

Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.

Atualmente os direitos humanos têm sido utilizados pelos movimentos sociais urbanos e rurais, assim como por povos e comunidades tradicionais, como forma de proteção, principalmente contra transgressões cometidas pelo Estado ou por seus agentes.

Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.

Segundo Émile Durkheim, religião e igreja são instituições distintas e separáveis, pois a religião é algo eminentemente coletivo, enquanto a igreja é uma comunidade moral circunscrita a fiéis e sacerdotes.

Acerca das antropologias do mundo, julgue o item subsequente.

As várias temáticas tratadas pelos antropólogos, independentemente de seu continente de origem, estão inseridas em dinâmicas sociais, culturais e políticas que se desdobram em contextos historicamente estruturados, de diferentes maneiras, por relações de poder variáveis.

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.

A cultura é sempre determinada por fenômenos infraestruturais, como as necessidades fisiológicas, o caráter psicológico de uma população, as relações de produção material e a organização social e política, e se transforma em decorrência de mudanças nesses fatores estruturais básicos, mas não é capaz de gerar transformações sobre eles.

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As referências culturais do Brasil referem-se principalmente aos gostos, hábitos e crenças produzidos pelos encontros entre raças e culturas que marcaram os períodos colonial e imperial, cabendo às políticas de salvaguarda de patrimônio histórico e cultural preservar essas referências da cultura brasileira autêntica e defendê-las de estrangeirismos e modificações.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282