Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 101708 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que se refere a improbidade administrativa e processo administrativo, julgue os itens subsequentes. 

De acordo com a lei, o processo administrativo pode iniciar-se a pedido do interessado, desde que apresentado por escrito. 

Os chamados quilombos foram uma das formas de resistência dos africanos escravizados no período do Brasil colonial. Em relação aos quilombos, assinale a alternativa correta.

São muitos os laços étnicos e afetivos que unem o Brasil a países como Nigéria, Togo, Benin, Angola e República Democrática do Congo, além dos vínculos econômicos, por exemplo, com Congo, Guiné, Gabão e Moçambique. Relativamente aos reinos africanos entre os séculos V e XV, julgue o item subsequente.

Segundo classificação linguística, não étnica, mais da metade do continente africano é ocupada pelo grupo bantu, cuja origem se situa na fronteira das atuais Nigéria e Camerun.

Com escopo de valorizar a carreira policial, foi editada em 2021 uma Lei Complementar do Estado Gama que estabeleceu que é garantida a paridade e a integralidade de vencimentos entre os policiais civis ativos e inativos.

De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, tal norma é 

No que tange à gestão de processos, julgue os itens seguintes.

I Atividade é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer.

II Tarefa é um conjunto de ações com procedimentos definidos que descrevem o passo a passo para a sua execução, de acordo com um método definido.

III Processo é o conjunto de operações que recebe um insumo, agrega-lhe valor e o transforma em produto.

IV Macroprocesso corresponde à visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários, compreendendo mais de uma função organizacional.

Estão certos apenas os itens

Uma grande amostra foi selecionada para estimar o tempo médio de tramitação de um tipo particular de ação em uma comarca. Essa amostra demonstrou que o intervalo bilateral de 95% de confiança para o tempo médio de tramitação estava entre 8 e 10 anos.

Com o objetivo de aumentar a precisão dessa estimativa, um estatístico resolveu diminuir a confiança para 85%.

O novo intervalo de confiança passou a ser, aproximadamente, igual a:

As demonstrações contábeis do governo e das entidades do setor público têm objetivos específicos e estruturas padronizadas, porém, a definição da responsabilidade pela sua elaboração e apresentação cabe ao(à):

De acordo com a composição da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) prevista na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), disseminar o conhecimento sobre a proteção de dados pessoais e da privacidade à população é uma atribuição do(a):

De acordo com a Lei n.º 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), julgue o item a seguir.

Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações, por qualquer meio legítimo, a sociedades de economia mista, por exemplo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

Em um grupo de 45 soldados, 27 gostam de marchar e 38 gostam de praticar tiro ao alvo.
Sejam:

X: o número de soldados desse grupo que gostam de marchar e também de praticar tiro ao alvo;
Y: o número de soldados desse grupo que não gostam nem de marchar nem de praticar tiro ao alvo.

Nesse caso, é correto afirmar que

Considerando que a quantidade média de veículos que passa por determinado cruzamento é medida de segunda-feira a sexta-feira, durante o primeiro minuto dos seguintes horários: 4 h, 5 h, 6 h, 7 h, 8 h e 9 h da manhã; e que essa quantidade é dada por Q(n) = a(n) + b(n), n = 4,5,6,7,8,9, em que a(n) é uma progressão aritmética de razão 8, e b(n) é uma progressão geométrica de razão 3, então, se a(5) = 28 e b(5) = 6, a quantidade média de veículos que passa pelo referido cruzamento no primeiro minuto das 7 h da manhã é igual a

Considerando o exposto e as situações que possam surgir no exercício da profissão, julgue o item a seguir.

Ao efetuar o recambiamento de presos foragidos das unidades do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, que se encontravam em outros estados da federação, foram observadas as fichas criminais dos detidos e percebeu-se que 14 tinham registros de crimes contra a vida e 11 tinham registros de crimes contra o patrimônio. Se o número de fichas era igual a 20, pode-se dizer que 5, entre elas, tinham registro de crimes contra o patrimônio e registros de crimes contra a vida.

Considerando o exposto e as situações que possam surgir no exercício da profissão, julgue o item a seguir.

A proposição “Se Tibúrcio realiza atividades de escolta interna, Torquato realiza atividades de escolta externa.” é verdadeira se Tibúrcio não realizar atividades de escolta interna.

Os mecanismos que permitem que a sociedade e os cidadãos usuários de serviços públicos tenham seus interesses resguardados perante conflitos de agência correspondem a

Assinale a opção em que é corretamente apresentada a relação determinada, no texto CG1A2-I, pela proposição P sobre os conjuntos X e Y.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282