A palavra petróleo deriva do latim, da combinação das palavras petrus, que significa pedra, e oleum, que significa óleo. O termo petróleo é normalmente empregado para descrever a fração oleosa que é extraída dos reservatórios. Entretanto, as reações que dão origem ao petróleo formam compostos que podem conter de um a várias dezenas de átomos de carbono. Assim, seus constituintes podem ser encontrados nos três estados da matéria: gás, líquido e sólido. A fase líquida, oleosa, contém gases dissolvidos e sólidos dispersos. Além de hidrocarbonetos, fazem-se presentes no petróleo compostos que contêm enxofre, nitrogênio e oxigênio, além de metais e outros elementos.
Internet: <https://rvq-sub.sbq.org.br> (com adaptações).
Os processos de combustão geram energia térmica suficiente para promover reações secundárias entre o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2), componentes majoritários do ar atmosférico, o que leva à produção de dióxido de nitrogênio (NO2), que, por sua vez, é rapidamente oxidado a monóxido de nitrogênio (NO).
A gasolina é empregada em motores de combustão interna do ciclo Otto. Nestes, tem-se inicialmente a admissão, para o interior de um cilindro, de uma mistura de ar e gasolina vaporizada. A mistura é então comprimida por um pistão e, como resultado do trabalho de compressão, tem-se o aquecimento do sistema.
Internet: (com adaptações).
Um dos principais componentes da gasolina é o n-heptano (C7H16), cuja combustão completa pode ser descrita pela reação não balanceada a seguir.
C7H16 (l) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O (g)
A partir dessas informações e considerando que MH = 1 g/mol, MC = 12 g/mol, e MO = 16 g/mol, que o volume molar de um gás ideal seja de 22,4 L e que todos os gases se comportem de forma ideal, julgue os itens a seguir.
Para a combustão completa de 0,2 kg de n-heptano, o volume mínimo necessário de O2, nas CNTP, é de 44,8 L.
O petróleo é essencialmente formado por hidrocarbonetos parafínicos, naftênicos e aromáticos, e por pequenas quantidades de heterocompostos que contêm átomos de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Alguns compostos inorgânicos estão presentes no petróleo em teores variados, sendo considerados impurezas. Metais também são encontrados na maioria dos petróleos, em concentrações que vão de µg/L a mg/L. Basicamente, apresentam-se em duas formas: como compostos organometálicos e como sais inorgânicos dissolvidos na água emulsionada ao petróleo.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens subsequentes.
Os sais presentes na água residual do petróleo podem ser separados por filtração visto que o tamanho médio das partículas dispersas desses sais é inferior a 1 nm.
A máquina X está sendo transportada em um vagão do trem T1, que se locomove à velocidade v1 constante sobre um trilho retilíneo em determinado sentido. À luz das leis do movimento de Newton, a Terra, nessa situação, é um referencial inercial para o conjunto máquina e vagão do trem T1.
Com base na situação hipotética precedente, julgue o item que se segue.
Caso um trem de vagões T2 esteja se locomovendo à velocidade constante v2 = 2v1 em um trilho retilíneo no sentido contrário ao do trem T1, a máquina X sofrerá, com relação ao referencial definido por T2, uma aceleração não nula e proporcional a quatro vezes o quadrado da velocidade v1.
Com base em conceitos de termodinâmica e noções de instrumentação, julgue os próximos itens.
Considere um instrumento de medição de temperatura ajustado para alcance (span) de 100 oC; considere, ainda, que o limite inferior da capacidade de medida ou de transmissão desse instrumento seja de 50 oC. Nessa situação, o limite superior dessa capacidade de medida ou de transmissão é de 150 oC.
Julgue os próximos itens, relativos à química orgânica.
A composição do petróleo pode ser classificada em função da presença de hidrocarbonetos, pois o petróleo é uma mistura complexa de inúmeros compostos orgânicos, encontrados em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares.
Dois corpos com mesma massa M movimentam-se em direções opostas, com velocidades escalares iguais a V. Eles colidem ao mesmo tempo com uma mola elástica, simétrica e linear, não elongada e em repouso, como esquematizado na figura a seguir. Eles, então, comprimem a mola até ficarem emrepouso e, em seguida, são acelerados em direções opostas, até perderem o contato com a mola. O intervalo de tempo que cada corpo permanece em contato com a mola é denotado por T. Esse intervalo de tempo corresponde à duração da colisão dos corpos com a mola.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
A energia potencial armazenada pela mola, quando os dois corpos ficam em repouso, é de MV2 ⁄2.
Considere um corpo preso a uma barra rígida de comprimento L = 1 m, que gira sobre uma mesa, em um movimento circular uniforme (MCU), com velocidade V = 1 m/s, conforme esquematizado na figura a seguir. Considere que, além da força da barra sobre o corpo, atuem sobre ele o seu peso, de 10 N, uma força normal e uma força de atrito cinético exercidas pela superfície da mesa. Considere, ainda, que o coeficiente de atrito cinético seja
= 1/ 2 e que o vetor
descreva a posição do corpo em função do tempo t.

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
A potência fornecida pela força da barra para o corpo é de 5 W.
Uma barra horizontal homogênea de tamanho L, com forças verticais para baixo aplicadas em suas extremidades, é mantida em equilíbrio estático quando apoiada em um pilar, que exerce uma força normal sobre a barra
, como esquematizado na próxima figura. As forças nas extremidades da barra são respectivamente de 100 N e 200 N. A distância da extremidade que sofre uma força maior até o ponto de apoio do pilar é indicada por D.

Tendo como referência essas informações, bem como considerando que a barra em questão tenha massa desprezível e que todas as grandezas estejam expressas em unidades do Sistema Internacional de Unidades, julgue os itens a seguir.
O torque resultante sobre a barra não é nulo, pois as forças nas extremidades da barra têm intensidades diferentes.
Um corpo se desloca de um ponto A até B; depois, do ponto B até C; e, por fim, retorna até o ponto A. Esses deslocamentos estão representados na próxima figura, em que
denotam respectivamente os três vetores dos deslocamentos do corpo.

Com base nessas informações, julgue os seguintes itens.
A soma vetorial dos três deslocamentos é nula, isto é, 
Com base na figura precedente, em que é apresentada uma circunferência de raio 20, julgue os itens que se seguem.
Se α for um arco sobre a circunferência da figura com comprimento
, então cos(α) será maior que 0,6.
Com base na figura precedente, em que é apresentada uma circunferência de raio 20, julgue os itens que se seguem.
A tangente do arco AJ é inferior a 1,9.
Considerando os princípios gerais de escoamento de fluidos, vazão e fluxo de massa, a equação de Bernoulli e o tubo de Venturi, julgue os itens a seguir.
Caso seja necessário medir a vazão volumétrica de um gás, devem-se indicar as condições de pressão e temperatura em que essa medida é realizada.
Com relação a eletrônica, eletricidade e circuitos elétricos, julgue os itens a seguir.
Entre duas cargas elétricas fixas, surge uma força eletrostática de repulsão, cuja intensidade é inversamente proporcional à distância entre elas.
Julgue os próximos itens, relativos a magnetismo, a indução eletromagnética e a transformador.
Em um transformador de potência real de dois enrolamentos, a força eletromotriz induzida no enrolamento primário decorre principalmente da variação do fluxo magnético produzido pela corrente secundária.