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Assinale a principal fonte de implementação da educação nacional e das políticas que assim as define.

A respeito do surgimento das Tendências Pedagógicas Liberais, no século XIX, e as contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, analise as afirmativas a seguir: I. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais, contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. II. Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado; era extremamente burocratizado (conteúdos, memorização, provas) com normas rígidas. III. A tendência liberal tecnicista manifesta-se por várias versões: a renovada progressista ou pragmática, que tem em Jonh Dewey e Anísio Teixeira seu representantes mais significativos; a renovada não-diretiva, fortemente inspirada em Carl Rogers, o qual enfatiza também a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais; a culturalistas; a piagetiana; a montessoriana; todas relacionadas com os fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa. Assinale

Considerando que a BNCC não é o primeiro documento a defender um currículo nacional (MACEDO, 2014), torna-se pertinente apresentar uma linha do tempo sobre essa questão. Atribua “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, às afirmativas abaixo: I. O artigo 210 da Constituição Federal menciona a delimitação de “conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum”. II. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) – para o Ensino Médio reitera a necessidade de uma base comum e acrescenta que cada sistema e estabelecimento de ensino devem conter uma parte diversificada, considerando as especificidades locais. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN são criados com o intuito original de normatizar um currículo nacional. IV. Em 2014, os esforços para a construção de uma base ganharam força, passando por um processo de três anos e resultando no documento homologado em 2017. Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Acerca do tema Currículos e Projeto Político Pedagógico (PPP), analise as afirmativas abaixo:

I. O Projeto Político Pedagógico tem sido concretizado no documento que registra o conjunto de decisões e ações para o desenvolvimento do trabalho educativo. É importante destacar que todo o projeto pedagógico traz, de modo apenas explícito, uma concepção de educação e é justamente essa compreensão que caracteriza a dimensão política do projeto pedagógico.

II. Ao entender o PPP como as intenções e as práticas de se trabalhar com as trajetórias de formação de educandos e educadores pode-se dizer que ele se identifica com o currículo escolar. Como tal, o PPP precisa ser resposta a uma demanda viva que decorre da leitura da realidade.

III. Um PPP que registre a proposta de um currículo crítico, isto é, um currículo comprometido com a superação das realidades opressivas, voltado para o desenvolvimento da autonomia dos seres humanos e para a luta pela ampliação das condições necessárias para uma vida digna para todos, pode também significar uma forma de resistência aos currículos hegemônicos.

Assinale

As funções da avaliação podem ser classificadas em três modalidades. Relacione-as abaixo:

1. Avaliação diagnóstica

2. Avaliação formativa

3. Avaliação somativa

( ) Supõe-se que sejam detectados os pontos fracos do ensino e da aprendizagem e se extraiam as consequências pertinentes sobre onde se deva colocar, posteriormente, a ênfase no ensino e na aprendizagem.

( ) Deve fornecer informações que permitam identificar progressos, registrar dados, estabelecer juízos e estabelecer decisões.

( ) É orientadora, porque orienta o trabalho do aluno e do professor, além de controlar e informar o aluno e o professor sobre os resultados atingidos durante o desenvolvimento do processo, e, sendo contínua dá condições para a recuperação imediata, se necessário.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

De acordo com o processo de formação, a autonomia, responsabilidade e a capacitação são características tradicionalmente associadas a valores profissionais que deveriam ser indiscutíveis na profissão docente. Sendo assim, é correto afirmar, exceto:

Que comando habilita linguagem de programação ISO (padrão universal de padrão ISO) para Tornos comandados por Controle Numérico Computacional (CNC)?

Em um processo de furação, calcule o tempo efetivo de usinagem para furação nas seguintes condições:

Furo de 15mm realizado em 3 operações, utilizando 3 brocas (D1= 5mm; D2= 10mm e D3= 15mm em sequência) helicoidais com 2 arestas de corte

Velocidade de corte = 47,1 m/min. Avanço = 0,05 mm/rot por aresta (para as 3 brocas)

Comprimento do furo efetivo = 30 mm Considere π = 3,14

Sobre rebolos para retificação podemos destacar cinco parâmetros básicos. Assinale a alternativa que lista corretamente estes cinco parâmetros.

Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa a assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão rastreado ao Sistema Internacional (SI). Assinale a alternativa que descreve a calibração segundo o vocabulário internacional de metrologia.

Existem basicamente três tipos de bombas hidráulicas de deslocamento positivo. Assinale a alternativa que apresenta estes três tipos de bomba.

No que consiste o processo de soldagem Aluminotérmica ou conhecido como TW (Termit Welding)?

O PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, instituído em 1985, tem como principal objetivo para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício. Entre suas ações está elaboração e disseminação de informação qualificada em eficiência energética. A inclusão da disciplina no currículo de cursos de engenharia e arquitetura foi uma das consequências deste programa. Sobre ações que podem promover a eficiência energética, em diversos setores industriais escolha a alternativa correta:

A determinação da potência instalada de uma unidade consumidora é essencial para a concepção econômica e segura de uma instalação, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define em sua norma NBR 5410, na qual estão previstos itens de previsão de cargas tanto para pontos de iluminação como para pontos de tomada. Obedecendo aos critérios mínimos de levantamento de carga desta norma, é correto afirmar que a potência mínima que deve ser destinada à iluminação e tomada, respectivamente, de uma cozinha com dimensões 9m x 5m é de:

As subestações de transmissão precisam ter um alto desempenho pois processam montantes significativos de energia elétrica. Falhas em seus equipamentos ou instalações podem ocasionar grandes desligamentos de carga. Portanto, em geral, os transformadores de potência trifásico são formados por bancos de transformadores monofásicos, pois se alguma unidade apresentar problema é possível a substituição por uma unidade reserva. Dessa forma, além de aumentar a disponibilidade, reduz-se o custo de manter uma unidade trifásica na reserva. Sobre a ligação formação de transformadores trifásicos a partir de transformadores monofásicos, responda:

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