O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Do título “Gramáticas: rota alternativa para as aulas de português" e da leitura atenta ao texto, pode-se pressupor do fato de o signo linguístico “gramática" estar flexionado no plural e estar seguido da expressão “rota alternativa" que
O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Infere-se do excerto “Refletir sobre a linguagem exige apenas um bom professor, quadro-negro e a intuição dos alunos. Essa é uma maneira de ensinar a raciocinar cientificamente com pouquíssimos recursos." (linhas 11 e 12) que o signo “apenas" possui, no texto, caráter predominantemente
O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Sobre o trecho “que mostram que a reflexão sobre uma língua natural ensina o método científico, auxilia no ensino de ciências e matemática e desenvolve as capacidades de leitura e escrita." (linhas 8 a 9), um dos assuntos estudados que mais inter-relaciona linguística com conhecimentos matemáticos é

What can be inferred about the Medical English?


What is the author's purpose in mentioning “At first glance, it appears their business model would benefit from addiction" in paragraph 1?
What can be stated about the passage above?
Sobre surdez e o sujeito surdo, analise as afirmativas a seguir. I. Os sujeitos surdos não diferenciam uns dos outros pelo grau de surdez. II. A surdez é vista como uma deficiência de acordo com o viés cultural. III. O surdo, quando não é obrigado a olhar-se como ouvinte, se enquadra nos moldes ouvintistas. IV. O tipo de surdez pode ser condutiva, neurossensorial ou mista. Assinale
“Haveria uma falha na organização gramatical da língua de sinais, que seria derivada das línguas de sinais, sendo um pidgin sem estrutura própria, subordinado e inferior às línguas orais” (Quadros e Karnopp, 2004) A respeito da informação acima, considere que foram produzidas as avaliações a seguir. I. É verdade. As línguas de sinais dependem completamente das línguas orais e não conseguem dar vazão às emoções e aos sentimentos. II. É mito. As línguas de sinais atendem todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar infinitas sentenças. III. É verdade. As línguas de sinais são línguas artificiais, não possuem estrutura própria e por isso se tornam totalmente dependente das línguas orais. IV. É mito. As línguas de sinais são completamente independentes das línguas faladas e não possuem uma gramática própria. Assinale
Assinale a alternativa que contém os sinais que correspondem ao uso das expressões faciais gramaticais no nível morfológico na Língua Brasileira de Sinais.
Sobre homônimos, assinale a alternativa em que tal relação se verifica.
Assinale a alternativa que contenha, respectivamente, verbos simples, verbos direcionais, verbos locativos, verbos manuais e verbos classificadores.
A Lei 10.436, a Lei de Libras, como é conhecida, foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República no dia 24 de abril de 2002. Ela possui 5 artigos e 2 parágrafos únicos. De acordo com o texto da lei, assinale a alternativa correta.
Os ciclos biogeoquímicos são divididos em dois grandes grupos, os gasosos e os sedimentares e diferenciam-se pelo local onde ficam seus depósitos ou reservatórios. Os ciclos gasosos são compostos por nitrogênio, carbono e oxigênio, enquanto os ciclos sedimentares são compostos por água, fósforo e enxofre. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente - Lei 6938/1981, o poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. Ao constatar degradação ambiental,
De acordo com a Resolução CONAMA Nº 01/1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados. O EIA e seu respectivo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA) devem ser submetidos à aprovação do IBAMA, o licenciamento de atividades que, por lei, seja de competência federal. O EIA/RIMA deve então conter as informações referentes ao local do empreendimento, considerando o meio ambiental, social e econômico.
Deve considerar “expor as interações e descrever as interrelações entre os componentes bióticos, abióticos e antrópicos do sistema, apresentando-os em um quadro sintético". Estas interações referem-se à alternativa: