Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4535 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No Brasil, a vertente modernizadora do Serviço Social,
orientando-se pelo desenvolvimentismo, se fundamenta
teoricamente no estrutural–funcionalismo e se preocupa em
repassar os programas governamentais para as populações,
sem uma crítica à ordem vigente. Pauta-se, portanto, pela
perspectiva de

As transformações ocorridas no mundo no trabalho,
decorrentes da reestruturação produtiva do capital, geraram
diversas consequências, dentre as quais se incluem o
aumento do desemprego estrutural, o crescimento do exército
industrial de reserva e o aumento do setor informal da
economia. Destaca-se, nesse movimento,

Considere as seguintes classes em Java, cada uma em um arquivo distinto e todas no mesmo pacote.

Assinale a alternativa que contém os conceitos de orientação a objetos implementados nessas classes.

Considere um sistema Linux Ubuntu versão 18.04.2 LTS para arquiteturas 64 bits. Dado o seguinte código fonte na linguagem C:

Assinale a alternativa que indica corretamente, incluindo o
processo pai inicial, quantos processos são criados pelo
programa mostrado no código após compilação com o
compilador GCC e execução na linha de comando.

Em criptografia, os termos algoritmo de Diffie-Helman, RC4 e
SHA-1 estão relacionados, respectivamente, com

“Hoje, pensar a profissão docente necessita de um olhar que contemple tanto as questões de conteúdo quanto as relacionais em um cenário que se modifica o tempo todo, e que, por isso, precisa estar fortemente vinculado às questões coletivas que pressupõem a socialização e o compartilhamento de saberes.[...] A formação precisa propor dinâmicas que ajudem os professores a construírem competências que os permita reinventar soluções e alternativas às situações emergentes [...] Para pensar a inserção dos profissionais em processos formativos, é condição indispensável compreender quais as competências necessárias, tanto para desempenhar suas funções docentes quanto para estar permanentemente em formação, além de pensar também sobre quais seriam as competências necessárias aos docentes para que consigam participar de processos formativos com o uso das tecnologias”.
(MACHADO, G. B. et al. Um Estudo Sobre o Perfil de Professores do Ensino Fundamental e o Uso de Tecnologias para a Educação: uma Proposição de Agenda de Pesquisa a partir de Dados Educacionais. In: Revista RENOTE, Novas Tecnologias da Educação. CINTED, UFRGS. Vol 16, n. 2, 2018).

De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os autores defendem o uso das tecnologias na formação do professor.
II. Os autores sugerem a proibição do uso das tecnologias em sala de aula.
III. Os autores sugerem uma formação docente fundamentada na concepção tecnicista.
IV. Os autores propõem um olhar para a profissão docente que considere o compartilhamento de saberes.

Assinale

No que diz respeito à educação superior, a LDB (Lei nº
9.394/1996) estabelece que a educação superior abrangerá os
seguintes cursos e programas:

A inovação é um dos aspectos importantes para os projetos
educacionais, porque pode contribuir para o planejamento dos
professores e da escola quanto a flexibilidade para adaptações
à realidade em que estão inseridos. Porém, deve-se levar em
consideração

Segundo a Lei 9.394/96 (LDB), são finalidades da educação superior:
I. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento,
aptos para a inserção em setores profissionais.
II. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente,
em particular os nacionais e regionais.
III. Estimular a participação em eventos internacionais de
tecnologia.
IV. Contribuir para a formação do ensino técnico de ensino médio.
Assinale

Leia o texto abaixo, escrito pela educadora e poeta Cecília Meirelles, e responda às questões.

O texto acima pertence ao gênero literário poema. Nesse tipo de gênero, há - em algumas situações (como ocorre no texto apresentado) - a predominância da função de linguagem

Texto para a questão

Joseph, um quarentão que trabalha num banco de investimentos, começou a frequentar o consultório após um ataque de ansiedade. (linhas 34 e 35)

No trecho acima, há

A respeito dos objetivos e da estrutura dos Institutos Federais (Lei 11.892/2008), assinale a alternativa correta.

O mundo está em movimento. A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho. Com base nesse cenário, analise as afirmativas a seguir:

I. As propostas de reforma curricular para o Ensino Médio se pautam nas constatações sobre as mudanças no conhecimento e seus desdobramentos, no que se refere apenas à escola.
II. A formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas à formação geral.
III. Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
IV. Nas sociedades tradicionais, a estabilidade da organização política, produtiva e social garantia um ambiente educacional relativamente estável. Agora, a velocidade do progresso científico e tecnológico e da transformação dos processos de produção torna o conhecimento rapidamente superado, exigindo-se uma atualização contínua e colocando novas exigências para a formação do cidadão.
V. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

Assinale

Em uma aula prática sobre o Reino Plantae, foram coletados pelo professor exemplares de cada um dos grandes grupos de plantas a serem estudados. O objetivo da aula consistia na identificação e reconhecimento de cada um dos 4 grupos, com base nos materiais práticos presentes na aula. A seguir estão os materiais empregados:

I. estróbilos femininos e masculinos;
II. filídios;
III. folhas com a presença de soros;
IV. flores hermafroditas.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que se apresente correta e respectivamente, em relação aos materiais deixados pelo professor, os 4 grupos de plantas.

A chia é um alimento de destaque, quando o assunto é a alimentação saudável. Peça-chave na dieta de vegetarianos e veganos, seu destaque também aparece quando o assunto é a prevenção de importantes doenças como câncer, diabetes e Alzheimer. A seguir estão as informações nutricionais dessa semente:

Com base na classificação dos grupos da pirâmide alimentar e de acordo com a função que exercem, assinale a alternativa que apresente, correta e respectivamente, a classificação de carboidratos, proteínas e vitaminas presentes na semente de chia.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282