Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7383 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O folheto embrionário que forma o Sistema nervoso também dá origem a outra estrutura. A alternativa que associa este folheto com a respectiva estrutura é:

A situação na qual ocorre o mascaramento do efeito fenotípico de um ou ambos os membros de um par de alelos por um gene de um que esteja ou não no mesmo cromossomo, está corretamente expressa na alternativa:

Os estados da matéria representam a forma em que um elemento se encontra a uma determinada temperatura e pressão. São cinco os estados físicos da matéria aceitos pelos cientistas atuais: o sólido, o líquido, o gasoso, o plasma e o condensado de Bose-Einstein. Sobre o estado sólido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os sólidos conservam sua forma, porém não conservam seu volume ao longo do tempo – vide o caso do gelo.

II. A diferença entre os estados físicos está na forma de organização das moléculas, quanto maior a agitação molecular, mais organizada é a estrutura cristalina.

III. Sólidos mantém suas partículas constituintes dispostas em um arranjo interno regularmente ordenado.

IV. O arranjo interno das moléculas ou átomos é chamado retículo cristalino ou estrutura cristalina.

V. A passagem do estado sólido para o estado líquido chama-se fusão e a passagem do estado sólido para o gasoso chama-se sublimação.

Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:

No Brasil, a maior parte da energia elétrica é produzida por hidrelétricas, porém outras fontes de energia estão sendo desenvolvidas constantemente, entre elas, a biomassa, biocombustíveis, energia solar e energia eólica. Analise as duas colunas abaixo e relacione as fontes de energia renovável com as regiões de maior produtividade destas energias.

Assinale a alternativa que traga as melhores combinações sobre a localização das fontes de energia renovável.

Os clorofluorcarbonos são um conjunto de moléculas orgânicas muito estáveis na atmosfera, compostas por 1 ou 2 carbonos e átomos de flúor e cloro ligados a essa cadeia carbônica. Foram muito utilizados nas indústrias de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis e extintores de incêndio. Foi banido em Protocolo de Montreal, que entrou em vigor dia 01 de janeiro de 1989.

Sobre os problemas ambientais relacionados aos CFCs, analise as afirmações abaixo.

I. Por serem moléculas estáveis na atmosfera, possuem tempos de meia vida longos.

II. A radiação solar retira um átomo (radicalar) de flúor da molécula de CFC, este ao entrar em contato com o ozônio (O3), promove a quebra deste e forma o buraco na camada de ozônio.

III. Os maiores buracos na camada de ozônio estão sobre o Ártico, que está derretendo em uma taxa maior do que a esperada pelos climatologistas.

IV. O buraco na camada de O3 atinge seu maior tamanho em outubro, por uma combinação de fatores climáticos e insolação solar.

V. Os CFCs são um dos gases mais eficientes no processo de aquecimento da atmosfera e consequentemente, nas mudanças climáticas globais.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

Sobre a preservação de nascentes e matas ciliares, podemos afirmar que os vários processos que controlam a qualidade da água do manancial fazem parte de um frágil equilíbrio. Motivo pela qual alterações de ordem física, química ou climática, na bacia hidrográfica, podem modificar a sua qualidade.

E nas bacias com cobertura de floresta natural, a vegetação promove a proteção contra a erosão do solo, a sedimentação e a lixiviação excessiva de nutrientes, sendo essas áreas muito importantes para manter o abastecimento de água de boa qualidade. Assinale a alternativa que contem a afirmação correta:

A figura 1 mostra a distribuição de comprimentos de ondas pela luz emitida pelo Sol (e que considera-se chegar totalmente na atmosfera terrestre) e pela superfície da Terra.

Sobre as radiações, temos as seguintes afirmações:

I. As radiações incidentes na Terra são correspondentes à luz visível e infravermelho.

II. A maioria da radiação infravermelha incidente na Terra é absorvida somente na atmosfera.

III. A luz incidente na superfície da Terra transforma-se em radiação infravermelha e é retransmitida para a atmosfera e espaço.

IV. O comprimento de onda é inversamente proporcional à energia incidente.

V. A reflexão da luz solar para o espaço é chamada de albedo.

Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas:

Atualmente, a explicação mais aceita para a origem do Universo é a teoria do Big Bang (Grande Explosão), onde ocorre a explosão de toda a matéria que estava concentrada em um único ponto com altíssima densidade. A partir deste momento, o Universo tende a se expandir, formando as galáxias e estrelas. O sistema onde encontra-se a Terra é chamado de Sistema Solar. Sobre o Sistema Solar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. São quatro os planetas terrestres (sólidos), Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e possuem este nome pois todos os compostos voláteis existentes em suas estruturas foram perdidos.

II. Os planetas terrestres são assim chamados pois são formados pelos materiais menos voláteis, como silicatos e metais.

III. Os planetas mais afastados do Sistema Solar são compostos basicamente de gases, que conseguiram se manter devido a baixa temperatura nestas regiões mais afastadas.

IV. Os planetas mais afastados (exteriores) são os maiores, são eles, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

V. A gravidade nos planetas gigantes é baixa, por isso mantém somente os gases em sua composição.

Estão corretas as afirmativas:

Segundo a pesquisadora Juliana Calabresi Voss Duarte, “a questão da gravidez na adolescência envolve problemas que vão muito além da relação entre mãe e filho, envolve questões de ordem econômica, educacional e social. Agir educacionalmente é uma forma de enfrentar esse problema. No entanto, ações educacionais que enfatizam a abordagem apenas biológica do planejamento familiar não tem sido eficazes se considerarmos as estatísticas referentes a saúde reprodutiva das adolescentes... Sabe-se que as adolescentes engravidam mais e mais a cada dia e em idades cada vez mais precoces". Analise as afirmações abaixo sobre gravidez na adolescência.

I. A sociedade vem aceitando melhor a sexualidade na adolescência, os tabus e inibições estão diminuindo, aumentando, por sua vez a atividade sexual e a gravidez na adolescência.

II. A questão de valores (muitas vezes religiosos) ainda encoraja os adolescentes a desenvolverem comportamento sexual responsável.

III. Muitas vezes os adolescentes pensam saber sobre o tema, ignorando muitas vezes conselhos e aprendizagem, mesmo com todas as informações disponíveis nos dias atuais.

Sobre a gravidez na adolescência, assinale a alternativa correta:

Os objetivos da Educação Física para o primeiro ciclo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil/1997) são:

Assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com Nascimento (1984), o domínio da ética ou da moral é constituído pela investigação a respeito das noções de bem e mal, justo e injusto, do conjunto de valores que os homens admitem por tradição, por hábito ou pela adesão a um conjunto de crenças. Neste contexto, nas aulas de Educação Física os jogos representam excelentes oportunidades para a experiência de valores como:

I. respeito mútuo

II. solidariedade, justiça e o diálogo

III. princípios em relação aos temas transversais

IV. a importância de seguir padrões impostos pela sociedade

Assinale a alternativa CORRETA:

Os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL/ 1997) apresentam os objetivos gerais para o ensino fundamental, esperando que, ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de:

Assinale a alternativa INCORRETA.

A expectativa da Educação Física escolar, que tem como objeto a reflexão sobre a cultura corporal, contribui para a afirmação dos interesses de classe das camadas populares, na medida em que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como:

I. Solidariedade substituindo individualismo

II. Cooperação confrontando a disputa

III. Distribuição em confronto com apropriação

IV. Liberdade de expressão dos movimentos - a emancipação

Assinale a alternativa CORRETA:

A seleção dos conteúdos e a distribuição das atividades desenvolvidas pela área da Educação Física, para o curso noturno em função das características do curso e do grupo, devem receber uma atenção especial. Mas do que qualquer outro contexto, cabe em relação aos cursos noturnos um esforço para a otimização na transmissão dos conteúdos listados como relevantes. Cabe, no momento, uma reflexão sobre o papel social da Educação Física.

Assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com Fonseca (2008) ao brincar, a criança envolve-se em uma atividade ________________ extremamente complexa, não só enriquecendo a sua organização _________________, como estruturando a sua organização perceptiva, cognitiva e neuronal, elaborando conjuntamente sua organização motora adaptativa. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282