Dentre os termos utilizados na Gestão de Áreas Degradadas estão a Reabilitação, Recuperação e Restauração, que possuem diferentes significados. Associe os termos aos seus significados e assinale a alternativa correta:
Termos:
Assinale a alternativa que contém os termos associados aos seus significados corretamente:
A teoria __________________ revolucionou os estudos de geociências e outras ciências, surgida a partir das ideias de Alfred Wegener. Esta teoria explica, por exemplo, que o movimento convectivo do magma no manto faz com que ocorra o movimento das _______________ em direção umas às outras ou como os continentes atuais se formaram. Nesses limites é onde ocorrem as maiores vibrações ocasionadas pela movimentação repentina dessas placas, também chamados de ___________. Quando ocorrem no oceano, podem ocorrer ______________, que são causados pelo rápido deslocamento da coluna de água, essas ondas quando aproximam-se do litoral, ganham velocidade e altura, gerando destruição.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Os combustíveis fósseis são oriundos de matéria orgânica que ficou presa na superfície da Terra e sofreu mudanças em sua estrutura, devido à temperatura, pressão e quantidade de oxigênio disponível durante os milênios. Estes soterramentos de matéria orgânica levaram a formação do petróleo (que pode ser destilado em seus componentes, como a gasolina), carvão ou gás natural. O fornecimento de energia por grama de combustível queimado também varia: carvão: 33 kJ/g, gasolina: 47 kJ/g e gás natural: 50 kJ/g.
Assinale a alternativa correta:
O movimento de ____________ da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido ____________ e tem duração de aproximadamente 24 horas. Graças a esse movimento, a luz ilumina diferentes áreas do planeta. Já o movimento de ____________ é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol em uma órbita elíptica. Esse movimento é responsável pela existência das ___________.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com os PCN´s (Brasil/1997). As crianças, ao iniciarem o ensino fundamental trazem de sua experiência pessoal uma série de conhecimentos relativos ao corpo, ao movimento e à cultura corporal. Afim de, promover o desenvolvimento destas crianças,assinale a alternativa CORRETA, com relação aos deveres do professor.
De acordo com os PCN´s, em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto nº 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como “____________________________". O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino, buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Para Guimarães et al (2007), atividades de aventura por proporcionarem uma fuga da rotina e diversas emoções peculiares, poder ser fator de motivação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física, além da interação dos mesmos com a natureza, partindo do principio de que o homem deve:
Assinale a alternativa correta.
O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
De acordo com os PCN´s, um dos temas transversais a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física é a Pluralidade Cultural. Neste contexto, as interseções da Educação Física para este tema, permite ...
Assinale a alternativa correta:
[...] As atividades lúdicas revelam e apoiam o desenvolvimento do aluno. O professor precisa tomar conhecimento disso e não exercer uma pressão que ignore a fase do faz de conta, do brincar e dançar. Neste contexto, de acordo com Friedmann (2003). Assinale a alternativa CORRETA.
Numa perspectiva de ensino dos esportes, deve-se abordar também a técnica, bem como as regras e as táticas. Neste contexto, de acordo com Assis (2001) a técnica pode ser tratada:
Assinale a alternativa correta.
Leia o excerto e as proposições a seguir:
“Há uma infinidade de sombras do mesmo cubo, todas verdadeiras. Mas quem, submetido, limitado à sombra, poderá compreender que tais aparências são aparências do mesmo ser? [...] Retenhamos o exemplo fácil do cubo, desse cubo que nenhum olho viu e jamais verá como ele é, mas que apenas por ele o olho pode ver um cubo, isto é, reconhecê-lo sob suas diversas aparências. E digamos ainda que, se vejo um cubo, e se compreendo o que vejo, não há aqui dois mundos, nem duas vidas; mas trata-se de um único mundo e uma única vida. O verdadeiro cubo não está distante, nem próximo, nem alhures; mas é ele que sempre fez que esse mundo visível seja e tenha sido sempre verdadeiro." (Alain, “A Caverna")
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) As percepções que se possa ter do cubo são sempre parciais, particulares e pessoais, enquanto a ideia de cubo é completa, universal e impessoal.
( ) As percepções variam e são tão diversas que o mundo visível não pode ser verdadeiro, sendo assim apenas uma ilusão.
( ) As percepções que se possa ter do cubo são menos reais do que o discurso que enuncia a definição de cubo.
( ) Todas as percepções que se possa ter do cubo são verdadeiras porque a ideia de cubo é a reunião de todas as percepções do cubo.
( ) Tudo aquilo que pode ser percebido diretamente pelos sentidos constitui a própria realidade das coisas.
( ) Tudo aquilo que pode ser percebido diretamente pelos sentidos é fidedigno enquanto aparência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Quanto ao estado de natureza Hobbes, tem-se que: “a natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar". (Thomas Hobbes, Leviatã)
Assinale a alternativa correta.
Leia as afirmativas a seguir:
I A moral kantiana, alicerçada na possibilidade do imperativo categórico, não dá conta de deliberar sobre ações em situações particulares, em que se consideram as consequências previsíveis das ações que requer o resgate da prudência aristotélica.
II A moral kantiana considera as motivações dos atos, os seus fins e fornece os critérios formais (e, por isso, universais) de deliberação, na forma de um dever, um mandamento que a razão dá à vontade e, assim, pode prescindir da experiência.
III A ética aristotélica considera as motivações dos atos, os fins (o bom, o justo e a felicidade) e trata de julgar caso a caso, segundo os critérios extraídos da experiência; opera assim por imperativos hipotéticos.
IV A ética aristotélica considera que a virtude se identifica com a razão, cujo desenvolvimento, isto é, do movimento da potência ao ato, é um fim determinado pela natureza.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta.