Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em 1910, o Almirante Negro João cândido abalou as estruturas da Marinha do Brasil quando, juntamente com outros marinheiros, tomou os navios e apontou os canhões para o Rio de Janeiro exigindo o fim dos maus tratos na Marinha. Esse movimento social foi a(o):

Observe a imagem.

A imagem acima correu o mundo. Ela representa uma guerra que marcou o século XX. Esta foto retrata os horrores da guerra:

A utilização dos instrumentos de avaliação durante as aulas de Educação Física Escolar mesmo para os aspectos mais subjetivos, como, por exemplo: a participação com interesse; a organização para o trabalho cooperativo; o respeito aos materiais e aos colegas; determina que o aluno deva saber logo de início como, quando e de que modo estará sendo avaliado, para que sua participação e entendimento do processo de ensino e aprendizagem sejam ampliados. Dentro deste contexto, percebe-se que o professor de Educação Física durante o processo avaliativo deverá:

A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto, o professor de Educação Física pode utilizar brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento motor das crianças estimulando, assim, suas funções psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta correspondência entre as funções psicomotoras da coluna I com os conceitos da coluna II:

Coluna I

1) Esquema corporal.
2) Imagem corporal.
3) Coordenação geral.
4) Motricidade fina.
5) Ritmo.

Coluna II

( ) É a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos.
( ) É a ordenação constante e periódica de um ato motor.
( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes.
( ) É a representação mental inconsciente que se faz do nosso próprio corpo.
( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.

A sequência correta é:

O desenvolvimento motor ocorre devido ao processo contínuo de alterações no nível de funcionamento do indivíduo, adquirindo, ao longo do tempo, uma maior capacidade de controlar movimentos. O movimento observável pode ser agrupado em três categorias: movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos. Podem ser considerados exemplos de movimentos manipulativos:

O setor de Recursos Humanos de uma empresa está selecionando candidatos para uma vaga de emprego, na qual a Matemática é indispensável para o cargo. Foram aplicadas 5 provas para os candidatos a esta vaga e o critério analisado pela banca era apenas a regularidade das notas nestas 5 provas.

Tendo em vista o critério estipulado, a banca calculou! de cada candidato a(o):

Uma caixa contém vários sólidos geométricos convexos. Todos estes sólidos foram mapeados em uma matriz s, na qual cada elemento sij representa o número de sólidos do tipo i que contém j arestas em sua base:

Se i = 1 representam os sólidos prismáticos e i = 2 representam os sólidos piramidais, determine o total de arestas contidas nesta caixa.

Um polinômio q(x) = - 4 + 5x + 3x² - 5x³ + x4 possui o 1 como uma raiz dupla. Assim, este polinômio possui:

Um filtro duplo foi projetado para poder servir dois tipos de sucos simultaneamente em torneiras individuais.

Em um dado momento, a altura da coluna de suco 2 era 80% da altura do filtro, que possui o raio da base 1 O em. Sabe-se que a razão entre o volume de suco 1 e o volume de suco 2 é de 3/4. Se a altura da coluna de suco 1 é de 30 em, determine, em litros, a quantidade de suco que já foi retirada do filtro.

Considere que os dois compartimentos estavam totalmente cheios e use.

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do trecho "Em síntese, o autor traz uma reflexão crítica de como esse mundo 'fluido', uma das principais características dos compostos líquidos, fragilizou os relacionamentos humanos".

I. Pela nova ortografia, as palavras CRÍTICA e CARACTERÍSTICAS não devem mais ser acentuadas.
II. FLUIDO, no contexto, genericamente, significa líquido.
III. Sem alteração de sentido, a expressão EM SÍNTESE pode ser substituída por CONTUDO.

Está correto apenas o que se afirma em:

Em uma das alternativas a seguir, o termo destacado da primeira parte do primeiro parágrafo do texto funciona como objeto direto da oração a qual pertence. Assinale-o.

0 termo destacado em "Descobri coisas muito interessantes, como que o amor é uma construção social, e que em cada época ele SE apresenta de uma forma", no contexto, é:

Organicamente articuladas, a base comum nacional! e a parte diversificada são organizadas e geridas de tal modo que também as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos projetos político-pedagógicos. Ambas possuem como referência geral o compromisso com saberes de dimensão planetária para que, ao cuidar e educar, seja possível à escola, entre outros aspectos, conseguir:

1 ampliar a compreensão sobre as relações entre o indivíduo, o trabalho, a sociedade e a espécie humana, seus limites e suas potencialidades, em outras palavras, sua identidade terrena.
2 adotar estratégias para que seja possível, ao longo da Educação Básica, desenvolver o letramento emocional, social e ecológico; o conhecimento científico pertinente aos diferentes tempos, espaços e sentidos; a compreensão do significado das ciências, das letras, das artes, do esporte e do lazer orientação para o trabalho.
3 viver situações teóricas a partir das quais seja possível perceber que há uma única visão de mundo, portanto, um fenômeno, um problema a ser solucionado.
4 ensinar a compreender o que é ciência, qual a sua história e a quem ela se destina. Estão corretos apenas os itens:

Sobre a gestão de resultados educacionais, leia as afirmativas.

I. Baseia-se em indicadores de desempenho, que sintetizam os elementos que traduzem o nível de aprendizagem dos alunos.
II. Promove a verificação sistemática e contínua da frequência dos alunos, da sua aprendizagem e do desempenho escolar.
III. É realizada em âmbito de sistema de ensino, mediante adoção de testes padronizados que permitem comparação de resultados.
IV. Independe de práticas de acompanhamento e análise de resultados finais de processos educacionais: fim de unidade de aprendizagem (escola), de ano letivo (sistema).

Está correto o que se afirma em:

Quanto às competências de planejamento e organização do trabalho escolar, é correto afirmar que o Diretor:

1 promove eventual realização de diagnóstico da realidade escolar, avaliação institucional e compreensão dos seus desafios e oportunidades, como subsídios para a elaboração de planos de melhoria.
2 estabelece na escola a prática do planejamento como um processo fundamental de gestão, organização e orientação das ações em todas as áreas e segmentos escolares, de modo a garantir a sua materialização e efetividade.
3 promove e lidera a elaboração participativa, do Plano de Desenvolvimento da Escola e o seu Projeto Político-Pedagógico.
4 orienta a elaboração de planos de ação segundo os princípios e normas do planejamento, como instrumento de delineamento de política e estratégia de ação.
5 reforça e orienta a prática de planejamento em diversos níveis e âmbitos de ação como instrumento de orientação do trabalho cotidiano, de modo a dar-lhe unidade, organização, integração e operacionalidade.

Estão corretos apenas os itens:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282