Fonte: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/falagerente-484458.shtml, com adaptações.
Em relação ao texto 3 e à importância da comunicação no trabalho, julgue os itens a seguir.
I - Deficiências na comunicação, entre os colaboradores, afetam somente o nível operacional da empresa, pois são os únicos com poder de decisão.
II - Os chefes são a maior fonte de barreiras na comunicação eficaz. Em empresas muito grandes, a comunicação formal é a grande responsável pela falta de clareza, nas ordens e nas diretrizes.
III - A dinâmica da interação intergrupal, na empresa, não afeta a comunicação. Fato é que a responsabilidade do presidente da empresa é modelar a cultura organizacional, uma vez que sua atuação ocasiona barreiras no entendimento das pessoas.
IV - Cinco de cada dez entrevistados, reclamam da falta de clareza dos executivos de suas empresas (linhas 14 e 15). A falta de clareza dos executivos está ligada à falta de habilidade de escuta dos colaboradores, de nível hierárquico inferior, típico sintoma de um conflito organizacional.
A quantidade de itens certos é igual a
Tema cada vez mais recorrente nos debates e estudos referentes ao ambiente organizacional, a avaliação institucional se apresenta como um precioso recurso no cenário em questão. Sobre esta temática, assinale a alternativa correta.
Sob a ótica da organização, assinale a alternativa que apresenta vantagem(ns) no uso da educação a distância em treinamentos corporativos.
A aprendizagem é o processo psicológico responsável pela modificação de atitudes e de condutas do indivíduo (MORIN & AUBÉ, 2009). Assinale a alternativa correta em relação à capacitação em serviço.
MORIN, Estelle M & AUBÉ, Caroline. Psicologia e Gestão. São Paulo: Atlas, 2009.
A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função da atividade que ela desempenha (CHIAVENATO, 2004). Assinale a alternativa que contém os conceitos que mais caracterizam a avaliação do desempenho.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Um grupo de gestores, que trabalha numa instituição de saúde, decidiu sobre a forma de gerir seus setores com o envolvimento e participação de todas as partes envolvidas no processo. Porém, foi necessária a implantação de regras, diretrizes ou características para o trabalho. Estas regras, diretrizes ou características são denomindas:
É a medida que verifca a correta utilização dos recursos organizacionais. É a utilização dos recursos de forma racional. Possui uma íntima relação com os custos organizacionais, porém a redução de custos não signifca exclusivamente seu aumento, pois algumas empresas reduzem custos mediante a diminuição da qualidade dos produtos ou serviços.
O texto apresenta o conceito de :
A Organização Mundial da Saúde defne Sistema de Informação em Saúde (SIS), como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que, a transformação de um dado em informação, exige, além da análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a ação. O SIS é composto por diferentes subsistemas que produzem uma enorme quantidade de dados referentes à atividades setoriais em saúde, gerando grandes bancos de dados nacionais. Baseados nestas informações, qual o sistema que informa sobre morbidade hospitalar, gestão hospitalar e custeio da atenção hospitalar?
A qual tipo de gestão os termos co-gestão ou gestão compartilhada estão relacionados?
O objetivo da função de compras é conseguir tudo
ao mesmo tempo: qualidade, quantidade, prazo de entrega e
preço. Uma vez tomada a decisão sobre o que comprar, a
segunda decisão mais importante refere-se ao fornecedor
certo.
ARNOLD, J. R. T. Administração de Materiais. São Paulo: Atlas.
Considerando as informações do texto, assinale a alternativa
que apresenta fatores que influenciam na escolha correta dos
fornecedores.
Acerca da qualidade do atendimento, assinale a alternativa correta.
São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. Código Civil Brasileiro 2002 – Art. 98. A propósito de controle patrimonial, julgue os seguintes itens. I - Os bens móveis e imóveis sob a responsabilidade da unidade administrativa devem ser inventariados bianualmente. II - Novos projetos só podem ser incluídos na lei orçamentária se contempladas as despesas de conservação do patrimônio público. III - A receita obtida com a venda de bens da administração pública não pode ser utilizada em despesas correntes, exceto capitalização de previdência. IV - Entendem-se como variações patrimoniais as transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório. A quantidade de itens certos é igual a
Luis Graciliano_Assistente Administrativo_3 Com referência a sistema de gestão de qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um benefício.
A administração trata do planejamento, da
organização, da direção e do controle de todas as atividades
diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de
uma organização.
CHIAVENATO, I. Recurso Humano. O capital humano das organizações.
Rio de Janeiro: Campinas, 2000.
Em relação às etapas do processo organizacional, julgue os
itens seguintes.
I - Programas, diretrizes e políticas são desdobramentos
dos objetivos do planejamento.
II - As etapas do processo administrativo, na gestão
pública, apresentam diferenças em função da
legislação e de questões estratégicas.
III - A etapa de controle deve se restringir ao final do
processo de execução.
IV - O planejamento pode ser influenciado por siglas
partidárias e descontinuidade administrativa.
A quantidade de itens certos é igual a
Tendo por base os objetivos das entrevistas, em saúde mental, julgue os itens a seguir. I - A entrevista diagnóstica visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente. II - A entrevista de desligamento visa indicar um tratamento ao paciente, que não será conduzido pelo analista que o entrevistou. III - A entrevista de pesquisa visa investigar temas diversos de interesse da investigação clínica e que é realizada com o consentimento documentado do paciente. IV - A entrevista de encaminhamento tem por objetivo colocar em prática estratégias de intervenção psicológica. A quantidade de itens certos é igual a